Calcular Rota: entenda como fazer de um jeito simples e de graça

O cálculo de rota é uma excelente forma de economizar dinheiro e evitar problemas para o seu negócio, sabia? Afinal de contas, calcular rota não deixa de ser uma etapa relevante do planejamento estratégico de qualquer transportadora e, com isso, você consegue antever falhas e buscar soluções mais assertivas muitas vezes antes mesmo que o problema aconteça. 

Mas você pode estar se perguntando: por que é tão bom fazer o cálculo de distância e traçar a rota antes da viagem? Bom, ao realizar esse procedimento, é possível ter uma estimativa real do cálculo da rota com pedágio. Assim, você tem acesso a valores que são bem próximos ao da realidade do combustível que será gasto, dos desafios que o trajeto exige, além da quantidade – e consequentemente dos valores – do pedágio.

Então, como você pode fazer o cálculo de trajeto? O cálculo de rotas com pedágio e combustível pode ser feito hoje em dia pela internet de maneira simples e gratuita. Além disso, existem diversas ferramentas de cálculo de rota disponíveis por aí. Quer saber como calcular a rota? Continue lendo este artigo!

O que são custos com pedágio e combustível?

combustível no calculo de rota
Diesel Fuel Pump, Semi Truck

Existem duas categorias de custos, de acordo com a teoria financeira, que são os chamados custos fixos e custos variáveis, e é importante conhecer a definição corretamente dessas duas categorias para realizar um bom planejamento e entender as possíveis oscilações do mercado. 

Os custos fixos são aqueles que não vão variar conforme a demanda ou tempo. São valores estáticos. Salários de funcionários, o seguro de transporte e o valor de licenciamento são exemplos disso. 

Por outro lado, os custos variáveis vão sofrer alterações conforme o tempo ou demanda do negócio. Sendo assim, poderá haver mudança em caso de aumento do volume de vendas ou com a contratação de novos prestadores de serviços, por exemplo. O pagamento de pedágio e do combustível são exemplos clássicos de custos variáveis. Outros tipos são: manutenção de maneira geral, como: pneus, óleo motor e óleo caixa, 

Mas por que é importante pagar pedágio?

Não é muito incomum ouvirmos reclamações a respeito dos pedágios do Brasil. De fato, existem diversos problemas relacionados principalmente à infraestrutura que deixa a desejar. Mas o valor cobrado para o pedágio tem objetivos relevantes para o setor de transporte rodoviário como um todo. 

As concessionárias que cuidam desses espaços têm funções específicas com o intuito de realizar melhorias nas estradas. Com o dinheiro arrecadado nas estações, elas podem investir em obras de melhoria, na conservação e na ampliação das rodovias. As concessionárias também são responsáveis pelos viajantes. Em caso de acidentes, elas deverão dar ao motorista todo o suporte necessário. 

Vale pedágio obrigatório

Conheça opções de calculadoras de rota online

Atualmente, você já consegue encontrar excelentes plataformas online e gratuitas, que funcionam tanto como sites em navegadores convencionais, como em dispositivos móveis. Quer conhecer alguns exemplos? Segue uma lista com exemplos de plataformas que funcionam como um simulador gratuito para calcular pedágio, combustível, distância e tempo médio percorrido:

Bônus: outra ferramenta que auxilia inclusive no cálculo de fretes é a Recalcula Frete, que ainda mostra a distância entre os pontos e disponibiliza os custos que serão gastos com pedágios e combustível.  

Como calcular rota? Confira o passo a passo

De maneira geral, a interface das calculadores de rota e as informações solicitadas variam muito pouco. Então, não se preocupe se a ferramenta escolhida aqui como exemplo não for a mesma que você selecionou aí. 

Vamos ao passo a passo:

Passo 1.

Abra o seu navegador e acesse a ferramenta. No caso da Mapeia, o endereço eletrônico é https://www.mapeia.com.br/

Passo 2.

De cara, logo na página inicial, você terá acesso a um mapa e a alguns campos na lateral esquerda. 

Passo 3.

Digite primeiramente a origem. Tente ser o mais específico possível para que a análise seja bem precisa. Portanto, coloque o nome completo da rua e do bairro, separando as informações entre vírgulas. Repare que a própria ferramenta conta com uma inteligência e, no mesmo momento que você digita os dados, vão surgindo opções como resultados para facilitar a sua navegação.

Passo 4.

Em seguida, a partir das mesmas orientações do passo anterior, digite o endereço de destino. 

Passo 5.

Bom, ao inserir essas duas informações (endereço de partida e destino), você já consegue ter acesso a melhor rota e dados, como estimativa de duração da viagem, quantidade de pedágios e distância percorrida. Porém, é possível ter resultados mais aprimorados. Para isso, digite logo abaixo do campo de endereço de destino, o valor de R$ / litro. Apenas o número.

Passo 6.

Ao lado, insira o valor de km / litro. Também é necessário digitar somente o número.

Passo 7.

Para finalizar e conseguir os resultados, clique no botão roxo, chamado mapear. Em segundos, aparecerá na sua tela a melhor rota, a estimativa de duração da viagem, a quantidade de pedágios e a distância percorrida  

E aí, gostou do texto? Deu para aprender bastante como fazer o cálculo da rota e qual a importância desses custos na prática? Lembre-se que a preparação e a organização desses gastos são fundamentais para você incrementar a sua receita no fim do mês e evitar dores de cabeça indesejadas. Por isso, invista nesses simuladores para ter acesso a análises realistas e bem estruturadas. E, de fato, implemente essa análise na rotina da sua equipe. 

Quer continuar aprendendo sobre o mundo da logística e seus desafios? Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no fim desta página. 

Até a próxima!