Gestão da manutenção em transportadoras: 3 dicas para pôr em prática
Você sabia que uma boa gestão da manutenção em transportadoras pode ajudar a reduzir os acidentes de trânsito, a compra de peças e o tempo ocioso dos caminhões? Tudo isso impacta diretamente no caixa da sua empresa e pode trazer economias relevantes no longo prazo.
Porém, nem sempre é fácil criar uma rotina de cuidados que seja eficiente. No artigo de hoje, nós explicamos os três tipos de manutenção que você precisa conhecer para estabelecer a gestão de manutenção da sua frota. Além disso, falamos sobre algumas medidas que podem ser tomadas para uma rotina mais eficientes e econômica. Acompanhe!
Conheça os 3 tipos de manutenção existentes
Para uma boa gestão da manutenção nas transportadoras, é preciso primeiro conhecer as modalidades de manutenção, suas características, vantagens e desvantagens. Portanto, aqui vai uma breve explicação de cada uma delas.
Manutenção preditiva
Esse tipo de manutenção é feito de maneira planejada, para tentar prever os possíveis danos ao veículo e agir antes que eles aconteçam. Ela funciona especialmente bem nas situações em que o equipamento não pode ficar fora de funcionamento, para não prejudicar a geração de receita da empresa.
Apesar de ser semelhante à manutenção preventiva, seu diferencial é que ela olha para o veículo no estado em que ele se encontra agora e não como ele deveria estar, de acordo com um cronograma de trocas e usos.
Ao levar em consideração o desgaste do uso real daquele caminhão, não o previsto pelo fabricante, a manutenção preditiva determina a troca de peças de acordo com a realidade do veículo, não com um cronograma genérico.
O ponto negativo da manutenção preditiva é que ela é, de imediato, mais custosa: é preciso comprar novos equipamentos (como ultrassom ou aparelhos para análise de vibração, por exemplo) e investir em treinamento para os funcionários.
Porém, no longo prazo, os custos são compensados por mais dias rodando nas estradas e mais trabalhos oferecidos aos clientes.
Manutenção preventiva
É um procedimento planejado, que acontece antes mesmo de alguma falha acontecer nos seus caminhões. Seu papel é manter a frota em boas condições, identificando e substituindo as peças do veículo que estão desgastadas e podem causar problemas maiores no futuro.
Agir preventivamente é um dos passos mais inteligentes para uma boa gestão da manutenção. Afinal, quando uma peça está em mau funcionamento, ela pode acabar afetando as demais com as quais se conecta. Por isso, sai mais barato fazer essa substituição logo de início do que arcar com mais trocas de peças no futuro.
Fazer essa gestão da manutenção preventivamente é inteligente também do ponto de vista financeiro. Essa é uma maneira de evitar que o caminhão fique mais dias parados (e improdutivo), seja porque parou parou de funcionar ou porque se envolveu em um acidente por conta de mau funcionamento.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva serve para corrigir um problema que já se manifestou no caminhão, por conta de um desgaste excessivo que não foi conferido anteriormente.
Como explicamos anteriormente, o custo de substituir peças uma vez que elas já estão danificadas ou danificaram as demais é mais alto do que apenas mantê-las em bom estado. Por isso, a manutenção corretiva se torna mais custosa.
Outro fator a ser considerado é que o caminhão não ficará parado apenas alguns minutos para ter seu funcionamento avaliado. Será necessário identificar o problema e desmontar uma parte do motor para conseguir fazer a substituição. E, é claro, quanto mais tempo parado, menor será a sua lucratividade no mês corrente.
Por isso, a manutenção corretiva é, entre os três tipos de condutas citadas aqui, o menos eficiente em termos de construção de uma boa gestão da manutenção em transportadoras.
É claro que em algumas situações imprevistas, como um acidente, por exemplo, correções se fazem necessárias. Porém, na ausência dessas situações, a melhor opção é sempre adotar métodos que agem mais cedo, ao invés de mais tarde.
3 passos para uma boa gestão da manutenção em transportadoras
1. Crie um calendário de manutenção
Não tem jeito: fazer uma boa gestão de manutenção em transportadoras depende de criar uma rotina. Por isso, a melhor medida é estabelecer um cronograma de quando as manutenções preditiva ou preventiva (ou ambas, dependendo da sua estratégia com caminhões mais ou menos importantes na frota) precisam ser feitas.
É importante estabelecer nesse calendário um registro dos problemas encontrados e do que foi corrigido. Assim, no longo prazo, esses dados se tornam inteligência para o seu negócio, de forma que você saiba quais modelos de caminhões são mais resistentes e exigem menos trocas de peças.
2. Saiba pelo que procurar
Uma boa gestão da manutenção também envolve ter um olhar aguçado, para não deixar os pequenos problemas passarem.
No caso da manutenção preventiva, é importante ter no seu cronograma de revisão os seguintes itens: estado dos pneus, da suspensão, dos freios, medição dos fluidos, da temperatura do motor e das emissões de CO2 do escapamento, conferência das condições das luzes, faróis, da bateria e buscar peças soltas.
Já se na sua transportadora for instituída a manutenção preditiva, vale fazer os procedimentos de análise do óleo, da vibração de peças, ultrassonografia e termografia.
Em todos os casos, seja qual for o procedimento escolhido, é importante procurar também por encaixes frouxos, trincas ou danos nas peças, escapamentos de fluidos e resíduos acumulados.
Para que a sua equipe tenha todos esses processos sempre frescos na mente, é importante promover treinamentos frequentes, de forma que as falhas humanas sejam reduzidas.
3. Estabeleça uma seleção criteriosa dos fornecedores
Como nós já dissemos, toda vez que uma emergência mecânica surge nos seus caminhões, a manutenção corretiva terá que ser adotada. Com ela, reposições de peças também se fazem necessárias.
Mesmo para as manutenções preditivas e preventivas, em algum momento a troca de uma peça defeituosa será necessária para garantir que ela não afete as demais.
Por isso, é muito importante garantir que a sua empresa tenha um bom fornecedor de peças para os seus caminhões, de forma que não seja preciso esperar muito tempo para realizar um conserto. Quanto mais rápido chegam as peças de reposição, menos tempo a sua transportadora precisa manter os veículos ociosos.