O que é custo de oportunidade? Entenda o conceito e veja exemplos
Você conhece o conceito de custo de oportunidade? Ele é um elemento importante em todas as tomadas de decisão para garantir que a sua transportadora siga no caminho mais lucrativo e estrategicamente interessante para o negócio.
Por isso, neste artigo você aprende o que é custo de oportunidade, como é feito o seu cálculo e ainda verá alguns exemplos que podem ajudar a tornar mais compreensível o uso desse termo no seu dia a dia. Confira!
O que é custo de oportunidade?
O custo de oportunidade é uma expressão usada na Economia para designar o que você perde ao renunciar a uma oportunidade. Ou seja, o que você perde ao seguir por um caminho e não por outro, é o custo de não ter optado pelas outras possibilidades que você tinha. Por isso, este conceito surge sempre que há uma decisão a ser tomada.
Ele não é, porém, algo que se refere apenas a valores financeiros: existem outros tipos de perda pelas quais a sua transportadora pode passar e que se configuram como custo de oportunidade, como perdas na relação com os clientes ou na sua reputação no mercado.
Ele parte do pressuposto que, quando você escolhe um caminho nos negócios, assim como em qualquer decisão da sua vida, está renunciando a tantas outros caminhos possíveis, que trariam consequências diferentes.
Exemplos:
Se o conceito de custo de oportunidade ainda está confuso, vamos facilitar: comece pensando na sua vida pessoal. Quando você decide tirar férias com a família nos Estados Unidos, por exemplo, o seu custo de oportunidade está nas outras coisas que você deixou de conhecer na Argentina, no Chile ou na França, por exemplo.
Agora, vamos para uma abordagem mais relacionada aos negócios. Digamos que a sua empresa tenha 300 mil reais para investir e, depois de muito debater o assunto, o quadro de diretores opta por modernizar a sua frota.
Nesse caso, o conceito estaria em abrir mão de comprar softwares para agilizar o trabalho da área de operações ou em renunciar a dar bônus financeiros às áreas que se destacaram ao longo do ano pela qualidade do trabalho entregue.
A importância de calcular o custo de oportunidade
Calcular o custo de oportunidade nas tomadas de decisão da sua empresa significa agir de maneira eficiente e preventiva.
Por um lado, com essa prática você garante que está levando a sua transportadora para o caminho que é mais estratégico, oportuno e financeiramente viável para ela. Por outro, você pode começar a traçar um plano de contenção para tentar reverter o seu custo de oportunidade. Falaremos mais sobre isso mais pra frente nesse artigo.
Tipos de custos de oportunidade
O conceito de custo de oportunidade tem algumas variações que podem impactar na maneira como ele deverá ser calculado. Conheça quais exemplos de custo de oportunidade são esses.
Custo de oportunidade escondido
Nesse tipo de custo de oportunidade, as informações sobre o que você irá perder ao tomar a sua decisão estão camufladas ou não são mensuráveis. É como dar um tiro no escuro: qualquer passo dado nesse cenário é um risco.
Custo de oportunidade aberto
É aquele custo que pode ser encontrado e calculado, o que facilita a tomada de decisão.
Custo de oportunidade contábil
É a transformação dos custos de oportunidade escondidos e abertos em números contábeis, para apoiar a sua tomada de decisão.
Custo de oportunidade ambiental
É literalmente um custo de oportunidade relacionado ao meio ambiente e se relaciona com qual é o máximo que pode ser obtido de um recurso natural.
Por exemplo: a Prefeitura de uma cidade decidiu autorizar o desmatamento de uma área de preservação ambiental para a atividade da agricultura, com a intenção de gerar mais empregos na reunião. Porém, o desmatamento da região trouxe uma redução no lençol freático que abastece a cidade.
Um pleno da cidade pela água que vinha do local em que agora está a plantação foi o custo de oportunidade ambiental dessa decisão.
Como calcular custo de oportunidade?
Para calcular o custo de oportunidade, é importante uma tomada de decisão eficiente, que avalie se o benefício perdido por não escolher outro caminho é maior ou menor do que o benefício que você vai ter na escolha que pretende tomar.
Além disso, é preciso avaliar todos os riscos envolvidos, fazendo previsões de cenários futuros para tentar prever as consequências de cada possível escolha tomada – e pensar se é possível contorná-las! Ou seja, tentar entender como cada escolha possível impactaria positivamente e negativamente a sua transportadora, agora ou num futuro próximo.
Calculo na prática:
Vamos voltar ao nosso exemplo lá de cima, de quando a sua empresa tinha 300 mil reais para investir.
Se você optar por modernizar a frota com esse dinheiro (ao invés de pagar softwares para a equipe operacional ou dar bônus financeiros aos bons funcionários, algumas perguntas que precisa se fazer são:
- Terei verba para esse ano para pagar os softwares que inevitavelmente vamos precisar para trabalhar?
- De onde eu poderia tirar mais dinheiro para softwares, sem afetar o caixa da empresa?
- Vou perder talentos porque eles se sentirão desvalorizados diante de quase nenhum reconhecimento pela sua ótima performance profissional?
- Como evitar que isso aconteça?
- Ou quanto custaria treinar novos funcionários nessas funções?
Agora, se você estiver pensando em investir esses 300 mil em softwares ou recompensas, algumas boas perguntas para avaliar custo de oportunidade do outro caminho seriam:
- Quantos serviços eu deixo de atender por não ter caminhões mais modernos?
- Existem outras maneiras de modernizar a frota sem precisar desse investimento?
Alguns custos de oportunidade são imateriais ou imensuráveis. Por exemplo, permitir uma maior circulação de carros em uma cidade tem como custo de oportunidade o fato de que a população irá respirar um ar mais poluído, que pode causar mais doenças respiratórias.
Porém, para os casos em que é possível encontrar um custo de oportunidade tangível e mensurável, uma fórmula simples pode ser empregada para calculá-lo. Ela se resume em:
Custo de oportunidade Decisão A = Benefício Decisão B + (Custo Real A – Custo Real B)
Aplicação prática
Imagine que a sua transportadora ganha R$200.000,00 mensais nas suas operações, com um gasto mensal de R$60.000 em impostos, abastecimento, etc.
Porém, houve uma proposta para que vocês se tornassem fornecedores exclusivos de uma loja varejista. Como a operação dessa loja acontece em mais estados do que a sua transportadora está acostumada a atuar, vocês teriam um contrato mensal de R$360.000,00, porém os custos da operação saltariam para R$130.000,00.
Na situação A, a sua transportadora se mantém como está hoje. Portanto:
C. de oportunidade A = 360.000 + (60.000 – 130.000)
C. de oportunidade A = 360.000 + (-70.000) = 290.000
Ou seja, ao optar pelo caminho A, a sua empresa deixa para trás R$290.000,00.
Na situação B, a sua transportadora se torna fornecedora da loja varejista. Portanto:
C. de oportunidade B = 200.000 + (130.000 – 60.000)
C. de oportunidade B = 200.000 + (70.000) = 270.000
Ou seja, ao optar pelo caminho B, a sua empresa deixa para trás R$270.000,00.
Como queremos deixar para trás o mínimo de faturamento possível, concluímos que a opção B, de se tornar um fornecedor da cadeia de lojas varejistas, seria a melhor opção.
E aí, deu para entender melhor sobre custo de oportunidade? Para tirar mais dúvidas e ficar cada vez mais por dentro do universo do transporte de carga, assine nossa newsletter no final desta página.
Até a próxima!