Contratar Agenciador de Cargas pode quebrar sua empresa?
Antes de começarmos com a polêmica, vamos entender o que é um agenciador de cargas e o que ele faz? Bom, esse profissional, que pode ser autônomo ou funcionário contratado pela organização, tem como objetivo principal encontrar caminhoneiros disponíveis para fazer o transporte de uma determinada carga.
Vale destacar que a atividade de agenciamento de cargas não só pode ser realizadas por pessoas físicas, mas também por empresas terceirizadas. Existem, hoje em dia, diversas instituições que intermediam as relações entre a empresa que tem uma carga a ser transportada e o motorista que fará o transporte, a chamada agência de cargas.
Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, vamos:
– explicar o que é uma agenciador de cargas;
– responder a pergunta: é possível substituir um agenciador de cargas? Se sim, como isso pode ser realizado de maneira responsável e inteligente;
– apresentar as falhas desse modelo de intermediação entre empresa e transporte da carga;
– falar sobre alternativas para essa opção.
Como funciona o processo com o agenciador de cargas?
Os agenciadores, sejam eles pessoas ou organizações, costumam se voltar para os terminais de carga. Ou seja, são enviadas pessoas para essas áreas para identificar oportunidades e realizar as devidas contratações. Mas por que o agenciador vai justamente para os terminais? Ah, isso ocorre porque esses locais concentram um grande número de motoristas a espera de trabalho.
É nos terminais basicamente que tudo acontece. O agenciador seleciona o motorista e conecta a demanda da empresa que precisa que a carga seja transportada com o caminhoneiro. Mas este exemplo refere-se apenas ao transporte rodoviário.
O agenciamento pode acontecer em todos os modais disponíveis: ferroviários, rodoviários, aéreos, aquaviários ou dutoviários. Afinal de contas, esse processo representa a coordenação de todas as fases logísticas da operação de transporte de mercadorias, tanto durante o trânsito em território nacional quanto nos casos de importação e exportação.
O agenciamento de cargas tem como objetivo a mediação da relação entre transportadoras e empresas, companhias marítimas e linhas aéreas. Dessa forma, a carga pode alcançar o destino de modo rápido e seguro.
Quais as responsabilidades da agenciadora de cargas?
A organização deve se responsabilizar pelo desenvolvimento de soluções, de acordo com as rotinas e práticas já existentes, podendo desenhar e criar novos procedimentos para otimizar os processos. Para isso, o agenciador precisará ter em mãos todas as informações sobre os produtos armazenados, transportados ou distribuídos.
É super importante que o agenciador possua esses dados para que seja feita a elaboração das rotinas ideais. Com a carga bem detalhada, por exemplo, o agente vai indicar qual é a melhor estratégia a ser acompanhada para garantir a entrega do produto dentro do prazo acordado.
Além disso, cabe ao agenciador elaborar um plano de transporte em que sejam consideradas as seguintes questões:
- tipos de mercadoria;
- modais de transporte;
- volume a ser transportado;
- endereço de entrega dos produtos;
- possibilidade de uso da consolidação;
- prazos de estufamento de contêiner;
- prazos de entrega e retirada;
- tamanho e total de contêineres a serem utilizados;
- existência (ou não) de armazenamento e distribuição.
Como escolher um agenciador de carga?
Bom, para isso, é importante analisar as competências e o nível de desenvolvimento que os candidatos têm. De maneira geral, essas são as principais para o escopo de trabalho.
- Bom relacionamento interpessoal
Isso porque o agenciador atuará conectando diversas partes. Então, será necessário ter relacionamento próximo com operadores de carga e transportadoras e também com embarcadores — o que abre caminho para melhores negociações;
- Habilidades de negociação
Será necessário negociar valores, datas e lidar com outros desafios inerentes à função.
- Tecnologia
É fundamental também que o profissional saiba usar recursos tecnológicos para a análise, coleta e interpretação de dados do transporte.
Vale a pena contratar um agenciador de carga para a sua empresa? Confira benefícios e desvantagens do modelo
A resposta para essa pergunta é complexa e pode variar. Claro que você tem diversos ganhos ao contratar um agenciador para organizar o transporte da sua carga.
Principais benefícios de contratar um agenciador de cargas
1. Experiência do agenciador
Ao contratar os serviços de um agente de cargas, a organização automaticamente passa a contar com a assessoria de um profissional que conhece bem o mercado e está preparado para enfrentar qualquer contratempo ou desafio.
2 – Otimização da distribuição
O agenciador de cargas vai buscar as melhores combinações para que o transporte realizado seja eficiente, rápido e seguro. Isso acontece após uma análise aprofundada das demandas da empresa e dos modais.
3. Gestão do tempo e aumento da satisfação de maneira geral
Outra questão importante é que, com o agenciador correto, a empresa ganha tempo na execução do transporte, fazendo com que as entregas sejam feitas no prazo estipulado. Dessa forma, há um aumento considerável da satisfação do cliente final.
Por outro lado, os próprios funcionários tendem a ficar mais motivados, porque, com ao contratar o agenciador, não é necessário se envolver tanto em atividades estressantes, consideradas burocráticas e desgastantes. E, dessa forma, ao eliminar essas tarefas da rotina, o profissional passa a se dedicar e se voltar para o que é mais importante para a empresa.
E agora a principal desvantagem de contratar um agenciador de cargas
1. Custo
Apesar do agenciador de cargas auxiliar na redução de gastos desnecessários da carga, ela não deixa de ser um custo a mais no orçamento da empresa. Quer saber de quanto é essa gasto? Bom, o serviço geralmente é organizado em porcentagem.
Os agenciadores costumam cobrar comissões sobre o valor da remuneração do motorista, que oscilam entre 10% e 30% do total recebido. Sendo assim, o valor recebido pelo frete pode chegar a ser apenas 70% do combinado com a transportadora que precisa enviar sua carga para transporte.
Porém, atualmente, existem alternativas bem eficientes e inteligentes para a substituição desse serviço. Quer saber mais?
Agenciamento de carga mais inteligente? Confira alternativas possível e que já são aplicadas
Hoje em dia, com a ascensão da internet, existem diversas soluções digitais capazes de revolucionar o nosso dia a dia. E, com o setor logístico, isso não seria diferente. Já é possível encontrar com facilidade plataformas, como a TruckPad, que conectam caminhoneiros a empresas de diversos portes que precisam de serviço de transporte, sem precisar de um intermediador como agenciador de cargas.
Essas ferramentas são online e, para realizar o mapeamento, levam em consideração dados, como:
- endereço de destino;
- endereço de partida;
- Veículo;
- tipo de carroceria;
- tipo de carga.
Além disso, todo o processo pode ser acompanhado virtualmente, muitas vezes por meio da própria tela do celular. Existem diversos aplicativos móveis que contam com funcionalidades robustas para realizar essa função de agenciamento.
Mas por que vale a pena investir nessa área? Bom, há mais segurança tanto para o motorista autônomo quanto para a empresa. Além disso, há ganho de tempo e eficiência para os dois, já que, com poucos cliques, você insere suas cargas e pode combinar fretes com os motoristas.
Dessa forma, apesar da relevância do papel e dos benefícios que um agenciador garante a sua empresa, existem, no mercado, opções mais vantajosas para realizar esse procedimento. Quer continuar aprendendo mais sobre logística? Para isso, continue com a gente! Sempre divulgamos, neste blog, informações e materiais como esse com o objetivo de te deixar o mais informado possível. Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, assine a nossa newsletter no box lateral.
Até a próxima!