Conheça a tabela de capacidade de carga de caminhões: DNIT e ANTT
Já ouviu falar sobre a tabela de capacidade de carga de caminhões? O material é resultado de uma legislação super importante, que pode ser encontrada em diferentes parágrafos da Resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) nº 12/98.
Por isso, vale destacar que é fundamental que as regras previstas nesta norma sejam praticadas no dia a dia! Mas por que isso?
Bom, ao seguir essa legislação, você mantém a segurança nas rodovias e gera mais proteção aos motoristas, à carga transportada e aos pedestres.
Mas você quer saber, na prática, o que essa lei impacta no dia a dia do seu negócio, certo?
No entanto, nela, você encontra informações e dados essenciais a respeito do trânsito, como:
- Tabela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres);
- Tabela DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes);
- Tabela de peso por eixo;
- Peso do caminhão e peso da carga que pode ser transportada;
- Carga máxima por eixo;
- Capacidade do caminhão;
- Tabela de taras de caminhão.
Já deu para perceber a importância desse assunto, né? Mas fique tranquilo, vamos falar bastante sobre o tema. Além disso, neste artigo, vamos:
- Trazer os dados mais relevantes sobre o tema;
- Comentar a capacidade de peso e a carga dos caminhões;
- Entender tolerância legislação que envolve a capacidade desses veículos de grande porte;
- Apresentar a tabela de capacidade de carga de cada tipo de caminhão.
Qual a importância da capacidade de peso e carga dos caminhões?
Em primeiro lugar, sabemos que existe uma ampla variedade de caminhões.
Mas cada um desses veículos de grande porte conta com uma estrutura específica que pode capacitá-los ou não a suportar um peso máximo.
É essencial estar atento a esses dados para não só garantir a proteção do motorista, da própria carga e dos pedestres, mas também para preservar a qualidade do caminhão.
Além disso, para os motoristas, encarar horas de viagem é sempre cansativo, mas há também os perigos das estradas, como:
- Má conservação das rodovias;
- Problemas de infraestrutura;
- Insegurança.
Outro fator que ainda se tornar um fator de risco, por exemplo, é a sobrecarga. A distribuição exata do peso entre os eixos permite uma condução mais segura e de acordo com a lei.
Mas você deve estar se perguntando: e quem projeta a capacidade dos caminhões?
Vamos à resposta: todo caminhão é projetado por profissionais capacitados, como, por exemplo, os engenheiros mecânicos.
Além disso, são esses especialistas que desenvolvem a estrutura do veículo levando em consideração seu uso específico – inclusive, o peso máximo do caminhão.
Por isso, são realizados testes de alta capacidade para estipular essa limitação. Entendeu agora por que cada caminhão está apto a transportar volumes específicos?
A legislação sobre a capacidade dos caminhões é tolerante?
A norma estabelece que o veículo poderá ser impedido de realizar o transporte da mercadoria, mas caso o caminhão não esteja seguindo as regras estabelecidas.
Confira na íntegra o tópico 2.4, referente ao assunto, da Resolução:
“Os veículos que transitarem com excesso de peso, admitidos os percentuais de tolerância quando aferido por equipamento (inciso V) ou excederem a Capacidade Máxima de Tração (inciso X), sem prejuízo das multas previstas, não computados os percentuais tolerados na forma do disposto na legislação, somente poderão prosseguir viagem após descarregar o que exceder aos limites legais de Eixo e PBT.”
Afinal, qual é a capacidade de cada tipo de caminhão?
Veículo Urbano de Carga (VUC)
Caminhão de menor porte, mais apropriado para áreas urbanas.
Largura máxima: 2,2 m;
Comprimento máximo: 6,3 m;
Capacidade: 3 toneladas;
Obs: limite de emissão de poluentes.
Toco ou caminhão semi-pesado
Caminhão que possui eixo simples na carroceria. Além disso, um eixo frontal e outro traseiro de rodagem simples.
Comprimento máximo: 14 m;
Capacidade: 6 toneladas;
Peso bruto máximo: 16 toneladas.
Truck ou caminhão pesado
Caminhão com eixo duplo na carroceria e dois eixos juntos. No entanto, o objetivo disso é poder carregar carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo. Mas um dos eixos traseiros deve necessariamente receber a força do motor.
Capacidade: de 10 a 14 toneladas;
Peso bruto máximo: 23 toneladas;
Comprimento máximo: 14 m, como no caminhão toco.
Carretas
Categoria em que uma parte possui a força motriz (motor), rodas de tração e a cabine do motorista e a outra parte recebe a carga.
No entanto, a parte motriz recebe o nome de cavalo mecânico, e este pode ser acoplado a diferentes tipos de módulos de carga, chamados de semi-reboque.
Modelos de carreta
- Cavalo Mecânico ou caminhão extra-pesado: formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão com eixo simples, apenas 2 rodas de tração. Em conclusão, pode ser engatado em vários tipos de carretas e semi-reboques para o transporte.
- Cavalo Mecânico Trucado ou LS: tem o mesmo conceito do cavalo mecânico, mas a diferença é que, nesse caso, há um eixo duplo em seu conjunto, para poder carregar mais peso. Dessa forma, o peso da carga do semi-reboque é distribuída por mais rodas, e a pressão exercida por cada uma no chão é menor.
- Carreta 2 eixos: utiliza um cavalo mecânico e um semi-reboque com 2 eixos cada. Possui peso bruto máximo de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 m.
- Carreta 3 eixos: utiliza um cavalo mecânico simples (2 eixos) e um semi-reboque com 3 eixos. Além disso, possui peso bruto máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 m.
- Carreta cavalo trucado: utiliza um cavalo mecânico trucado e um semi-reboque, também com 3 eixos. Possui peso bruto máximo de 45 toneladas e comprimento máximo também de 18,15 m.
- Bitrem ou treminhão: é uma combinação de veículos de carga composta, mas que conta com um total de sete eixos e permite o transporte de um peso bruto total de 57 toneladas. Além disso, os semi-reboques dessa combinação podem ser tracionados por um cavalo-mecânico trucado.
- Rodotrem: é uma combinação de veículos de carga (2 semi-reboques) composta por um total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total de 74 toneladas. No entanto, os dois semi-reboques, nesse caso, são interligados por um veículo intermediário, denominado Dolly. Além disso, essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico trucado e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).
- Bitrem: conjunto que possui duas articulações: quinta-roda do caminhão e a quinta-roda do semi-reboque dianteiro. Já o rodotrem é um conjunto que possui três articulações: quinta-roda do caminhão, engate dianteiro do dolly e quinta-roda do dolly.
Tabela de taras de caminhões: eixos e rodas
- Eixo simples com 2 rodas: 6 toneladas;
- Eixo simples com 4 rodas: até 12 toneladas;
- Eixo simples com 8 rodas: até 16 toneladas;
- Eixo duplo com distância entre-eixos igual ou superior a 1,35 m e 4 rodas por eixo: até 22 toneladas);
- Eixo duplo com distância entre-eixos igual ou superior a 1,35 m e 8 rodas por eixo: até 24 toneladas;
- Eixo duplo com distância entre-eixos igual ou superior a 1,50 m e 4 ou 8 rodas por eixo: até 24 toneladas;
- Eixo triplo com distância entre-eixos igual ou superior a 1,35 m e 4 rodas por eixo: até 28,5 toneladas;
- Eixo triplo com distância entre-eixos igual ou superior a 1,35 m e 8 rodas por eixo: até 34,5 toneladas;
- Eixo triplo com distância entre-eixos igual ou superior a 1,50 m e 4 rodas por eixo: até 30 toneladas;
- Eixo triplo com distância entre-eixos igual ou superior a 1,50 m e 8 rodas por eixo: até 36 toneladas;
- Quatro ou mais eixos em tandem, com distância entre-eixos igual ou superior a 1,35 m e 4 (quatro) rodas por eixo: até 9,3 toneladas;
- Quatro ou mais eixos em tandem, com distância entre-eixos igual ou superior a 1,35 m e 8 rodas por eixo: até 11,3 toneladas;
- Quatro ou mais eixos em tandem, com distância entre-eixos igual ou superior a 1,50 m e 4 (quatro) rodas por eixo: até 10 toneladas;
- Quatro ou mais eixos em tandem, com distância entre-eixos igual ou superior a 1,50 m e 8 (oito) rodas por eixo: até 12 toneladas.
Obs: Eixos separados entre si por distância superior a 2,40 m: são considerados eixos simples isolados para limite de peso.
Conheça os pesos máximos por eixo
Primeiramente, vale destacar que esses dados funcionam para te dar um norte. É importante que o técnico em logística da sua empresa ou um profissional especializado seja consultado para ter informações mais precisas e seguras sobre a tabela de capacidade de carga.
- Peso Bruto Total por unidade ou combinação de veículos: 45 t;
- Eixo isolado de rodagem simples: carga 6.000 kg, tolerância 6.450 kg;
- Eixo isolado de rodagem dupla: carga 12.000 kg, tolerância 12.900 kg;
- Eixo duplo de rodagem simples, com suspensão direcional: carga 12.000 kg, tolerância 12.900 kg;
- Eixo duplo de rodagem dupla, com suspensão tandem, com entre eixos >1,20 ou 2,40: carga 17.000 kg, tolerância 18.280 kg;
- Eixo duplo de rodagem dupla, com suspensão não em tandem, com entre eixos >1,20 ou 2,40: carga 15.000 kg, tolerância 16.130 kg;
- Eixo duplo de rodagem simples e dupla especial, com entre eixos 1,20: carga 9.000 kg, tolerância 9.680 kg;
- Eixo duplo de rodagem simples e dupla especial, com entre eixos >1,20 ou 2,40: carga 13.500 kg, tolerância 14.520 kg;
- Eixo duplo de rodagem extra larga e suspensão pneumática, suspensão de >1,20 ou 2,40: carga 17.000 kg, tolerância 18.280 kg;
- Eixo triplo de rodagem e suspensão tandem, com entre eixos >1,20 ou 2,40: carga 25.500 kg, tolerância 27.420 kg;
- Eixo triplo com rodagem extra larga e suspensão pneumática, com entre eixos >1,20 ou 2,40: carga 25.500 kg, tolerância 27.420 kg.
Obs:
1. Conjuntos de 2 ou 3 eixos com distância maiores do que 2,40 serão considerados automaticamente como eixos isolados.
2. Em pares de eixos tandem ou conjuntos de três eixos em tandem, com quatro pneumáticos cada, os limites legais não devem exceder 1.700 kg na diferença de Peso Bruto Total.
3. Além disso, veículos que apresentarem excessos em limites ou dimensões precisam portar, necessariamente, uma Autorização Especial de Trânsito (AET).
Tabela de capacidade de carga : DNIT e ANTT
A tabela DNIT consiste em um documento com informações de distribuição de peso por eixo, peso bruto total e o tipo de veículo de vários fabricantes.
Ou seja: uma tabela de capacidade de carga para caminhões. Além disso, a tabela ANTT também divulga em um material os pisos mínimos do transporte rodoviário de cargas.
Por outro lado, a tabela ANTT, se trata de uma listagem com com preços mínimos fixados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), para as cargas de lotação. Estes fretes são aqueles que ocupam a totalidade da capacidade de carga do veículo.
E aí, deu para perceber a relevância da tabela de capacidade de carga de caminhões? Além disso, é muito importante estar em dia com os documentos fiscais! Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.
Até a próxima!