Estratégias de marketing digital para transportadoras
O marketing digital para transportadoras é um mercado que tem crescido cada vez mais, tanto no Brasil quanto no mundo a fora. Isso porque, ao usar as estratégias corretamente, é possível alavancar as vendas e reforçar os valores da sua marca.
Para se ter uma ideia, no país, como mostra a reportagem da revista Exame, apesar da forte crise econômica, empresas brasileiras cresceram consideravelmente ao usar o marketing online como estratégia.
Mas você sabe o que é marketing digital e como ele pode ser útil no setor de transporte? Bom, ele pode ser definido como um conjunto de ações de comunicação que acontecem por meio da internet e meios digitais, como sites, blogs, e-mails, mensagens etc. Tudo isso com objetivo de divulgar e comercializar produtos ou serviços.
Ficou curioso para saber mais? Então, você está no lugar certo. Neste artigo, vamos conversar sobre estratégias de marketing digital na logística e como transformar a sua transportadora digital em realidade.
O mundo já é digital!
Que o mundo digital já faz parte da rotina dos brasileiros, você já deve ter percebido! Atualmente, segundo dados da pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação, realizada em 2018 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só no Brasil, praticamente dois terços da população do país, o que representa 69,8%, possuem conexão com a internet.
Inclusive, os próprios hábitos de consumo de conteúdo têm sofrido muitas mudanças. A televisão, o jornal e as revistas impressas são bons exemplos disso. Pense no seu caso, por exemplo: seus costumes na hora de consumir conteúdo são os mesmos que há alguns anos? E você já parou para se questionar sobre isso?
A grande questão é que o mundo digital chegou para ficar. Com isso, ele alterou os processos e hábitos de diferentes setores – inclusive, no transporte de cargas.
Custo: marketing tradicional x marketing digital
E o preço do marketing digital em relação ao tradicional? Essa é uma pergunta bem importante. Afinal, quanto mais custo, mais difícil executar uma ação!
De acordo com pesquisas apresentadas na Exame, o marketing de conteúdo, que é uma estratégia digital que vamos falar mais abaixo, custa 62% menos do que o marketing tradicional. Em relação ao impacto, ele pode gerar até 3 vezes mais resultados.
Ficou animado para colocar em prática a estratégia na sua transportadora? Primeiro, vamos aprender os principais conceitos desse setor!
Marketing digital: conceitos e boas práticas que você precisa conhecer
É importante deixar claro que as estratégias de marketing online podem ser adotadas por empresas de diferentes áreas, da educação ao setor logístico. Só é importante compreender, de fato, os conceitos e acompanhar os resultados sempre que possível.
De maneira geral, o marketing tem como objetivo principal solucionar dores, dúvidas e desejos de clientes e potenciais consumidores. Ou seja, esse novo jeito de fazer marketing busca entender as necessidades do seu público-alvo e ajudá-lo usando os valores e soluções da sua marca como norte.
No digital, são utilizados canais digitais, como, por exemplo:
- Blogs;
- Sites;
- Motores de busca (como o Google);
- Mídias sociais;
- E-mail e outros.
Mas, por ser um cenário muito vasto e, em teoria, novo, é importante ficar atento e ter alguns cuidados. Veja abaixo 3 que separamos:
1. Planeje, planeje, planeje!
Aqui, temos, então, a primeira dica: qualquer ação de marketing, precisa envolver necessariamente um planejamento consistente, onde serão definidos:
- Os principais objetivos do projeto;
- As ações que serão tomadas;
- Os resultados esperados com a finalização do projeto.
2. Compreenda a importância dos dados nesse cenário
A performance é realmente muito importante, além de ser um dos principais ganhos do marketing online. Isso porque, no mundo digital, é possível extrair dados de diversas ações do internauta.
Dessa forma, com o suporte de boas ferramentas é possível entender as expectativas de quem você quer atingir, como a indústria por exemplo. Além disso, você fica a par de como funciona, na prática, sua jornada de compra e os gaps do processo. Não deixe essa oportunidade de lado!
3. Defina as metas quantificáveis e fique de olho nelas!
Como falamos, o marketing digital oferece uma gama de dados. Para você não se perder nesse oceano de possibilidades, defina quais os principais objetivos da sua empresa.
Por exemplo: para você, é importante que o usuário fique quanto tempo em média na sua página? Ou é mais significativo acompanhar a quantidade de usuários que acessam seu site ou aplicativo móvel e como eles chegam até ela? Mas lembre-se: também não selecione diversos indicadores, apenas os principais e necessários!
Caso contrário, com muitos dados, você pode acabar se perdendo. E aí chegamos na outra dica: o monitoramento precisa ser constante. Para ter uma noção da performance como um todo, acompanhe semanalmente ou, pelo menos, mensalmente os mesmos dados. O ideal é organizar esses números em relatórios com gráficos.
Marketing digital para transportadoras: tudo o que você precisa saber
O marketing digital para transportadoras pode ser usado no setor logístico de diferentes formas. É possível, com o uso dessa estratégia:
- Criar uma identidade digital marcante;
- Aumentar a visibilidade do serviço oferecido;
- Melhorar sua performance;
- Atrair mais clientes;
- Aumentar seus lucros.
Mas vale lembrar que, para conquistar esses objetivos listados, você pode (e deve) seguir diferentes caminhos, que vamos te mostrar abaixo.
Marketing de conteúdo
Bom, uma das possibilidades é investir na produção de conteúdo relevante para o público. Dessa forma, você vai atrair e gerar valor para potenciais clientes e para a comunidade em si. Tudo isso contribui na criação de uma percepção positiva no público sobre a marca e a empresa.
Aqui, você pode investir na criação de conteúdo para as principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Além disso, você pode elaborar conteúdos para o seu blog, como a Truckpad faz, por exemplo. Nos dois casos, é importante usar as ferramentas adequadas e ter conhecimento para isso.
SEO
No Google, por exemplo, é comum os internautas realizarem pesquisas por meio de palavras-chaves. Existem atualmente diversas plataformas – algumas com funções gratuitas, inclusive – que disponibilizam essas palavras-chaves. É fundamental usar esses termos no seu texto para que ele seja bem ranqueado no principal site de buscas do mundo. Assim, quando um curioso pesquisar sobre o tema, ele terá mais chances de cair no seu site. Ubersuggest, Keyword Tool e Google Trends são exemplos de ferramentas para te ajudar com isso.
Essa tática tem um nome específico e tem ganhado cada vez mais espaço nas agências de comunicação. O nome dela é SEO, que corresponde a expressão inglesa “Search Engine Optimization” (Otimização para mecanismos de busca, em tradução livre para o Português). Consiste em um conjunto de técnicas de otimização de texto para sites, blogs e páginas na web.
Mídias sociais
Da mesma forma, em relação às mídias digitais, é importante ficar atento às hashtags usadas e quais são os principais temas do momento. Vale a pena acompanhar, no Google Trends, o que está bombando no mundo da internet antes de fazer um post.
Uma dica importante ainda neste tópico tem a ver com a recorrência. Para que o marketing de conteúdo apresente bons resultados, você deve alimentar os canais de comunicação com frequência. Por isso, use e abuse das suas redes sociais!
Publicidade online
Outra possibilidade é o anúncio digital, que pode ser especialmente útil para quem está iniciando um projeto de marketing digital mesmo que do zero. Com a publicidade certa, você conseguirá atrair os primeiros visitantes e criar uma audiência cativa. Aqui, também você encontra muitas possibilidades!
- É possível contratar anúncios no Google por meio da ferramenta Google Adwords. Isso é o que chamamos de link patrocinado e você com certeza já viu isso por aí. Quando você faz uma pesquisa no Google, os primeiros resultados costumam ser identificados com a tag anúncio.
- Nas redes sociais disponíveis, você pode aumentar o alcance dos posts realizados ao realizar uma publicidade online. Se o assunto for relevante para o público e você usar essa estratégia, terá tudo para conquistar resultados ainda melhores!
Conseguiu perceber a relevância dessa estratégia para o seu negócio? Então, não perca tempo e comece a colocar em prática. Mas, primeiramente, planeje e organize os objetivos do projeto de marketing digital. Depois, coloque em prática usando o canal e a estratégia mais adequada.
Boa sorte e até a próxima!