Agregamento: o que é isso e como essa prática pode afetar o seu bolso
Bem, se você é caminhoneiro com certeza já ouviu falar em agregamento, certo?
O grande dilema é: agregamento vale a pena para o motorista?
Vemos muitas matérias de agregamento por aí, mas até hoje nunca vi nenhuma que se preocupasse de verdade com o bolso do caminhoneiro. Por isso, decidimos escrever esse artigo para você. Bora começar?
Mas afinal, o que é agregamento?
Agregar basicamente se resume em um acordo realizado entre o caminhoneiro e a empresa para que o motorista se comprometa com fretes específicos daquela firma. Porém, esse acordo não dá direito ao contratado ter vínculo empregatício com a empresa.
Em outras palavras, quando um motorista autônomo decide agregar seu caminhão, ele fideliza seus trabalhos com o estabelecimento. Essa atitude responsabiliza o motorista a cumprir horários ou uma jornada de trabalho específica mesmo não sendo funcionário da empresa.
Na maioria dos casos o agregador pode exigir do caminhoneiro diferentes pré requisitos, mas no geral baseiam-se em:
- Nome “limpo” no Serasa;
- Documentação do veículo em dia;
- Veículo com rastreador;
- Veículos novos (normalmente menos de 10 anos);
- Cursos e Certificações (dependendo do tipo de carga);
- Aprovação em gerenciadoras de risco;
- Veículo com seguro;
- Equipamentos de proteção específicos;
- Roupas padronizadas ou uniformes.
Qual a principal diferença entre motorista agregado e funcionário?
Essa pergunta pode ser a dúvida de muitos motoristas, então para esclarecer esse assunto de vez, preparamos essa tabela para você:
Agregado | Funcionário |
---|---|
Não tem registro na carteira de trabalho | Tem registro na carteira de trabalho (CLT) |
Pagamento de acordo com a política da empresa | Salário fixo de acordo com o mercado |
Não tem direito à benefícios ligados a empresa | Tem direitos à benefícios de acordo com a política da empresa: convênio médico, vale-transporte, vale refeição, etc |
Não tem direitos trabalhistas | Tem direitos trabalhistas: 13º, férias, etc |
Recolhimento da guia da Previdência Social para garantir a aposentadoria | Desconto mensal em folha de pagamento para ter direito a aposentadoria |
É proprietário ou arrendou o veículo | Não é proprietário do veículo |
Não tem oficialmente um chefe, mas segue as regras da empresa. Apesar de ser contra a lei, muitas empresas cobram horários e jornadas de trabalho. | Tem chefe e segue regras e jornada de trabalho da empresa |
Tem 100% da responsabilidade sobre o veículo | Não tem responsabilidade sobre o veículo |
Agregamento vale a pena para o motorista?
Certo, provavelmente o que é agregamento já está claro para você, mas ainda não respondemos esse dilema: agregamento vale a pena?
Infelizmente não existe uma resposta certa e única para todos os motoristas. Se valerá a pena ou não depende de algumas variáveis, por isso a melhor forma para responder isso é descobrir se de fato vale a pena para VOCÊ.
Separamos algumas perguntas para te ajudar com isso! Ao responder a cada uma delas você será capaz de encontrar a sua resposta. Vamos lá?
1# Qual o volume de fretes disponíveis no mercado para o meu tipo de caminhão?
Cuidado com essa resposta! Não se baseie na sua percepção ou na quantidade de ligações que você recebeu nessa última semana. Responda de acordo com a demanda que de fato o mercado oferece.
Ok, mas como eu faço isso? Por onde eu começo?
Pesquise em sites de fretes
Os sites de fretes de um modo geral se preocupam em estarem antenados com o mercado de cargas. Logo, realizar uma pesquisa para verificar a quantidade de cargas disponíveis para o seu veículo é um bom 1º passo.
Pesquise fretes no site do TruckPad
Mapeie as empresas
Faça uma lista com as empresas da sua região que contratam motoristas autônomos com o seu perfil e veja com qual frequência elas costumam fechar esse serviço.
Uma das maiores transportadoras do Brasil, a JSL oferece a possibilidade de agregar caminhão em sua frota. A empresa possui uma grande demanda por serviços de transporte rodoviário, o que garante uma boa rentabilidade para quem decide agregar o seu caminhão à sua frota. A JSL também oferece uma série de benefícios para seus agregados, como seguro de carga, manutenção preventiva e corretiva do veículo e uma equipe de suporte para solucionar eventuais problemas operacionais.
Converse com seus amigos motoristas
Converse com pessoas do setor, de preferência com os mesmos tipos de veículos, para compartilhar o volume de cargas mensais que eles recebem.
Compare os resultados e então responda para você mesmo: o volume de fretes para o meu veículo está dentro da média de mercado? Esse volume é compatível com meus gastos mensais?
Se você chegar a conclusão que o número de fretes para o seu perfil está muito abaixo dos demais veículos do mercado, talvez agregamento seja uma opção para você. Porém essa informação sozinha não vale de nada, então vamos aos próximos pontos…
2# Que tipo de caminhoneiro eu sou?
O empreendedor
O caminhoneiro empreendedor é aquela pessoa visionária, sempre olhando para futuro e buscando alternativas de como poderá crescer. Esse perfil de motorista está sempre preocupado em como fazer mais e melhor, além de estar sempre antenado às oportunidades de negócios. Ele também é atualizado sobre o mercado de transporte e tem bons relacionamentos no setor.
Quando ele acredita que um caminho vai dar mais resultado, ele está disposto a arriscar! Se esse é o seu caso, meu amigo, agregamento não é para você! O agregamento pode limitar seu crescimento e levar sua rotina de motorista apaixonando para uma situação irritante da noite para o dia!
💡 Veja mais: Projeto de Lei aprova categoria MEI caminhoneiro para 2022
Caso você esteja com dificuldades em encontrar bons fretes, talvez esse outro artigo te ajude a encontrar novos caminhos: 6 dicas de ouro para encontrar as melhores cargas e fretes do Brasil.
O espírito livre (não gosta de chefes e muitas regras)
Como o próprio nome sugere, o motorista com esse perfil tende a ser uma pessoa livre. Isso significa que é um motorista que busca independência, porque ele tem naturalmente coragem e determinação para ir atrás das viagens que irá fazer. Ele não costuma se adaptar a rotinas, e se sai melhor quando define os próprios horário e destinos.
O caminhoneiro de espírito livro acredita que faz escolhas melhores sozinho, por isso prefere não ter um chefe dizendo o que fazer. Se essa situação é familiar para você, pode ser que o agregamento não seja a sua melhor opção! Talvez você se sinta preso a obrigações e se frustre com o trabalho na estradas.
O rotineiro
O caminhoneiro com esse perfil é um motorista que não tem sede de buscar coisas novas e variadas, porque as mesmas experiências diárias já são suficiente para ele. Ou seja, ele é feliz em ter rotina, cumprir com o horário e com as obrigações. Em alguns casos ele pode até ter medo de ousar em alguma decisão no caminho, por isso prefere a rotina e o trajeto que já conhece.
Para esse caminhoneiro a rotina não causa estresse, pelo contrário, é confortável. Se você se identificou com esse perfil, então amigo, o agregamento é para você!
Espero que você já tenha identificado se que o agregamento é ou não ideal para você, com base nessas nas respostas acima. Agora, vamos entender melhor como funciona o pagamento dessa prática?
Como o motorista recebe em casos de agregamento?
Como o motorista agregado trabalha sempre para a mesma empresa ele pode estimar o ganho mensal, e geralmente ganha até mais que um motorista contratado pela empresa. De qualquer forma, essa é outra pergunta difícil de ser respondida porque o método varia de empresa para empresa. Mas, geralmente, é necessário que o motorista entenda alguns pontos antes de fechar o acordo:
- O valor pago por viagem;
- Se a empresa paga por km rodado ou por percentual da nota fiscal;
- O responsável pelo pagamento dos pedágios;
- Com que frequência a empresa terá fretes garantidos para o caminhoneiro;
- Se existe compromisso do motorista de cumprir horário na empresa esperando carga;
- Se existe frete de retorno pela empresa ou o motorista volta por conta;
- Forma de pagamento (por viagem, semanais ou mensais).
Esperamos ter ajudado a descobrir se o agregamento é a melhor opção para você! Aliás, se você tiver outras dicas que te ajudaram a encontrar essa resposta, deixe aqui nos comentários para os outros amigos caminhoneiros testarem! Até a próxima ?