O que é e o que faz um agenciador de cargas?
Você sabe exatamente o que um agenciador de cargas faz? Bom, nós vamos te explicar! Ele tem como principal função encontrar caminhoneiros disponíveis para fazer o transporte de uma determinada carga.
Essa atividade pode ser desempenhada por um profissional autônomo, que é o agenciador, ou uma empresa que exercerá a tarefa de intermediar as relações entre a empresa que tem uma carga a ser transportada e o motorista que fará o transporte, a chamada agência de cargas.
No entanto, os agenciadores, sejam eles pessoas físicas ou empresas, costumam se concentrar nos terminais de carga. Afinal. trata-se de locais com grande número de motoristas a espera de trabalho. Uma vez contratado pela empresa que tem demanda de frete a ser transportado, o agenciador de cargas escolhe um carreteiro disponível e conecta as duas pontas.
Deu pra ter uma ideia do que esses profissionais fazem? Continue lendo o artigo que ainda abordaremos sobre:
- Quanto custa contratar um agenciador de fretes;
- Quais soluções para substituí-lo;
- Os benefícios da tecnologia para ajudar transportadoras;
- Vantagens em contratar caminhoneiro autônomo.
Quanto custa contratar um agenciador de cargas?
Em primeiro lugar, a contratação do agenciador de cargas pode parecer vantajosa aos carreteiros. Afinal, facilita o contato deles com as empresas que querem transportar suas mercadorias. No entanto, para analisar se vale a pena contratar um agenciador, é preciso levar em consideração os custos. Afinal, eles não fazem um trabalho gratuito.
Para fazer esse serviço, os agenciadores, geralmente, cobram comissões sobre o valor da remuneração do motorista, que oscilam entre 10% e 30% do total recebido. Ou seja, o valor recebido pelo frete pode chegar a ser apenas 70% do combinado com a transportadora que precisa enviar sua carga para transporte.
Entretanto, em alguns casos, os agenciadores optam por definir um valor fixo para repassar a carga ao caminhoneiro. Esse valor varia entre R$ 100 e R$ 1.200, dependendo da negociação e da rota estabelecida, por exemplo. Isso acaba sendo um grande complicador, a ponto do valor pago ao motorista não compensar a viagem para transportar a carga.
Quer ver um exemplo?
- Valor do frete: R$12.000,00
- Rota: SP/BA
- Veículo: Truck
- Carga: Seca
- Peso: 10 toneladas
- Custo estimado da viagem (combustível/pedágio): R$4.000,00
- Custo agenciador de cargas: 25% = R$3.000,00
- Valor à receber pelo motorista: R$5.000,00
Qual é a melhor solução para substituir os agenciadores?
Agora você deve estar se perguntando: mas se o agenciador de cargas não é uma alternativa vantajosa, o que devo fazer para otimizar os fretes da minha transportadora e conseguir contratar mais caminhoneiros? A resposta está na tecnologia!
A ascensão da internet e a possibilidade de fazer transações comerciais com apenas alguns cliques revolucionou as formas de comprar e vender. De acordo com uma entrevista, o Diretor de Vendas Diretas das Whirlpool, Vitor Bertoncini, já em 2012, apenas 12% das compras eram realizadas online e, em apenas cinco anos, esse número subiu para 70%. Essa migração para o mundo online foi sentida em todos os segmentos, inclusive no de transportes. Quer entender como? Nós explicamos!
Se antigamente um caminhoneiro viajava para determinada cidade transportando uma carga e precisava de um agenciador para encontrar frete com destino próximo ao seu, hoje em dia é possível fazer isso contando apenas com um smartphone e acesso à internet. Isso porque, atualmente, existem vários aplicativos que auxiliam caminhoneiros a se conectarem com empresas que precisam de serviço de transporte – sem precisar do agenciador de cargas.
Essas ferramentas permitem que o carreteiro busque um frete por:
- Endereço de destino;
- Endereço de partida;
- Tipo de veículo;
- Tipo de carroceria;
- Tipo de carga.
Depois, escolhidas as preferências de frete, o aplicativo mostra as cargas disponíveis com seus respectivos valores, número de caminhoneiros interessados no frete, dados do contratante e outras informações relevantes para o trabalho. Bacana, né?
Quais os benefícios das plataformas digitais para transportadoras e caminhoneiros?
Ter na palma da mão aplicativos que substituem a função do agenciador de cargas de forma mais eficiente e econômica já é um grande benefício para todos que fazem parte do processo. No entanto, as vantagens das plataformas digitais para contato direto entre caminhoneiros e empresas que precisam de transporte de cargas não param por aí. Olha só:
- Mais segurança: com essas ferramentas digitais o pagamento de frete ao caminhoneiro é garantido. Isso traz muito mais confiança ao caminhoneiro para fechar com a sua carga.
- Ganho de tempo e eficiência: ambos os lados ganham tempo. Isso porque em apenas um clique você insere suas cargas e pode combinar fretes com os motoristas, tudo online.
- Menos processos burocráticos: métodos manuais ficam cada vez menos aparentes com o uso dessas ferramentas. Já que o processo se torna totalmente virtual e um facilitador para caminhoneiros e transportadoras.
- Facilidade na contratação: a contratação desses motoristas autônomos para transportar sua carga ficará muito mais fidelizada, simples, justa e assertiva. Já que é possível encontrar, com muito mais facilidade, fretes que se encaixam exatamente no que o motorista precisa em termos de carga e de destino.
E quais são as vantagens em contratar caminhoneiros autônomos?
Os contratos entre caminhoneiros autônomos e empresas são muito vantajosos para o contratante. Isso porque contratar um motorista autônomo é uma forma simples, segura e barata de melhorar resultados da empresa no quesito logística.
Um outro benefícios para a empresa está em não precisar ter qualquer vínculo empregatício com o transportador. Quando a empresa contrata um carreteiro autônomo, ela não cria o vínculo empregatício, conforme Art 3° da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Isso significa redução de despesas, pois a empresa só precisa arcar com o frete, sem outras preocupações como: salário, férias, INSS, possíveis afastamentos e outros benefícios (vale-alimentação, vale-refeição, assistência médica/odontológica etc) necessários aos funcionários com vínculo empregatício.
Outro ponto importante de destacar é que a empresa não precisa se preocupar com manutenção de veículo. Com o autônomo, sua responsabilidade como contratante está no pagamento do frete. Já os gastos com combustível, manutenção do veículo e possíveis contratempos, são de responsabilidade do próprio carreteiro. Agora imagine, não sendo responsável por essas despesas, quanta dor de cabeça você estará evitando e quanto dinheiro estará economizando para sua empresa?
Todos esses benefícios mostram que a conexão direta entre empresas que precisam transportar suas cargas e motoristas autônomos, sem a intermediação do agenciador de cargas, é a melhor alternativa para combinar e executar os fretes com conforto, segurança e baixo custo. Se você está preocupado com a comunicação entre a empresa e o caminhoneiro durante o transporte, pode ficar tranquilo. Leia nosso artigo sobre as melhores formas de se comunicar com o motorista autônomo.
Até a próxima!