Saiba o que é demanda de mercado e como ela interfere no seu negócio
A conhecida frase “lei da oferta e da procura” só faz sentido se soubermos de onde vem essa ideia. Se demanda de mercado foi o seu pensamento, então provavelmente você sabe os princípios básicos de gestão. Para começarmos, devo dizer que demanda de mercado é o volume total de determinado produto. Quanto mais pessoas se interessam pelo produto (a lei da procura) e o quanto mais o produto está disponível para a comercialização (lei da oferta), maior é a demanda de mercado. Ou seja, é o volume total de determinado produto que poderia ser comercializado para um tipo de público-alvo.
Como é um fator relacionado diretamente com a saída do produto, é essencial para o seu negócio entender o que e quais são as demandas de mercado. Claro que para produtos que têm alta competitividade de mercado, cobrir a demanda é mais difícil, justamente pela maior opção de escolhas na hora de decisão de compra do público. Como também pode haver casos de produtos que tenham baixa competitividade mas por algum motivo não estão com uma demanda de mercado satisfatória. Ao saber disso, é totalmente possível encontrar o problema e a solução para a sua demanda de mercado decolar e agregar vendas no seu negócio.
Tipo de demanda de mercado
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Demanda negativa
É o tipo de demanda na qual o público não teve boa experiência com o produto. Pode-se classificar como demanda negativa: produtos atrelados a empresas com nome sujo ou sem reconhecimento no mercado.
Como solucionar meu produto classificado em demanda negativa?
Redirecionar esforços para uma nova apresentação do produto em questão. Por exemplo, repense no visual da marca, abordagem da mídia e influenciadores que poderiam alavancar o processo. Qualquer ação que possa valorizar o produto é valida, considere também a aplicação de KPIs, os Indicadores-Chaves de Desempenho, e descubra valores quantitativos que podem corresponder a números ou porcentagens relevantes sobre o seu produto. Analise ainda se você comete algum dos principais erros logísticos que podem fazer o seu negócio perder dinheiro, e se o seu produto tem alguma relação com algum destes.
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Demanda latente
São classificados como demanda latente qualquer produto ou serviço que seja necessidade do público, mas que ainda não existe no mercado. O motivo da demanda latente pode ser por falta de qualificação e insatisfação do cliente em relação aos que já existem, obviamente de qualidade inferior ou insatisfatória. Essa é uma grande mina de ouro caso o seu negócio souber enxergar essa demanda e, de alguma forma, satisfazer o cliente e sumir com essa carência de mercado. Exemplos de demanda latente: veículos mais econômicos, sensor de presença para alarme e pneus de caminhões resistentes a buracos.
Como solucionar meu produto classificado em demanda latente?
Nesse caso, observe o comportamento dos cliente com o seu produto. O retorno é positivo? O SAC costuma receber críticas sobre a qualidade? Você usaria o produto que vende? Com essas respostas, identifique se o produto está deixando a desejar e, caso esteja, é um ótimo sinal para melhorias. Dessa forma, depois de aperfeiçoar o processo, você conseguirá atrair mais clientes, e fidelizar os antigos. Ter um produto com demanda latente dá uma posição favorável no mercado, portanto, continue com dois fatores que o mantem nessa colocação: garantia da qualidade do produto e estudo atualizado do comportamento do mercado. Não corra o risco de ficar para trás, até porque uma demanda latente hoje pode deixar de ser amanhã, certo?
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Demanda irregular
Todo aquele produto ou serviço que tem interesse do público em determinadas épocas. Essa influência na sazonalidade pode ser diária, semanal, mensal ou anual. Produtos que sofrem com a demanda irregular, por exemplo: árvores de natal, ovos de páscoa, jaquetas de couro e sorvete.
Como solucionar meu produto classificado em demanda irregular?
Se o produto que você comercializa encontra-se aqui tenha cuidado! Produtos sazonais significam também um fluxo de caixa irregular no seu negócio. Mas o funcionamento normal da empresa continua assim como as contas fixas também. Por isso tenha cuidado com o fluxo de caixa, e programe-se para que todas as vendas sejam feitas no período que o produto tem demanda, dessa forma você conseguirá pagar as contas, mesmo em época de demanda baixa. Se ainda sim não conseguir manter o fluxo do caixa, a alternativa que pode solucionar a demanda irregular e não deixar a empresa com débitos atrasados é: analise de mercado. Procure fazer o controle de estoque, que resultará em uma gestão mais eficiente e, com o resultado, você pode descobrir, por exemplo, que é possível oferecer promoções do produto fora de época, e que a saída é tão boa quanto na época de demanda de costume.
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Demanda plena
Como o nome já sugere, a demanda plena é quando acontece a absoluta saída do produto. É a demanda ideal para qualquer negócio.
Como solucionar meu produto classificado em demanda plena?
Apenas continue com o trabalho que a empresa exerce e garanta a satisfação do cliente. Manter a demanda plena é ter um planejamento certeiro do fluxo do caixa e, ainda, fidelização do público. Seja atencioso na atualização da empresa sobre a demanda de mercado para prever possíveis mudanças de comportamento e de demanda e, assim, se ajustar quando necessário.
E agora, faz sentido para você a frase “lei da oferta e da procura”? Esperamos ter ajudado! Mas se você quiser aprofundar ainda mais no conceito de logística e se aperfeiçoar na visão de previsão de demanda, reduzir custos e aumentar a eficiência e a disponibilidade dos produtos ao consumidor final.