As vantagens de adotar um Centro de Distribuição Compartilhado
Os Centros de Distribuição Compartilhado podem ser definidos como empreendimentos capazes de atender à demanda de diferentes empresas. O conceito também é conhecido como Centro de Logística Compartilhado (CLC) e se relaciona com a proposta da economia colaborativa ou compartilhada: pessoas ou empresas com interesses e necessidades em comuns dividem ou trocam serviços e produtos. A novidade tornou-se muito mais viável com a popularização da internet e das plataformas digitais.
Com o projeto de economia colaborativa, também surgiu a logística compartilhada. A proposta é unir empresas ou pessoas que tenham necessidades logísticas (serviços e estrutura física) em comum para que elas realizem suas atividades de forma partilhada. A novidade garante algumas vantagens e está aos poucos se popularizando no país e no mundo.
Mas o que é um Centro de Distribuição?
O Centro de Distribuição ou CD consiste em um armazém em que é realizada a gestão dos estoques de produtos na distribuição física. Nesse espaço, são realizados o manuseio, armazenagem e administração de produtos.
4 Benefícios de um Centro de Distribuição Compartilhado
1) É bom para o bolso da empresa
Uma das principais vantagens de ter um Centro de Distribuição Compartilhado é a redução dos custos, principalmente em transporte e armazenamento. Além de compartilhar o espaço, as empresas dividem as contas dos custos fixos, como salários dos funcionários, armazenamento, limpeza e conservação do ambiente, e dos variáveis, por exemplo: energia, água e frete. Ter um Centro de Logística Compartilhada pode ser uma boa saída para manter uma organização competitiva ainda mais em cenários críticos, como a atual economia.
2) Ter o melhor lugar pagando um preço acessível
É possível ter mais flexibilidade em relação à localização dos Centros de Distribuições Compartilhados. Os CLCs podem ser estabelecidos em regiões estratégicas. Por exemplo, se as empresas que cuidam do centro precisam transportar mercadorias por meio do modal aéreo, seria interessante que o Centro de Logística fosse próximo de um aeroporto para facilitar o escoamento de produtos. Esses lugares mais privilegiados costumam ser mais caros, por isso a divisão das contas entre as empresas é tão interessante.
3) Torna o serviço mais ágil
A logística compartilhada garante mais flexibilidade e agilidade para a empresa. Por ter parceiros, é possível encontrar profissionais capazes de resolver problemas com mais facilidade. Por exemplo, se todos os caminhões de uma organização do Rio de Janeiro estiverem ocupados e, mesmo assim, ela precisar fazer uma entrega urgente em Santa Catarina, é possível que ela consulte com seu parceiro se pode usar um dos seus veículos. Sem os sistemas colaborativos, a entrega de Santa Catarina precisaria esperar mesmo sendo urgente.
4) Maior rentabilidade
A redução dos custos fixos e variáveis aumentam as chances da organização ter uma maior rentabilidade. Para isso, é importante entender o orçamento da sua empresa e não aumentar os custos individuais do outro lado. Algumas organizações perdem o controle orçamentário com a economia do CLC, porque acabam aumentando os gastos de outros itens.
Desafios para implementar um Centro de Distribuição Compartilhado
Cultura da empresa
Compartilhar pode ser algo bastante difícil dependendo dos valores que norteiam a empresa e os funcionários. A cultura do país também é um fator muito importante. Portanto, para tirar do papel o projeto de um Centro de Distribuição Compartilhada, é essencial que a organização e seus profissionais estejam alinhados com a mudança. Investir em treinamentos e palestras podem ser boas saídas para que eles entendam as novidades.
Visão do mercado
É um desafio também quebrar o paradigma de que a empresa do seu lado é uma concorrente e vê-la como uma grande aliada que pode, inclusive, cooperar com a sua operação. Com a logística compartilhada, é possível ter os pontos positivos de duas organizações. Se uma companhia tem uma frota nova que não é usada completamente e uma outra possui um armazém perfeito, por que não unir forças?
Outro exemplo refere-se ao transporte diretamente. Em muitos casos, um caminhão faz um transporte do ponto A para o B levando um determinado produto e, no seu retorno, o veículo está vazio. Nesse caso, seria possível fazer uma parceria que pudesse, na volta para a fábrica, trazer outras mercadorias de parceiros e, assim, dividir os custos.
Dicas para ter um Centro de Distribuição Compartilhado de qualidade
Tenha um bom relacionamento com a outra empresa
Para que tudo dê certo, é fundamental que as duas companhias se relacionem bem. É importante ter um bom diálogo e promover uma conversa franca sobre os objetivos da empresa e como vai funcionar a parceria.
Faça uma mapeamento e conheça as empresas
Uma dica interessante é analisar com a organização parceria os principais pontos positivos das empresas. Veja quais são os destaques de cada uma delas e entenda o que a sua companhia pode aprender e melhorar.
O mapeamento será muito importante também para estruturar a parceria e definir como cada empresa vai atuar. É essencial que o acordo esteja bem organizado e que as duas organizações estejam de acordo.
Controle a qualidade do serviço prestado
Mensurar a qualidade do serviço prestado é algo fundamental, independentemente da origem do negócio. Com isso, é possível acompanhar como anda a performance da organização de tempos em tempos.
Para fazer um controle de qualidade, é possível usar algumas metodologias. Uma das mais famosas é o KPI (do inglês, Key Performance Indicator). Para criar um indicador de desempenho, é necessário refletir sobre os objetivos da empresa como um todo, além da facilidade de encontrar os dados. Veja mais dicas de como criar um KPI.
Saiba mais sobre economia compartilhada
A economia compartilhada promove uma reflexão da importância de consumir com consciência um produto ou um serviço. O pensamento pode ser definido na seguinte questão: eu preciso adquirir isso ou posso pegar emprestado?
O conceito é baseado na ideia de mercado de redistribuição, que se refere à possibilidade de retornar um produto para ser utilizado novamente por outra pessoa. Com a economia colaborativa, também é possível compartilhar recursos, como dinheiro, tempo e habilidades, dependendo da demanda.
O caráter colaborativo é fundamental para que esse tipo de economia exista. É importante que haja confiança entre os usuários, por isso alguns serviços dessa modalidade costumam oferecer sistemas de avaliação. Outra característica são os sistemas de produtos e serviços. Nesse caso, o usuário costuma pagar pelo uso de um produto ou serviço e não por comprá-lo.
A economia compartilhada no transporte de cargas
Atualmente, já são oferecidas algumas soluções de economia compartilhada no país e no mundo. De maneira geral, esses exemplos buscam promover a colaboração entre os usuários e melhorar suas experiências. Com elas, também torna-se possível impulsionar a economia local e a sustentabilidade.
O TruckPad também é uma solução inspirada nessa ideia colaborativa. A proposta é conectar empresas e motoristas autônomos para transportar suas cargas. Com isso, ao invés da empresa manter uma frota que pode ficar ociosa com a baixa demanda, ela pode investir na contratação de um autônomo. O serviço ajuda a evitar que o autônomo volte com o caminhão vazio e que a empresa gaste a mais mantendo pessoas e veículos parados no pátio.