Como obter diferenciais para sua transportadora e impulsionar suas vendas?
Como diferenciar sua transportadora? Com o mercado cada vez mais competitivo, muitas empresas pesquisam sobre como diferenciar seu negócio hoje em dia. E, de fato, existem estratégias bem claras nesse sentido que, se seguidas corretamente, podem criar uma vantagem em cima da concorrência.
Mas, para isso, é importante entender as necessidades da sua organização e também as expectativas do seu cliente. Sendo assim, é possível encontrar, na logística, diferencial competitivo após a união das suas demandas com os interesses dos consumidores finais. É essencial que seja feita essa análise cuidadosa e compreendido, na prática, o que você como empresa tem interesse em oferecer ao cliente.
Ficou curioso para aprender mais? Neste artigo, vamos:
– explicar como criar diferenciais competitivos na transportadora;
– apresentar exemplos de como fazer isso;
– dizer como o TruckPad pode te ajudar a criar valor no serviço prestado pela sua empresa.
Como criar valor para a sua transportadora? Confira dicas práticas
Uma boa estratégia exige necessariamente planejamento e organização. É importante fazer um estudo atento do mercado para entender as demandas dos clientes. Por exemplo, realizar um estudo com potenciais clientes para compreender o que eles sentem falta e o que eles não abrem mão no serviço logístico.
Com essas respostas, é possível fazer uma análise e entender oportunidades de maneira clara no setor, além das falhas que precisam ser corrigidas com mais prioridade. Mas não é para ter medo de colocar a mão na massa. É importante que essa etapa seja valorizada pela equipe, porque, caso uma estratégia seja desenvolvida sem esse momento, ela terá chances muito maiores de falhar. Afinal de contas, nesse caso, a estratégia se baseia em “achismos”, opiniões que podem não ter fundamento.
Após realizar esse estudo e compreender as necessidades, aí sim está na hora de olhar para dentro. O ideal aqui é buscar entender os pontos fortes da sua empresa e os fracos. É bacana que essa etapa seja realizada por pessoas de diferentes perfis, idades, gêneros e regiões para que, assim, sejam obtidas informações complementares, e você tenha acesso a um panorama completo.
Com toda essas informações em mãos, tá na hora de você se perguntar: até onde eu quero ir?
Opções de diferenciais competitivos para você se inspirar
1. Excelência no atendimento
Uma das formas de você se destacar com o cliente é se dedicando ao atendimento. E como você pode fazer isso? O principal elemento é a disponibilidade do suporte. Ou seja, entender rapidamente o que o consumidor precisa e oferecer uma solução coerente, justa e ágil.
Outra dica importante é o uso de mais de um canal. Quem escolher essa estratégia deve investir em meios de comunicação diversificados, como redes sociais, e-mail e telefone.
2. Preço baixo
Outra opção está relacionada ao preço do serviço. Existem clientes cujo valor principal de atração é a economia. Para isso, eles buscam empresas que oferecem os menores preços sempre.
Para conseguir diminuir os preços finais, claro, é fundamental que sejam reduzidos os gastos com o processo de transporte.
3. Estilo de vida e valores
Por outro lado, existem pessoas que buscam empresas que tenham a ver com as suas crenças pessoais. E, por isso, procuram comprar em organizações que estejam alinhadas com seus valores e estilo de vida.
Um exemplo prático disso são as empresas que se dedicam a movimentos sociais, como direito humanos, das mulheres, direito dos LGBTs etc. Há também aquelas com foco sustentável.
4. Entrega
Há também por quem opte por receber o produto o mais rápido possível, nem que, para isso, precise pagar mais caro.
Cuidados para manter a estratégia e os diferenciais da sua transportadora
1. Alinhamento
Vale reforçar também que a visão estratégica deve acompanhar todas as ações feitas pela empresa. É importante tomar cuidado para que nada aconteça de maneira desalinhada e, assim, cause desconforto com o público. Ainda mais na atualidade, com as redes sociais, a reputação de uma marca pode ruir em poucos segundos por meio do engajamento dos usuários.
2. Equipe
Por outro lado, uma estratégia, quando sai do papel, precisa ser acompanhada com cuidado para que todos os funcionários a adotem. No dia a dia, é comum que as pessoas ajam de acordo com seus hábitos, que podem não estar de acordo com a estratégia definida pela empresa.
Por isso, é necessário investir na divulgação e na comunicação dessa estratégia para os profissionais da organização, deixando claro o valor agregado que isso pode trazer para sua empresa e para a vida de cada funcionário.
3. Revisão e acompanhamento
O monitoramento é também uma peça-fundamental. É importante estar sempre atento para verificar se a estratégia está sendo percebida de maneira correta pelo cliente final, se ele está entendendo os valores que você está reforçando.
A importância da visão estratégica no setor logístico
Além de ser útil para criar valores e ajudar a formar uma imagem da empresa aos olhos do consumidor, a estratégia ajuda nas decisões. Isso porque, como você tem uma base para se guiar, fica mais fácil entender o que é importante, essencial e desnecessário para a sua organização.
Da mesma forma, também fica mais fácil organizar o que é prioritário. Sabe aquela atividade que você não sabe se merece se dedicar agora ou não? Ao ter uma estratégia bem embasada, torna-se mais claro quais tarefas devem ser o foco da equipe ou não.
E aí, conseguiu se inspirar em modelos de negócio para encontrar seu diferencial? Esperamos que sim. O TruckPad também pode te ajudar bastante nisso. Com a ferramenta de gestão de transporte, você consegue eliminar a burocracia por trás da contratação de um motorista autônomo, além de reduzir consideravelmente os gastos e, assim, maximizar os lucros da sua organização no final do mês.
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Até a próxima!