3 dicas para fazer contratação de frete autônomo
Diferentes operações exigem diferentes formatos e na logística não seria diferente. Para que o transporte aconteça de forma eficiente, cabe aos gestores definirem qual a melhor maneira de transportar. O frete autônomo, por exemplo, é uma prática que traz diversas vantagens para as operações e ganha popularidade entre transportadoras e embarcadores.
Entretanto, mesmo se tornando cada vez mais frequente nas operações logísticas, a contratação de frete autônomo ainda não é clara para todos na área. Inclusive, há uma série de boas práticas e obrigatoriedades inerentes à essa contratação. Tais regras devem ser executadas com inteligência e segurança, pensando no sucesso do transporte.
Portanto, resolvemos trazer algumas dicas importantes para apoiar transportadoras e embarcadores que fazem a contratação de frete autônomo. Ao seguir as dicas abaixo, você estará muito mais familiarizado com o processo de contratação e poderá alcançar resultados cada vez melhores em sua operação.
O que é frete autônomo?
O frete autônomo é um conceito de contratação em que a transportadora, ou o embarcador, contrata um motorista autônomo ou agregado para fazer fretes pontuais. Nesse modelo de contratação, há maior flexibilidade e agilidade no transporte, trazendo ganhos significativos para a operação.
Em muitos casos, os benefícios de se contratar frete autônomo representam redução de custos e maior visibilidade e controle operacional, além de praticidade no processo. Porém, por exigir alguns cuidados específicos, os desafios da contratação podem ser obstáculos no caminho do sucesso.
Sendo assim, separamos algumas dicas essenciais para que você conheça melhor o processo de contratação de frete autônomo e possa realizá-lo de forma inteligente e eficiente.
Dicas para contratar frete autônomo
Administrar corretamente a contratação de frete autônomo pode parecer simples, uma vez que o objetivo dessa contratação é tornar o transporte mais ágil. Entretanto, quando as transportadoras não sabem gerenciar os contratos de maneira certa, as consequências refletem no resultado da operação. Então, aqui vão 3 dicas muito necessárias que tornarão sua gestão muito mais assertiva:
Conheça a legislação
Para contratar frete autônomo para serviços de transportes pontuais para sua transportadora, há diversas obrigatoriedades que são importantes para não correr riscos com a operação. A formalização de motoristas agrega muito mais segurança para o setor logístico e garante que a prestação de serviços seja legítima. Portanto, para contratar um motorista, é imprescindível conhecer a legislação e agir de acordo com ela.
Por exemplo, segundo a Lei do Vale-Pedágio o adiantamento do valor do pedágio é obrigatório e os embarcadores que não realizam esse pagamento podem ser multados. Outro destaque é a Lei do CIOT, que exige a emissão do código no Manifesto de Transporte e pode até revogar a licença do RNTRC de transportadoras que não emitiram CIOT. Dessa forma, conhecer e seguir a legislação é se antecipar a questões que podem custar caro na operação.
Encontre parceiros de confiança
Outro ponto relevante na contratação de frete autônomo é escolher o motorista ideal para o frete. Em algumas ocasiões que haja demanda urgente de transporte, o instinto é optar pelo menor prazo e preço, mas o custo-benefício pode ser prejudicado pela pressa. Encontrar parceiros de confiança irá impactar diretamente o resultado da operação e, como o vínculo com o motorista é mais flexível, todo cuidado é pouco. Felizmente, há algumas soluções no mercado que conectam as transportadoras com motoristas de confiança.
Os marketplaces de frete autônomo permitem uma escolha segura e ágil, mas não basta escolher bem. A chave para o sucesso dessa parceria é a comunicação contínua. Estar em contato com o motorista e ter controle operacional sobre o frete contratado vai influenciar muito na qualidade do transporte.
Invista em tecnologia
Compreender os aspectos da contratação de frete autônomo é um passo importante para as transportadoras, mas colocá-los em prática é o desafio. Afinal, conseguir realizar todas as atividades relacionadas ao transporte de maneira eficiente e ainda manter a qualidade da entrega não é tarefa fácil. Para ajudar as transportadoras a fazer a gestão completa de frete autônomo, investir em tecnologia é necessário. Soluções que centralizam e automatizam as rotinas do transporte ganham espaço no setor por representar ganhos significativos.
Seja para encontrar o motorista ideal, emitir o CIOT e Vale-Pedágio ou até realizar o Pagamento Eletrônico de Frete, contar com tecnologia de ponta facilita muito o dia-a-dia das transportadoras. Portanto, buscar ferramentas completas que atendam as demandas da área de transporte deve ser uma prioridade para operações de qualidade.
TruckPad Pay
Se você busca pagamento de frete para autônomos, emissão de Vale-Pedágio e CIOT, conheça o TruckPad Pay. Solução completa que oferece tudo em um só lugar e ao mesmo tempo. Com TruckPad Pay você centraliza e potencializa o ganho operacional, além vantagens como:
- Solução 100% digital e sem custo com cartão, maquininhas e taxas de bandeira
- Pague o motorista em qualquer lugar do Brasil
- Transferência automática e dinheiro disponível fora do horário dos bancos
- Transação via PIX ilimitado
- Emissão integrada de CIOT sem custo
- Pagamento de combustível com desconto na rede credenciada
Conte com a gente para te ajudar nos seus pagamentos, sem burocracias, complicações e com as menores taxas.