Qual o papel da BrasilRisk no transporte de carga?
Ainda que o modal rodoviário seja o mais utilizado no país, responsável por mais de 60% da movimentação de cargas e fretes no Brasil, mesmo assim as estradas brasileiras não apresentam perfeitas condições. Até 2017, o Brasil não indicava o cenário ideal de estradas, segundo o Dados do Setor de Transporte e Logística Panorama 2018. Neste cenário, surge a necessidade de contar com empresas como a BrasilRisk.
O que é BrasilRisk?
BrasilRisk uma empresa que faz os gerenciamentos de riscos relacionados ao transporte de carga e gestão logística. Com a BrasilRisk as transportadoras encontram meios de evitar grandes perdas financeiras a partir de fretes que possam sofrer avarias ou furtos durante a locomoção. Além de também a diminuir atrasos dos caminhões e mais segurança, por evitar furtos e roubos de cargas.
Gerenciamento de risco BrasilRisk
As empresas de gerenciamento de risco, como é o caso da BrasilRisk, utilizam principalmente de tecnologias para fazer a prevenção de roubos, como rastreadores instalados nos caminhões e monitoramento remoto por computadores. Com isso, é possível acompanhar todo o trajeto e saber detalhes da viagem como velocidade, rota, tempo e locais de parada do motoristas, por exemplo, e ter uma visão geral para compreender se o transporte de cargas está sendo realizado dentro do programado.
O gerenciamento de risco, conhecido também por GRIS, nada mais é que um processo para diminuir as chances de erros ou perdas em todas as etapas operacionais da transportadora. Ou seja, todo processo relacionado ao armazenamento, movimentação, transporte e distribuição é revisto a fim de identificar possíveis pontos que possam gerar falhas.
Roubos de cargas, custos relacionados à manutenção dos veículos utilizados no transporte, avarias na carga e até mesmo multas e apreensões, são parte das problemáticas que o gerenciamento de risco soluciona. Veja algumas práticas essenciais no gerenciamento de risco no transporte de cargas:
Controle de cargas
É possível acompanhar todas as operações nas atividades de coleta, transferência e entrega, desde que a transportadora utilize alguma tecnologia como aliada.
Monitoramento à distância
Outra função que também depende da tecnologia é a geolocalização. Com ela, é possível monitorar a frota à distância. Desta forma, além de garantir quais as rotas deverão ser percorridas, como também fazer o acompanhamento, ainda é possível monitorar em casos de roubos.
Controle da frota
O sucesso de um gerenciamento de riscos está no rígido controle quanto à manutenção da frota. Atualmente já existem sistemas que auxiliam os gestores das transportadoras sobre qual o momento ideal para realizar a troca de pneus e peças diversas.
Seleção e treinamento dos motoristas
De nada adianta investir em tecnologias capazes de acompanhar a carga e o trajeto se a transportadora não contar com bons profissionais. Para isso, o ideal é que motoristas e colaboradores internos sejam treinados, até mesmo motoristas autônomos. Assim, qualquer profissional da transportadora poderá atuar da melhor maneira possível mediante problemas inesperados ou situações que será necessário colocar em prática o gerenciamento de risco.
Como a BrasilRisk funciona?
A BrasilRisk é uma empresa que oferece ferramentas para o gerenciamento de risco no transporte de cargas e para a gestão de logística. O foco da empresa está no desenvolvimento de tecnologias específicas e no treinamento dos recursos humanos. Desta forma entre as atividades da empresa também estão: fatores como análise de perfil, monitoramento das cargas com o uso de imagens e alarmes, planejamento de rotas e outros. A BrasilRisk desenvolveu o Sistema BRLog, que conta com as seguintes funcionalidades para o gerenciamento de risco:
- Grid Completo de Acompanhamento de Viagens;
- Acompanhamento de Operações de Transferências;
- Acompanhamento de Operações Urbanas (coletas/entregas);
- Acompanhamento de Progressão de Viagens com recalculo de previsão de chegada;
- Tracking de Notas Fiscais;
- Tracking Delivery (viagens não rastreadas);
- Controle de Plano de Viagem (controle através de checkpoints);
- Disponibilidade de Veículos;
- Controle de entrada, saída e tempo de permanência de veículos através de alvos;
- Controle de Etapas;
- Controle de Produtividade de Motoristas e Veículos;
- Dashboard de Viagens;
- Controle de Jornada de Motoristas;
- Relatórios Diversos.
Brasilrisk no setor do transporte de cargas
A BrasilRisk é referência no que diz respeito ao gerenciamento de riscos no transporte de cargas e além de disponibilizar os serviços já mencionados, a empresa ainda oferece às transportadoras a possibilidade de adaptação de cada uma de suas soluções, de acordo com cada necessidade. A ideia é que, desta forma, as transportadoras possam utilizar a tecnologia para evitar grandes perdas e, assim, garantir o sucesso nas operações.
Mas é preciso ficar claro para os gestores das transportadoras que o gerenciamento dos riscos é um processo longo e detalhado, afinal de contas, são muitos os processos internos envolvidos. Isto inclui a busca constantes de melhorias por parte da transportadora, porque somente assim, será possível garantir o processo de gerenciamento de risco de excelente qualidade.