Custo variável e custo fixo: entenda o que é e suas diferenças
Apesar de ser algo fundamental para a sua operação, ainda existem muitas transportadoras com dificuldades de calcular custo variável e custo fixo da sua operação. Porém, esses valores não podem ser tratados como meros coadjuvantes nas planilhas de orçamento. Eles deveriam orientar a estratégia financeira da empresa. Além de servir de base para tomadas de decisão em momentos de crise. Até mesmo determinar os preços dos seus serviços.
Por isso, vamos nos aprofundar no tema de custo variável e custo fixo ao longo deste artigo, ensinando como aplicar esses conceitos na sua empresa.
Aproveite a leitura!
O que é custo fixo?
Custo fixo é todo gasto com a cadeia produtiva que acontece independentemente do volume de produção da sua empresa. Ou seja, são valores das despesas da sua empresa que você precisa pagar de qualquer forma. Seja com pouca ou nenhuma variação mensal.
Exemplos de custo fixo
O aluguel do galpão onde ficam estacionados os seus veículos de transporte de carga é um exemplo. Afinal, precisa ser pago independentemente de uma demanda alta ou baixa por serviços.
O mesmo acontece com funcionários que trabalham períodos fixos na segurança do galpão, na sua limpeza ou na manutenção dos veículos. Com muita ou pouca demanda por serviços, essas atividades continuam funcionando na sua empresa.
Por isso, esses dois exemplos de custo fixo ilustram bem a necessidade de custear determinadas demandas, ainda que os negócios estejam em baixa.
Como calcular custo fixo
Pense comigo: se você passasse um mês inteiro sem fechar serviços, ou seja, sem vender nada, quais são as atividades produtivas dentro da sua empresa que teriam que ser mantidas e estariam gerando despesas?
O cálculo do custo fixo funciona dessa forma. Identificando os gastos recorrentes, que acontecem todos os meses nos mesmos valores ou com valores muito próximos. Identificados esses números, some todos eles que você terá o que é custo fixo para a sua empresa.
O que é custo variável?
Custo variável é aquele que você vê aumentar ou diminuir, conforme maior ou menor a atividade produtiva na sua empresa. Ele serve para você estimar quanto a mais a sua transportadora irá gastar, no caso de fechar mais serviços.
Exemplos de custo variável
No caso de uma transportadora, os exemplos de custo variável são fáceis de serem entendidos. Pense que o seu veículo gasta, por exemplo, pneus, óleo para o motor e gasolina para efetuar um serviço de transporte de cargas. Quanto maior for a distância ou quanto mais serviços diferentes o veículo fizer, isso é, quanto maior for a quilometragem rodada, mais os pneus vão se desgastar e precisar ser trocados e mais rapidamente o óleo do motor precisará ser reposto e mais combustível será consumido.
Como a verba necessária para repor esses três elementos é proporcional à produção da sua transportadora, ou seja, aos serviços fechados com os clientes, esses são custos variáveis.
Como calcular custo variável?
Uma boa forma de como calcular custo variável é através do custo variável unitário. É uma medida usada para prever um valor aproximado de gastos futuros, de acordo com a produção esperada. Ele pode ser encontrado de acordo com a seguinte fórmula:
Custos variáveis (de um mês anterior) / Unidades produzidas = CV unitário
No caso de uma transportadora, uma boa medida para chegar a esse cálculo médio seria o quilômetro rodado. Portanto, a fórmula do custo variável unitário pode ser adaptada para:
Custos variáveis / Quilômetros rodados = Custo Variável por Quilômetro
Ex: R$10.000 de custos variáveis / 200km rodados = R$50 por quilômetro
Assim, para trabalhar com projeções futuras, basta fazer:
KM contratados em serviços x Custo Variável por Quilômetro = Custos Variáveis
Ex: 200km contratados x R$50 por quilômetro = R$10.000 de custo variável
Diferenças entre custo variável e custo fixo
Custo variável e custo fixo se comportam de maneiras diferentes no que diz respeito à saúde financeira da sua empresa.
Ser uma empresa que tem o custo fixo como a maior despesa significa que você tem um maior potencial de lucro ao escalar a sua produção. Isso acontece porque os custos fixos vão ser diluídos em cada vez mais unidades produzidas ou serviços contratados, permitindo que uma maior parcela do valor a ser recebido em cada um seja de lucro.
Porém, o aspecto negativo disso é que um custo fixo alto significa uma maior dificuldade de fazer as contas fecharem em épocas de crise. Já que você continua tendo despesas pesadas mesmo sem trabalhar muito.
Já as empresas que têm o custo variável como o principal tem também uma maior dificuldade de aumentar a sua lucratividade. Afinal, quanto mais serviços contratados, maiores também serão as despesas para operar. Em compensação, essas são empresas que se adaptam bem aos movimentos do mercado. Já que nos períodos de baixa, os seus custos operacionais caem.
A importância de reconhecer seu custo variável e custo fixo
Ter uma noção apurada do seu custo variável e custo fixo é importante para avaliar como anda a saúde financeira da sua empresa. Veja de que forma isso pode te ajudar.
Ajuda no planejamento financeiro
Entender em que patamar está o seu custo variável e custo fixo faz com que você consiga planejar quanto quer ter em caixa para épocas de maior gasto (como o fim de ano, quando os empregados recebem o 13º salário) e permitir que você saiba onde cortar despesas, no caso de baixa nas vendas.
Facilita para visualizar sazonalidades
Digamos que todo mês de setembro os custos gastos variáveis têm uma alta impressionante. Isso provavelmente também quer dizer que, neste mês, você está trabalhando além dos demais, fechando mais contratos e produzindo mais.
Assim, olhando para o custo variável é possível entender quando há a necessidade de se preparar para atender a uma demanda acelerada.
Determina o preço dos produtos/serviços
Cada orçamento de serviço emitido pela sua transportadora deve levar embutido custo fixo e variável. Ou seja: o preço do serviço será composto da parcela que ele deve “pagar” do seu custo fixo mensal + o custo variável que esse novo serviço traz para a sua empresa + o seu lucro.
Por isso, é impossível precificar corretamente os seus serviços sem conhecer bem os seus gastos.
Evidencia a margem para negociação
Agora que você sabe exatamente quanto do seu serviço será reinvestido na empresa para cobrir o custo variável e custo fixo da operação, você conhece também qual é a margem que sobra para oferecer promoções em épocas de baixa nas vendas ou para negociar grandes contratos com clientes, sem prejudicar as suas contas, é claro.
E aí, deu pra notar a importância que os custos variável e fixo podem ter no seu negócio? Aproveite e leia também sobre os custos diretos e indiretos clicando aqui.