Saiba o que é e como usar a Tabela FIPE de Caminhão
A Tabela FIPE de Caminhão faz parte de um documento chamado Tabela FIPE. No entanto, esse arquivo reúne informações e dados mensais sobre os valores de carros, motos e caminhões, tanto zero km quanto usados em cada mês.
Essas estatísticas são coletadas pela instituição que dá nome ao documento: FIPE, que vem da sigla Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Na verdade, esse material vai muito além de uma simples tabela. É um parâmetro de mercado, mas que apresenta valores médios de automóveis de acordo apenas três fatores:
- Marca;
- Ano;
- Modelo de veículo.
Dessa forma, não são consideradas informações, como, por exemplo, quilometragem, estado do automóvel, cor, acessórios instalados, região e quaisquer outros fatores que possam influenciar o valor de um automóvel e frota – tanto para mais quanto para menos.
Quer saber mais sobre o tema? Então, fique com a gente! Neste artigo, vamos abordar, de forma mais profunda, esse cenário, passando pelos seguintes tópicos:
- O que é a Tabela FIPE de Caminhão;
- Saber mais sobre a instituição por trás desse material;
- Entender os benefícios, na prática, da Tabela FIPE de caminhão;
- Exemplificar como funciona esse documento e para que ele funciona no dia a dia;
- Conferir como é disposta a tabela fipe da Mercedes-benz.
O que é Tabela FIPE de Caminhão?
O arquivo, na verdade, trata sobre diversos tipos de veículos – incluindo, claro, na lista, o preço do caminhão.
Além disso, o documento é a principal referência no mercado de veículos usados e seminovos, além de ser usado como base para contratos e seguros.
Quer saber mais? Confira, em tópicos, as modalidades:
- Tabela FIPE de Carros Usados
- Tabela FIPE de Carros Novos
- Tabela FIPE de Motos Usadas
- Tabela FIPE de Motos Novas
- Tabela FIPE de Caminhões Usados
- Tabela FIPE de Caminhões Novo
Mas você deve estar se perguntando: para que serve esse documento? Bom, um dos principais benefícios é que, por meio desses dados, é possível ter uma avaliação dos tipos de caminhão mais assertiva em relação ao seu valor de mercado.
Por exemplo, se forem vendidos 1.000 caminhões, veículos novos da marca Mercedes-benz de um determinado modelo, com valor é de R$ 200 mil, esse é o valor da Tabela FIPE de Caminhão Mercedes para o veículo dessa marca e desse determinado modelo no mês analisado.
Ou seja, esse valor é atualizado e válidos em todo Brasil.
Saiba mais sobre o contexto histórico por trás da Tabela FIPE de caminhão
A FIPE, instituição responsável pela Tabela de mesmo nome, foi criada em 1973 com objetivo de dar suporte a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Entretanto, o órgão presta serviços, tanto para governo quanto para empresas privadas. Além disso, como um dos seus principais produtos, há o Preço Médio de Veículos, outra forma se falar da Tabela FIPE.
Como funciona a Tabela FIPE de caminhão?
O documento, de maneira geral, organiza e divulga um índice super importante para o setor, que é baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões usados, seminovos e novos no mercado nacional.
Além disso, ao ter acesso a esses dados e valores, os pesquisadores descartam os preços extremamente altos, baixos ou com alguma discrepância estatística.
Os números restantes são usados para criar uma média. Esse é o valor que vai constar para aquele determinado veículo na tabela.
Conheça os principais benefícios da tabela
1. Facilita a condução de compra ou venda de automóveis
Por ser uma referência no mercado nacional, os dados disponibilizados na Tabela FIPE de caminhão facilitam a negociação entre compradores e vendedores. Como a tabela FIPE é um instrumento baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões, o arquivo torna-se bastante útil para dar um norte, tanto aos compradores quanto aos vendedores.
2. Avaliação de automóveis
Da mesma forma, essas estatísticas permitem que você tenha um acompanhamento realista e frequente de como e quanto o seu automóvel está valendo no mercado.
3. Relação com o IPVA
Com relação ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a base de cálculo é feita a partir da média do valor de cada automóvel, de acordo com a FIPE. A partir disso, chega-se ao custo final. É válido ressaltar que o IPVA cresce junto com o valor do carro em anos de inflação alta.
Onde posso encontrar essa tabela?
O material pode ser consultado, de forma simples e prática, por meio da internet, mais precisamente através deste site: https://www.tabelafipebrasil.com.
Lá, é necessário divulgar apenas três informações para consultar o preço do veículo. São elas: marca, modelo e ano do veículo. Mas fique tranquilo! Agora mesmo vamos te ensinar como fazer simulações.
Confira o passo a passo para analisar a Tabela FIPE da Mercedes-Benz online
Passo 1
Acesse o site https://www.tabelafipebrasil.com.
Passo 2
Navegue até o final da página até localizar os seguintes tópicos:
- Tipo;
- Marca;
- Modelo;
- Ano.
É aí que funciona o simulador. Infelizmente, não existe um subtítulo que o separe do texto. Mas não é difícil de localizar!
Passo 3
No item “Tipo”, selecione a categoria do seu veículo. Hoje, existem três opções disponíveis: carros, motos ou caminhões;
Passo 4
Em seguida, indique a marca do veículo. Você pode navegar no filtro ou começar a digital as primeiras letras do nome da marca para facilitar.
No caso da Mercedes-Benz, por exemplo, se você digitar “Mer”, por exemplo, já será suficiente para localizar a marca.
Passo 5
Logo depois, é a hora de indicar o modelo. Ao selecionar a marca, o sistema oferta automaticamente os modelos disponíveis.
Passo 6
Após isso, assinale o ano.
Passo 7
Pronto! Será carregada uma nova página com os dados referentes ao automóvel. Você terá acesso ao valor FIPE daquele momento e também ao valor de cada período ou referência, como eles dizem, podendo acompanhar a variação no mês a mês.
E aí, deu para perceber a importância do FIPE e os inúmeros benefícios que acompanhar esse índice podem gerar para o seu negócio? Esperamos que sim, pois esse era o nosso principal objetivo aqui.
A gente sempre divulga informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.
Até a próxima!