Como aplicar o just in time na sua transportadora?

Como aplicar o just in time na sua transportadora?

O que é just in time? A expressão inglesa corresponde, em tradução literal para o Português, a “momento certo” ou “hora certa”. Mas qual o significado de just in time na prática? Bom, se trata de um sistema que é um meio de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da chamada hora certa

Também chamado de JIT, é muito associado à produção de automóveis, o que tem a ver totalmente com o surgimento dessa metodologia. Mas fique tranquilo que vamos te dar um breve resumo sobre esse contexto. No entanto, é importante destacarmos que o just in time pode ser aplicado à qualquer tipo de organização e é muito importante para auxiliar na redução de estoques e dos custos decorrentes do processo. 

Ficou curioso para saber mais? Neste artigo, vamos:

  • Apresentar o contexto que propiciou o desenvolvimento desse sistema;
  • Trazer os principais conceitos por trás;
  • Mostrar vantagens e desvantagens do JIT;
  • Dicas de como você pode aplicar o sistema na sua transportadora.

Conheça o contexto histórico do just in time

O just in time é derivado do sistema Toyota de produção, conhecido popularmente como Toyotismo. Desenvolvido entre 1947 e 1975 por Taiichi Ohno, o objetivo desse sistema era não só aumentar a produtividade e a eficiência, como também evitar o desperdício sem criar estoque. Por exemplo:

  • Tempo de espera;
  • Superprodução;
  • Gaps relacionados ao transporte;
  • Inventário desnecessário etc. 

Além disso, o sistema Toyota de produção utiliza diferentes ferramentas e integra diversas técnicas, como o:

  • Just in time;
  • Lean Manufacturing (em tradução livre para o Português como Manufatura Enxuta);
  • Kanban.

Além disso, o Toyotismo pode ser bem definido a partir de quatro pilares:

  1. Todo trabalho deve ser altamente especificado no seu conteúdo, sequência, tempo e resultado.
  2. Toda relação cliente-fornecedor (interno e externo) deve ser direta, com um canal definido e claro para enviar pedidos e receber respostas.
  3. O fluxo de trabalho e processo para todos os produtos e serviços deve ser simples e direto.
  4. Qualquer melhoria deve ser feita pelo método científico, contando com a coordenação de um orientador e no nível mais baixo da organização.

Objetivos do JIT e outros conceitos relevantes do sistema

O objetivo principal do sistema just in time é reduzir ou eliminar todo o estoque e desperdícios nos diferentes estágios do processo e, como consequência, acabar com os custos derivados

O conceito tem uma relação direta, então, com um processo de melhoria contínua. Isso porque, exige da administração da empresa:

  • Desenvolvimento de políticas;
  • Padronização de processos;
  • Desenvolvimento de equipe;
  • Tornar a empresa competitiva.

Além disso, outro ponto importante: esse sistema é, nada mais nada menos, do que uma outra forma de falar de produção sob demanda. Logo, o produto ou matéria-prima devem necessariamente chegar ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Dessa forma, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

Vantagens e desvantagens do sistema just in time

Principais vantagens

  • Agilidade dos processos;
  • Redução de custos que ocorrem em toda cadeia produtiva;
  • Rápida conversão dos materiais;
  • Redução do trabalho em processo;
  • Redução de espaço e manuseio;
  • Rápida resposta aos problemas;
  • Redução de agendamentos e rastreamentos;
  • Menos desperdícios e retrabalhos.

Principais desvantagens

  • O sistema não deve ser aplicado em produtos com demanda pouco previsível e com muita sazonalidade;
  • Funciona com maior eficiência com pequenos números de fornecedores;
  • Os fornecedores precisam necessariamente ter estabilidade na oferta e entrega de matérias-primas.

Just in time na logística

Por ter como objetivo principal reduzir os estoques e os custos das mercadorias paradas, o JIT pode oferecer um maior controle ao setor de logística de qualquer organização e, por consequência, oferecer um serviço de maior qualidade para o consumidor. Entretanto, para você entender melhor, vamos passar por diferentes pontos da atividade logística que são afetados com o just in time. 

1) Estoque

O just in time não trabalha com o armazenamento de produtos ou matérias-primas. Logo, há uma considerável redução de custos e gastos.

2)  Redução no tempo de espera

Outro objetivo é reduzir o tempo de espera, que é considerado um outro tipo de desperdício.

3) Imperfeições e falhas

O processo de produção é reavaliado de tempos em tempos. Além disso, quando a mercadoria sai imperfeita, uma nova operação se inicia novamente, o que significa mais custos e mais tempo desperdiçado.

Afinal, como aplicar o JIT na sua transportadora?

Para implementar o sistema just in time, é necessário seguir alguns pilares. Vamos conversar sobre esses pontos?

Comprometimento da alta administração

É fundamental que a gerência dê suporte à inovação para que os funcionários a recebam da melhor maneira possível. Além disso, uma dica para deixar essa mensagem clara é que a gerência apresente o conceito para a equipe pessoalmente e destaque os seus benefícios. 

Treinamento

Um ponto super importante é a capacitação. Afinal, os funcionários precisam participar de bons treinamentos para entender o sistema, seus desafios, como será a operação e as mudanças no seu dia a dia.

Melhoria de processos

O JIT conta com uma relação direta a esse conceito. Então, é essencial acompanhar os procedimentos e, assim, garantir um controle de qualidade eficiente. Mas, claro, não adianta só monitorar e não fazer nada quando perceber uma falha. 

O objetivo é eliminar de vez o desperdício. Por isso, quando identificar uma falha ou uma oportunidade de melhoria, não fique parado e aja!

Comunicação entre as áreas

Para que a implementação dê certo, de fato, é fundamental que exista uma comunicação clara e assertiva entre os funcionários – inclusive, de diferentes áreas. Portanto, busque incentivar, no dia a dia, a interação de equipes de diferentes setores. Isso trará muitos ganhos para o seu negócio! 

Agora deu para entender o que é just in time e como o sistema pode ser útil para a sua transportadora? O foco é reduzir, de uma vez por todas, o desperdício! Esperamos que esse material tenha contribuído para você aprender mais sobre a gestão do seu negócio e formas de torná-lo mais competitivo. E para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.

Até a próxima!