Transporte de Cargas Urgentes – O que é e como realizar
Um dos segmentos de transporte que mais tem crescido no Brasil nos últimos anos é o de cargas urgentes. Ajudada principalmente pelo “boom” do e-commerce, esta modalidade requer uma logística diferenciada e eficiente.
Ela envolve prazos apertados e, muitas vezes, mais de um modal até que a entrega seja concluída. Os custos também são mais altos, o que faz com que a precificação seja fundamental para a operação ser lucrativa. Mas, o que são as cargas urgentes?
Cargas Urgentes: rapidez é a palavra
Cargas urgentes são aquelas que precisam chegar o mais rápido possível ao destino. Elas podem ser os mais diferentes produtos de varejo comercializados por sites e aplicativos de compra e venda. Também podem ser peças para linha de produção parada, produtos perecíveis, órgãos para transplante, vacinas, cargas valiosas, frágeis, restritas ou vivas. Geralmente têm um prazo máximo de entrega de 72 horas.
Outra característica das cargas urgentes é que elas podem precisar de modais mais rápidos, como o transporte aéreo ou o dedicado. Elas geralmente são pequenas e, desta forma, existe uma maior agilidade no processo logístico até o destinatário.
Planejamento ágil e eficiente
Por envolverem a pressa, as entregas expressas exigem um planejamento rápido e eficiente. Ele deve considerar os prazos, os cuidados no transporte e na entrega, a distância a percorrer, os custos, a cotação do frete e os riscos envolvidos. Além disso, na maioria das vezes é preciso de mais um de um transportador.
Softwares de gestão são fundamentais
Para auxiliar nos processos inerentes a esta modalidade de transporte, existem os sistemas de gestão logística. Entre eles podemos citar:
- WMS (Warehouse Management System, ou sistema de gerenciamento de estoque);
- TMS (Transportation Management System, sistema de gerenciamento de transporte);
- YMS (Yard Management System, sistema de gerenciamento de pátio).
Podemos dizer que eles são fundamentais para empresas focadas no transporte de cargas urgentes.
Estoque de cargas controlado
O mais importante deles é o WMS, responsável pelo controle dos armazéns. Com ele, é possível gerenciar:
- Fluxo de entregas;
- Recebimentos;
- Armazenagem;
- Separação e a expedição dos pedidos, permitindo maior facilidade na identificação dos produtos dentro do estoque.
O WMS utiliza diversas tecnologias para controlar, identificar, rastrear e destinar a carga, como código de barras, QR Code, RFID, RTLS, esteiras, transelevadores e diferentes tecnologias de rastreamento. E, por meio de aplicativos em celulares ou tablets utilizados pelos motoristas, possibilita dar baixa no estoque no exato momento da entrega.
Da porta para fora
Já o TMS gerencia o transporte, isto é, da porta do armazém para fora. Ele serve para acompanhar e avaliar o desempenho de cada operação, oferecendo dados em tempo real por meio de GPS. Para cargas urgentes, o TMS contribui administrando frotas e fretes e permite ao gestor maior controle integrado sobre os custos. Entre as funcionalidades de um TMS estão:
- Cadastro de funcionários;
- Estoque de peças;
- Itens de consumo;
- Cálculo de fretes;
- Emissão de relatórios de desempenho;
- Tabelas, entre outros.
O pátio em suas mãos
Por fim, o YMS é o sistema que faz a controle da frota. Através dele é possível:
- Fazer monitoramento do consumo de combustível;
- Administrar as manutenções;
- Controlar perícias técnicas;
- Organizar escala dos motoristas;
- Transmitir documentos;
- Gerar relatórios baseados em indicadores de desempenho que possibilitam aprimorar a utilização da frota.
Roteirizador ajuda a ganhar tempo
O roteirizador também é outra ferramenta importantíssima para as cargas urgentes e pode fazer parte do TMS. Este sistema permite:
- Planejar uma sequência inteligente de rotas;
- Calcular os custos do trajeto;
- Disponibilidade do cliente;
- Calcular o tempo de atendimento;
- Calcular a capacidade dos veículos e a jornada do motorista.
Redução de custos
Com um roteirizador também é possível acompanhar a situação das estradas na rota definida e traçá-la novamente para evitar que o motorista fique preso no tráfego e atrase a chegada ao destino. A ferramenta auxilia na redução do tempo para execução das entregas e das tarefas, diminui gastos com combustível e manutenção da frota, a distância entre as entregas e permite um melhor dimensionamento da frota necessária.
Saiba tudo o que acontece com as cargas em tempo real
Outra tecnologia recomendável para oferecer um serviço de cargas urgentes eficiente e seguro é a telemetria. Através dela, é possível fazer o monitoramento em tempo real e armazenar os dados por até 180 dias em um histórico. A telemetria também permite o controle de toda a rota da frota, visualizando os desvios da rota planejada e identificando fraudes dos motoristas, além de prevenção de roubos e acidentes através do acompanhamento em tempo real pelo mapa.
A telemetria envia alertas em tempo real e permite avisos sobre troca de pneus, de óleo, validade da habilitação dos motoristas e do tempo de condução. E ainda fornece a identificação do ponto exato onde o veículo está e a atividade que está desenvolvendo (descarregamento, abastecimento, descanso, congestionamento).
Todos estes dados podem ser agrupados em relatórios, que ajudam no gerenciamento de toda a operação logística.
Como visto, o segmento de entregas urgentes é complexo e envolve riscos. Entretanto, com planejamento e controle, é possível fornecer um bom serviço e ter uma excelente lucratividade.