O que são indicadores de desempenho? Saiba como aplicar na sua transportadora
Você sabe o que são indicadores de desempenho? Entende como aplicar esses números à realidade da sua transportadora? Se você ainda não sabe ao certo como aplicar na sua transportadora, nós estamos aqui para te ajudar!
No artigo abaixo, você vai aprender como medir os índices de resultados e produtividade no seu negócio para garantir um futuro melhor para a sua empresa. Olha só o que iremos abordar:
- O que é e para que servem os indicadores de desempenho?
- Como os KPIs podem ser aplicados?
- Como utilizar os indicadores na logística?
- Quais são os principais KPIs que podem ser utilizados na logística?
- As vantagens de medir indicadores de desempenho
- Como usar dados de KPIs em uma boa estratégia?
O que são e para que servem os indicadores de desempenho?
Indicadores de desempenho, ou também conhecidos e chamados de KPIs (Key Performance Indicators), são formas de medir em números o funcionamento da sua empresa.
Essas métricas, que você irá estipular de acordo com o seu negócio e as suas necessidades, servem para analisar se a sua empresa está se saindo bem ou mal em relação aos seus objetivos no mercado. Vamos ver como funciona na prática? Continue a leitura!
Como os KPIs podem ser aplicados?
Aqui já vai uma dica importante: lembre-se que os indicadores de desempenho devem ser úteis para a sua transportadora. Senão, será só mais um dado para atrapalhar a sua empresa. Por isso, selecione apenas os KPIs que são relevantes para o seu ramo de negócio.
Uma boa forma de fazer isso é:
- Pensar quais números vão mostrar o que está atrapalhando a sua produtividade;
- Quais estão ajudando o seu negócio a crescer e se desenvolver;
- Acompanhar a satisfação dos seus clientes;
- Melhorar a sua capacidade de atendimento.
Uma vez que você estiver mensurando isso tudo, pense em maneiras de deixá-los visíveis a quem precisa deles para trabalhar. Isso pode ser feito com dashboards ou envio de e-mails regulares, por exemplo. É importante que eles sejam fáceis de entender para que, de fato, facilitam as tomadas de decisão e ajudem na performance dos funcionários e empresa como um todo.
Como utilizar os indicadores na logística?
Os indicadores logísticos ideais são aqueles que ajudam na identificação do que está funcionando e dando retorno para a sua empresa. Por outro lado, eles também devem mostrar o que está sendo mal aproveitado e desperdiçando recursos. Existem várias maneiras de trazer isso para a logística de uma transportadora. Quer ver só alguns exemplo?
- Pense em medir o tempo padrão de deslocamento para as cidades nas quais você mais realiza serviços. Isso pode ajudar a melhorar os prazos de entrega estimados para os clientes, já prevendo o trânsito ou batidas na via.
- Um outro bom indicador logístico é o gasto médio de combustível nos principais deslocamentos ou por quilometragem rodada na estrada. Para isso, fiscalize em quanto estava o tanque antes e após cada viagem, além da quilometragem do veículo. Dessa forma, você consegue identificar quando algum caminhão está gastando mais do que deveria e procurar a fonte do problema.
- Problemas como recorrências de multas e acidentes de trânsito, que geram prejuízos para a companhia, também devem ser medidos. Dessa forma, é possível estabelecer metas para baixar esses valores.
Em resumo, avalie todos os aspectos logísticos envolvidos no seu negócio. Em seguida, o importante é medir os KPIs que poderiam te ajudar a entender melhor o funcionamento desses aspectos.
Quais são os principais KPIs que podem ser utilizados na área logística?
Cada empresa e cada mercado demanda indicadores de desempenho logísticos diferentes para medir a sua performance. Porém, escolhidos os KPIs corretos, a sua transportadora pode se beneficiar imensamente dessa medição. Veja alguns exemplos que separamos que podem ser bastante importantes para o seu negócio.
1. Entregas a tempo
Esse KPI mede quantas entregas estão sendo feitas dentro do prazo estimado. Imagine que você faz 80 entregas em um mês, porém 20 delas costumam atrasar. Para chegar no índice de entregas feitas na data certa, basta você dividir o total de entregas que chegaram a tempo pelo volume de entregas total que seus caminhões fizeram. Depois, multiplique isso por 100, para obter um percentual. Exemplo:
60 entregas a tempo / 80 entregas totais x 100 = 75%
Deu para entender o cálculo? Com ele em mãos, você pode começar a medir (em porcentagem) como está o desempenho desse KPI e, a partir disso, trazer melhorias.
2. Tempo de atraso nas entregas
Ainda no quesito tempo, esse KPI serve para medir quanto de atraso está acontecendo em relação à estimativa de data de entrega que a sua transportadora passou ao cliente. A análise desse indicador de desempenho ajuda a saber:
- Quando é a hora de rever suas rotas;
- Oferecer caminhões maiores para transportar mais produtos de uma vez;
- Alterar o seu prazo de entrega.
Afinal, se você está constantemente atrasando os seus serviços, pode acabar perdendo clientes, e não é o que queremos. Por isso, avalie bem esse resultado!
3. Índice de avarias e extravios
Este serve para medir se a carga está chegando em segurança até o cliente. O cálculo é simples: divida o número de problemas tidos na entrega pelo volume total de entregas feitas. Depois, multiplique por 100 para obter um percentual. Exemplo:
20 avarias ou extravios / 80 entregas feitas em perfeito estado x 100 = 25%
Ficou com alguma dúvida sobre como chegar nesse número? Deixe o seu comentário abaixo do conteúdo.
4. Conta frete
A conta frete é um dos indicadores de desempenho mais importantes para a sua transportadora. Ele mede os gastos de transporte com a mercadoria. Assim, você adiciona o seu lucro e sabe quanto deve cobrar do cliente.
Além disso, medir esse KPI ajuda a ver se os gastos estão aumentando ou diminuindo ao longo do tempo, de forma a balizar se está na hora de aumentar a sua tabela de preços.
As vantagens de medir indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho vão estabelecer parâmetros para que você veja se as suas metas vão ser alcançadas, se está utilizando corretamente os seus recursos e quais falhas devem ser corrigidas.
Sabe quais são as vantagens de tudo isso?
- Você consegue ter uma visão geral do desempenho da sua empresa;
- Eles podem também ser comparados aos mesmos KPIs das suas concorrentes;
- Entender os principais pontos para melhorar sua empresa e se destacar no mercado.
Além disso, como estamos falando de fazer um acompanhamento numérico, você consegue fazer previsões para o futuro da sua empresa baseado nos indicadores de desempenho que tem agora.
Por fim, os KPIs funcionam também para medir o sucesso de decisões que você implementou na sua transportadora. Assim fica mais fácil guiar a sua empresa na direção certa.
Como usar dados de KPIs em uma boa estratégia?
Uma coisa importante a ser dita quando o assunto é análise de indicadores de desempenho é que de nada adianta ter os dados em mãos sem saber o motivo. Ou seja, antes de tudo, é preciso dar um passo atrás e decidir quais são os objetivos da sua empresa e suas metas no curto, médio e longo prazo.
Em seguida, pense quais KPIs servem como parâmetro para te dizer se você está chegando mais perto de cumprir essas metas e alcançar o seu objetivo. A partir daí, faça um monitoramento atento desses indicadores de desempenho e tome todas as decisões de negócios da transportadora baseadas nesses números.
Atentar para os indicadores de desempenho é a melhor forma de garantir que você tem todas as informações que precisa para tomar uma decisão e que está sendo fiel ao caminho que deseja. Ou seja, está caminhando rumo ao sucesso da sua empresa!
E já que estamos falando de usar dados de indicadores de desempenho para melhorar a gestão do seu negócio, que tal aproveitar para usar dados também em outros processos de decisão da sua transportadora? Veja alguns insights recentes, coletados em 2018, para saber como anda o mercado de transporte e logística. Baixe gratuitamente no botão abaixo!