Carretas de carga: conheça os tipos e as classificações
Você sabia que existem diversos tipos de carretas de carga que se adaptam às mais variadas necessidades de transporte? Pois é! Elas podem receber carrocerias abertas ou fechadas, transportar 33 ou até 74 toneladas, dependendo do serviço que você contratar.
Para aprender tudo sobre esse veículo e saber como utilizá-lo da melhor maneira possível na sua transportadora, basta acompanhar este artigo. Aqui você vai ler sobre:
- O que são carretas de carga e como funcionam;
- Os tipos de carretas;
- Quais são os fretes mais comuns para esse tipo de veículo;
- A diferença entre caminhão e carreta;
- Leis e normas que envolvem o veículo;
- Vantagens e desvantagens da carreta de carga.
O que são carretas de carga e como elas funcionam?
Carretas de carga são veículos articulados para frete que têm como principal característica o fato de serem divididos em 2 partes: o cavalo e a carroceria.
O cavalo é a parte da frente, onde ficam a cabine do motorista, o motor e as rodas de tração. Já a carroceria é a parte onde vai a carga. No caso das carretas, ela é chamada de semirreboque.
Um mesmo cavalo é capaz de puxar diversos módulos de carroceria de uma vez e esses módulos podem variar em formatos, ser fechados ou abertos, entre outras características que permitam aumentar a capacidade do frete ou carregar cargas mais diversas.
Tipos de carretas
A capacidade de carga, o comprimento total, o número de eixos: tudo varia quando falamos de carretas de carga. Afinal, esses veículos são muito adaptáveis e funcionam bem para diversas necessidades.
Confira as diferenças entre os principais tipos de carretas de carga para saber quando utilizá-las nos serviços da sua transportadora.
Carreta semirreboque ou Cavalo mecânico
- 2 eixos simples, sendo um deles tracionado;
- O peso máximo de carga varia com o semirreboque que será anexado a ele;
- É um veículo extrapesado diferente ao se comparar com o caminhão truck.
Carreta LS ou Cavalo mecânico trucado
- 2 eixos, sendo o de trás duplo;
- O peso máximo de carga de uma carreta LS varia com o semirreboque que será anexado;
- Também é um veículo extrapesado, mas pesa menos no asfalto que o cavalo mecânico normal, já tem mais rodas para distribuir o peso.
Carreta 2 eixos
- 3 eixos no cavalo mecânico e 2 eixos no semirreboque;
- Capacidade máxima de 33 toneladas;
- Comprimento máximo de 18m.
Carreta 3 eixos
- 2 eixos no cavalo + 3 eixos no semirreboque;
- Capacidade de 41,5 toneladas para carrocerias com 3 eixos;
- O comprimento máximo é de 18m.
Bitrem ou treminhão
- Composto de cavalo mecânico trucado + 2 semirreboques;
- Pode ter 7 ou 9 eixos (ganhando o apelido de bitrenzão);
- Capacidade de até 57 toneladas com 7 eixos ou até 74 toneladas com 9 eixos;
- Com 7 ou 9 eixos, o comprimento máximo é de 30m;
- Possui duas articulações.
Rodotrem
- Composto de cavalo mecânico trucado + 2 semirreboques;
- 9 eixos;
- Capacidade de até 74 toneladas;
- Comprimento máximo também é de até 30m;
- Possui três articulações;
- Precisa de autorização especial para circular.
Fretes para carreta: quais são as cargas mais comuns?
No tamanho, no peso, nas características: as cargas para carreta variam muito porque os próprios veículos permitem isso. Entretanto, existem alguns tipos que são mais comuns. É o caso das cargas secas.
Carga seca é um tipo de mercadoria não perecível. Por isso, é comum que nos fretes para carreta sejam transportados itens como chapas de aço para construção, mercadorias em caixas, latas, mercadorias a granel ensacadas (como cereais, por exemplo), cargas paletizadas e até containers.
Caminhão x carretas de carga: entenda as diferenças
Os caminhões e as carretas de carga ainda parecem muito similares para você? Então, vamos enfim entender em que pontos eles se diferenciam para esclarecer essas dúvidas.
A composição do veículo
Os caminhões são compostos de uma única parte, que engloba:
- A cabine (onde vai o motorista e passageiros);
- O motor;
- A carroceria (parte onde a carga é armazenada).
Já as carretas de carga são compostas de duas unidades individuais:
- O cavalo;
- A carroceria.
O cavalo é a parte frontal do veículo, onde fica a cabine, as rodas de tração e o motor. A carroceria é composta de um ou mais semirreboques, adicionados conforme a necessidade.
Número de eixos
Os caminhões podem ter ter até 3 eixos, enquanto as carretas chegam a até 9 deles, variando conforme a formação dos semirreboques.
Quanto mais eixos, maior é a capacidade de carga e também a sua habilidade de dividir o peso pelo veículo, reduzindo o impacto no asfalto.
Capacidade de carga
Os caminhões têm capacidade de carga que variam com seus modelos, mas o máximo que podem carregar são 30 toneladas. O mesmo acontece com as carretas, que vão variar conforme as carrocerias e cavalos escolhidos. Porém, sua capacidade de carga é muito superior, chegando até 74 toneladas nos casos de rodotrens.
Tipos de frete
Enquanto caminhões, geralmente, são usados para transportes mais urbanos, onde são necessários veículos mais leves e rápidos, as carretas assumem uma função de transportar as cargas mais pesadas, em viagens mais longas.
Leis e normas para ter e transportar esse veículo
Existem regras específicas para fretes de carreta que devem ser respeitadas para que não sejam dadas multas ao veículo. É preciso também atentar-se para as permissões específicas de circulação, como no caso dos rodotrens.
Veja um resumo de algumas das regras que devem ser obedecidas!
Horários e vias
Existem horários específicos para a circulação de carga, para garantir a segurança dos demais veículos e impedir engarrafamentos. No caso das carretas, que também trafegam com muitos semirreboques e uma carga muito pesada, existem também limitações de vias.
É preciso pesquisar quais são essas restrições de acordo com a rota, já que pode variar de acordo com as vias estaduais que serão acessadas.
Sinalização
As carretas devem sinalizar tanto seus movimentos, quanto a extensão do veículo, para que outros motoristas possam ver à noite o seu tamanho. Além disso, é necessário também sinalizar em casos de derramamento da carga na pista ou necessidade de usar o acostamento.
Defeitos no sistema de iluminação e sinalização da carreta também podem causar multas.
Motorista
É preciso respeitar as regras quanto aos horários de descanso do motorista, a periodicidade e a extensão das pausas que ele deve fazer.
A via
Danificar a via é passível de punição, assim como derramar ou arrastar algo sobre ela que possa causar danos ou um acidente. Por isso, é sempre importante utilizar o veículo que melhor acomoda a carga e que não ficará sobrecarregado.
Tenha em mente que transitar com cargas ou tamanho superior ao estipulado também pode acarretar em multas!
Documentação
É necessário portar os documentos referentes à carga (portanto, confira se há algum tipo de legislação específica para o que você pretende carregar), além das permissões do veículo e documentação para exercer a função como transportadora.
As autoridades que podem multar esse tipo de transporte são a Polícia Rodoviária Federal (quando em BRs), Polícia Rodoviária Estadual (quando em vias de responsabilidade das unidades federativas) ou a Agência Nacional de Transportes Terrestres, órgão responsável por garantir a segurança no transporte rodoviário de cargas.
Você encontra todas as regras para transporte com carretas na lei 11.442 de 2007 e nas disposições da ANTT.
Vantagens e desvantagens das carretas para o frete
As carretas podem ser muito úteis para frete de diversos produtos, mas é fato que não se encaixam em qualquer situação. Quer conhecer os pontos fortes e fracos desses veículos? Vamos lá!
Vantagens
- Amplia a sua possibilidade de negócios
Como as carretas de carga são veículos que permitem muitas configurações diferentes e muitos tipos de carga, elas acabam se tornando coringas do transporte. Essa versatilidade permite que sempre existam trabalhos onde elas possam ser utilizadas.
Além disso, conseguir atender a um portfólio maior de necessidades também facilita em épocas de crise, em que é necessário garantir o maior número de serviços possível.
- Enorme capacidade
As carretas de carga conseguem transportar tanto uma grande quantidade de itens mais leves, quanto uma carga que seja extremamente pesada ou volumosa. Por isso, ela se torna útil para quem precisa transportar um inventário muito grande de produtos ou muito específico, o que ajuda também a fidelizar clientes.
Desvantagens
- Cuidado com a manutenção
Como elas naturalmente já são veículos extrapesados e tendem a exercer uma tração grande sobre a via, é ainda mais importante manter a manutenção das carretas de carga em dia. Assim, você garante que o sistema de suspensão esteja funcionando e reduz o impacto que será causado no asfalto, especialmente em trechos irregulares, com lombadas e circunstâncias similares.
- Regras e limitações
Por conta do seu peso e extensão, as carretas de carga costumam ser vetadas de circular em perímetros urbanos e têm horários especiais para trafegarem. Isso pode acabar limitando sua capacidade de atender alguns serviços de transporte, além de exigir um pouco mais da logística de preparo das rotas para cada entrega.
Agora, depois de ler isso tudo sobre carretas de carga, você pode estar se perguntando: o que é melhor, ter a minha própria frota ou contratar carreteiros? Se você quer a resposta, baixe o e-book que nós fizemos sobre contratação de motoristas autônomos e continue aprofundando os seus conhecimentos. Baixe gratuitamente!