As vantagens de contratar um caminhoneiro autônomo para sua empresa
Você, empresa, que trabalha com transporte de carga deve ter se perguntado em algum momento se realmente vale a pena deixar de usar sua própria frota para contratar um caminhoneiro autônomo, certo?
A Lei 11.442, de 05 de janeiro de 2007, denomina TAC-independente, ou seja, não agregado, aquele que presta serviços de transporte de carga em caráter eventual e sem exclusividade, mediante frete ajustado a cada viagem.
É comum vermos negócios se questionando se realmente vale a pena contratar um autônomo. Ou ainda se o processo é seguro e quais são os reais benefícios desta prática.
E foi pensando em ajudar você a responder algumas dessas perguntas que decidimos escrever este post. Conheça quais são os principais benefícios para a sua empresa ao contratar um caminhoneiro autônomo.
Não precisa ter vínculo empregatício
Quando a empresa contrata um carreteiro autônomo, ela não cria o vínculo empregatício, conforme Art 3° da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que afirma: “Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário”.
Dessa forma, essa escolha apresenta-se como um custo menor, onde se arca apenas com o frete, sem maiores preocupações como: salário, férias, INSS, possíveis afastamentos e outros benefícios (vale alimentação, vale refeição, assistência médica/odontológica etc).
Não precisa se preocupar com manutenção de veículo
Com o autônomo, sua responsabilidade como contratante é o pagamento do frete. Já os gastos como combustível, manutenção do veículo e possíveis contratempos, são de responsabilidade do próprio carreteiro.
Agora imagine o tanto que tirar essa preocupação da sua rotina vai te evitar de dor de cabeça!
O frete sai mais em conta
Quando o frete é feito pela sua frota/agregados, sempre haverá aquele custo com o retorno. No caso de autônomo esse custo não se aplica ao contratante.
E graças as opções de “buscar frete” que existem no mercado hoje, como é o caso do TruckPad, o autônomo tem grandes chances de conseguir bons fretes para voltar para casa!
Contratação e custos de acordo com a demanda
Outra grande vantagem de contratar autônomos é não deixar funcionários ociosos nos momentos de baixa demanda.
Como a contratação é sempre feita por demanda, a empresa consegue controlar melhor e apenas contatar motoristas quando tiver o frete.
Dessa maneira, evita o desperdício de dinheiro e tempo em manter um funcionário parado aguardando uma nova carga.
Opção de escolhas de diferentes profissionais e serviços
Ao escolher trabalhar com motoristas autônomos, você passa a ter mais de 900 mil opções de contratação (número aproximado de Transportadores Autônomo de Cargas, os TACs, segundo a ANTT) com diversas opções de veículos e carroceria, diluídos por todo o território nacional.
Logo, você também poderá atender clientes com produtos diversificados, sem se limitar aos veículos que possui em sua frota.
Então, vale a pena contratar um caminhoneiro autônomo?
Como vimos, contratar um autônomo é uma forma simples, segura e barata de melhorar resultados em seu negócio. Contudo, é preciso se atentar as normas da ANTT para contratação de autônomo para fazer tudo de acordo com a lei e não acabar sendo punido por não seguir as regras.
Caso você esteja a procura de motoristas autônomos para realizar fretes ou cargas para sua empresa, conte com a ajuda do TruckPad.
Aqui você pode anunciar suas cargas em menos de 15 segundos. É muito fácil, localize e contrate motoristas com 1 clique e acompanhe o frete em tempo real pelo TruckPad.