Como melhorar a logística da sua empresa?
A logística é um conjunto de atividades relacionadas ao planejamento e à execução da gestão de transportes de mercadorias. É uma especialidade da área da administração de empresas, cuja responsabilidade é prover recursos e informações para a execução de todas as atividades de uma organização.
Por isso, a logística empresarial é, na verdade, muito importante para qualquer negócio. Afinal de contas, se bem pensada e estruturada, por meio de uma gestão logística eficiente, é possível reduzir bastante os custos da empresa e tornar os processos mais eficientes.
Quer saber como ter uma performance logística melhor? Confira a seguir:
Vantagens de ter uma boa gestão logística na sua empresa
1. Custo
Não poderíamos deixar de citar este super benefício aqui… Mas, claro, para ter redução de gasto, é importante que as atividades logísticas sejam muito bem executadas e estruturadas. Dessa forma, o gestor consegue realizar análises sobre os processos, identificar gargalos e oportunidades de melhorias. Assim, é possível reduzir consideravelmente os custos e incrementar a receita no fim do mês.
2. Percepção de valor do cliente
A logística eficiente depende necessariamente de um bom serviço de transporte. E essa característica tem um excelente impacto no dia a dia do cliente. Ao receber sua mercadoria encomendada por meio de um serviço de qualidade – sem atrasos, defeitos, com preço justo, por exemplo -, o consumidor passa a ter uma imagem super positiva da empresa.
E isso influenciará no seu processo de compra: além dele ter mais confiança para adquirir mais produtos, indicará, por meio do chamado boca a boca, a organização para os seus amigos, familiares e outras pessoas próximas.
3. Processo mais inteligentes
Os procedimentos também tendem a ficar mais inteligentes e sistemáticos. Isso porque existem, hoje em dia, diversas plataformas que tornam os processos mais eficientes, além de permitir um controle de qualidade mais próximo.
4. Equipe mais motivada
Ao implementar tecnologias e soluções digitais para tarefas excessivamente manuais e burocráticas, a equipe passa a se dedicar com atividades que realmente importante e exigem de sua capacidade intelectual. Com isso, os profissionais se desenvolvem mais e também ficam mais motivados.
E por que é importante melhorar a logística de qualquer empresa?
Bom, para respondermos a essa pergunta, é importante entender inicialmente a importância do setor logístico para a sua empresa. Você sabe por que esse setor foi criado, por exemplo? Bom, essa área é responsável por realizar um planejamento de mesmo nome, que pode ser pensado para o ano, para dois ou mais. É fundamental pensar e se planejar antes e partir para execução. Assim, será possível evitar possíveis falhas, desperdício e erros.
De qualquer forma, independentemente do tempo, o planejamento logístico necessita ser revisitado e estudado sempre que possível, para que, dessa forma, você saiba se os processos acontecem da melhor forma que podem ser feitos.
Vale destacar que um bom planejamento logístico garante vantagem competitiva ao negócio e é uma peça-chave para que uma empresa se destaque em relação à concorrência. Com ele, você consegue visualizar suas fortalezas e fraquezas, identificar o que precisa ser melhorado e partir para ação. Ao aprimorar as atividades logísticas da sua organização, você consegue aproveitar ainda mais os benefícios listados anteriormente, além de colocar sua empresa em outro patamar em relação à qualidade.
10 dicas de como otimizar e melhorar a logística
1. Controle de qualidade
Antes de tudo, para ter um bom controle de qualidade do seu serviço, é necessário que a organização tenha todos os seus processos mapeados. Somente dessa forma, será possível ter um controle total da sua produção.
Outro ponto importante é que quanto mais números e informações você tiver na mão, mais fácil será na hora de identificar as fragilidades da sua cadeia logística. Quer um exemplo? Ao analisar os dados, será possível descobrir se você demora mais que a concorrência para realizar determinada atividade e, assim, buscar uma solução. Fato é que, mantendo um bom acompanhamento do início ao fim, é possível prever e agilizar a resolução de possíveis problemas.
2. Tenha bons parceiros e promova uma relação saudável com ele
Para que a sua empresa obtenha sucesso de verdade, é fundamental que você tenha parceiros de qualidade, que dialoguem, troquem informações com você, busquem melhorar sempre. E isso vale para qualquer tipo de parceria, viu? Honestidade e dedicação são fundamentais para que qualquer relação comercial floresça e se mantenha.
Vale a pena também sempre procurar por parceiros que, de alguma forma, tenham – ou busquem ter – capacidade inovadora. Essas pessoas/organizações costumam ter mais facilidade na hora de resolver problemas, além de contribuir para melhorar a eficiência no seu negócio.
E nem sempre porte e popularidade significam qualidade… Muitas vezes, vale analisar as opções disponíveis e até apostar em um fornecedor pequeno, que ainda está construindo sua reputação. Estude com carinho as possibilidades!
3. Invista na integração das equipes envolvidas na sua cadeia de suprimentos
Para uma boa gestão da cadeia de suprimentos, é fundamental que as projeções de vendas estejam articuladas às outras atividades do planejamento estratégico da organização, como, por exemplo:
- planejamento de operações e produção;
- custos orçamentários;
- fluxos de caixa e investimentos.
Dessa forma, você garante que seja desenvolvido um único plano de ação conciso e completo. É possível integrar o plano ainda com o marketing pode ser integrado. Assim, você consegue monitorar quais campanhas de marketing obtiveram melhor retorno, as condições de mercado, fabricação e distribuição de peças e componentes – tudo por meio da perspectiva da cadeia de suprimentos.
4. Invista em um único software de gestão para a cadeia de suprimentos
A escolha de um sistema é um dos pontos mais importantes para sua gestão. Por isso, pesquise e selecione um software completo, integrado e utilizável para todos os âmbitos da sua organização. Vale mais a pena investir em uma plataforma unificada do que em vários sistemas com funções específicas.
5. Invista em soluções digitais
Outro ponto importante! Softwares garantem mais eficiência e agilidade aos processos e aos profissionais envolvidos. Com isso, além de minimizar possíveis erros humanos e situações inesperadas, a equipe passa a se dedicar ao que realmente importa.
6. Monitore o desempenho dos seus fornecedores
Para que qualquer empresa se mantenha no topo, é preciso que ela esteja sempre atenta ao seu ambiente interno (próprios colaboradores) e também a todos aqueles envolvidos de alguma forma em seu processo produtivo, como os parceiros e fornecedores.
No setor logístico, as parcerias ganham ainda mais destaque, já que a falha de um fornecedor pode ser suficiente para atrasar todo o fluxo da cadeia de suprimentos, causando um rombo orçamentário e o descontentamento de seus clientes. Por isso, vale estar sempre monitorando as atividades de seus fornecedores, para, assim, garantir sua eficiência e bons resultados.
7. Invista em indicadores
Os KPIs, do inglês “Key Performance Indicator”, correspondem, em português, a Indicadores-Chaves de Desempenho. Eles referem-se a uma metodologia popular que permite avaliar a eficiência e gestão de uma empresa ou setor. São, na prática, métricas, valores quantitativos que devem ser acompanhados com frequência, podem ser diariamente, semanalmente ou mensalmente… O mais importante é monitorar para ter uma visão comparativa dos períodos.
E como você pode implementar os KPIs na logística? Para criar um indicador, seja para uma empresa terceirizada, uma organização como um todo ou para um departamento, é fundamental ter em mente a relevância do assunto e se os dados podem ser encontrados com facilidade.
Confira alguns exemplos de KPIs quem pode ser utilizados no setor logístico:
- Pedido perfeito
Percentual de pedidos entregues no prazo negociado, sem avarias ou problemas com documentação fiscal.
- Taxa de giro do caminhão
O KPI mede o tempo médio entre a chegada do veículo e a sua saída.
- Entregas realizadas no prazo
Percentual que identifica as entregas realizadas no tempo combinado.
- Aproveitamento da capacidade de carga útil do caminhão
Percentual que mensura a utilização da capacidade de carga do veículo.
Repare que todos esses exemplos fazem alusão a dados. Dessa forma, não é possível ter um KPI que não seja um número e sim uma palavra ou análise qualitativa. Claro que esse tipo de resultado também é importante, mas ele precisa acompanhar a metodologia de indicadores de sucesso.
8. Treinamento e capacitação
A gestão de pessoas, por outro lado, faz com que os colaboradores fiquem mais motivados e proativos. Se combinada com um bom gerenciamento logístico, tem tudo para fazer sua empresa se destacar!
Para que os funcionários estejam preparados para os desafios do dia a dia, é fundamental promover um ambiente que acolha a educação. Vale a pena investir em cursos de curto, médio e longo prazo, além de promover debates para fazer o conhecimento circular.
9. Compartilhe seu sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos com os fornecedores
Essa dica pode causar certa estranheza! Mas é fundamental ter uma relação de total transparência com seus parceiros de negócio. Por isso, vale a pena compartilhar os dados com eles e, assim, pensar em soluções em conjunto.
10. Melhore suas previsões de demanda para evitar faltas e desperdícios
Não tem jeito… O melhor método para se prever a demanda é olhar para o passado e analisar o histórico de vendas da empresa. Dessa forma, para prever a demanda para o mês de julho, é só verificar os números relativos ao mês de julho do ano anterior, aplicando comparativos de crescimento dos períodos anteriores.
Assim, chegamos até um primeiro rascunho de nossa projeção, que vai ganhando forma na medida em que outros fatores, como a flutuação do mercado e a possibilidade de imprevistos, são agregados à equação.
E aí, deu para aprender a importância da logística e como suas atividades podem ser melhor executadas? Esperamos que sim! O conceito é bastante rico e oferece inúmeras vantagens, tanto para o negócio quanto para os seus parceiros.
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Até a próxima!