Qual é a diferença entre Logística e Cadeia de Suprimentos?
É comum a confusão entre os termos logística e cadeia de suprimentos, ou Supply Chain. Principalmente, em que pontos cada um deles atuam. É importante lembrar que todas as etapas de qualquer produto, desde a produção, estoque e entrega até o consumidor final, podem variar de acordo com cada empresa. Mas quanto mais definido e individualizado os processos da cadeia de suprimentos, melhor será o resultado final.
Dessa forma, com o processo bem gerenciado, a empresa pode otimizar os processos e ganhar tempo e rentabilidade. Isso com o descarte de etapas que não acrescentam e só atrasam a linha de produção.
Nos inspiramos no infográfico da Argentus, empresa canadense de recrutamento especializada em Supply Chain, para explicar melhor as diferenças entre logística e cadeia de suprimentos.
Diferenças entre logística e cadeia de suprimentos
Basicamente, a gestão da cadeia de suprimentos é responsável pelos métodos e sistemas operacionais ligados ao produto, direta ou indiretamente. Por exemplo, cumpre as tarefas de compras, depósitos, inventários – da produção até a pesquisa de satisfação do cliente.
Já a logística é uma etapa dentro do processo de cadeia de suprimentos. Está relacionada com o movimento físico do produto da empresa até o cliente, preocupada com o prazo de entrega. Por esses motivos são operações conectadas e dependentes.
Logística x cadeia de suprimentos
Apesar das diferenças citadas acima, ambos os conceitos tem muito em comum. Isso porque a logística não deixa de ser uma parte da cadeia de suprimentos. Afinal, ambos gerenciam os produtos até chegar ao mercado. Entenda como se diferenciam e se complementam ao mesmo tempo:
Logística
- Função técnica dentro da cadeia de suprimentos;
- Processo interno de uma empresa, às vezes terceirizado para uma empresa própria de logística;
- Objetiva baixos custos, modelo de distribuição just in time de produtos e centros de distribuição.
Cadeia de Suprimentos
- Visão estratégica que abrange logística, aquisição e planejamento;
- Trabalha com fornecedores, fabricantes e outros parceiros externos;
- Objetiva vantagem competitiva ao trabalhar com parceiros externos para impulsionar a inovação e redução de custos em todas as etapas da produção.
Infográfico: Diferenças entre logística e supply chain
Para tornar tudo isso que falamos acima mais visual, disponibilizamos este infográfico. Confira nele todas as estratégias que envolvem a logística e a cadeia de suprimentos: