8 ferramentas de logística e transporte que você precisa conhecer
Você sabia que ferramentas de logística são diferenciais que colocam em ordem muitos setores e ainda facilitam o dia a dia? Pois é. Além disso, está diretamente ligado à outro diferencial competitivo que qualquer empresa pode proporcionar ao mercado para agregar valor a produtos e serviços e, em consequência disso, exceder a expectativa dos clientes: a logística.
Mas essa função técnica fica ainda melhor e otimizada com o uso de softwares de logística, que ajudam no funcionamento pleno da empresa. E é justamente sobre isso que falaremos nesse conteúdo.
Agora, conheça abaixo as principais ferramentas de logística para começar a aplicar no seu negócio!
Ferramentas de logística que você precisa conhecer (e aderir):
WMS – Warehouse Management System ou Sistema de Administração de Armazém
É um software de logística que faz a administração de armazém com base no banco de dados que a empresa alimenta. É uma ferramenta de logística aliada a movimentações dentro do armazém, pois registra exatamente o momento que acontece quaisquer ações nas dependências. Mas para que o software funcione é necessário alguns auxílios, como:
- Código de barras;
- Aparelhos com sensores;
- E outros.
Entretanto, o WMS é uma ferramenta de logística utilizada para reduzir tempo de organização do armazém, como também a mantê-lo organizado. É uma oportunidade de ter precisão e inteligência, além de descartar a hipótese de produtos perdidos, trocados ou até mesmo, fora da validade.
O que esse software de logística faz?
- Controle e atualização do armazém;
- Gestão de inventário;
- Análise de necessidade de compra do armazém;
- Análise de pedidos recebidos;
- Exatidão em informações de itens;
- Giro de estoque/produtos.
TMS – Transportation Management System ou Sistema de Administração de Transporte
É o software de transporte responsável pelo controle e gerenciamento desse processo. Direciona, de forma integrada, a distribuição do produto com programação automática do status da entrega para o cliente com rastreamento e agendamento de entregas.
Além disso, o essa ferramenta de logística (o TMS) também identifica e consegue medir os custos na cadeia de transporte, até mesmo custos da gestão dos recursos humanos e materiais. Entre eles: as perdas de manutenção da frota e índices de avarias nas entregas.
O que esse software de logística faz?
- Cálculos de fretes;
- Simulação de cenários com fretes e rotas ideais;
- Rastreamento de cargas;
- Automatização de informação da carga;
- Agendamento de entregas;
- Organização para entregas;
- Emissão eletrônica de romaneio (relatório de controle);
- Agilidade na distribuição de cargas.
ERP – Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais
Mais do que um software de logística, o ERP controla e avalia os recursos da empresa toda. No entanto, é uma excelente ferramenta de gestão das operações diárias de uma empresa. Mas tanto as atividades do setor administrativo quanto as do operacional podem ser controlados pelo ERP.
Assim, o processo fica ainda mais aperfeiçoado, já que é uma ferramenta que, além de logística, agrega financeiro, materiais e controladoria como também oferece a integração dos módulos de WMS e TMS.
O que esse software de logística faz?
- Fluxo de caixa;
- Controle de produção;
- Cálculo da quantidade de estoque;
- Boletos de cobrança;
- Emissão de nota fiscal eletrônica;
- Identificação de falhas de informação;
- Controle de custos;
- Integração com os módulos de WMS e TMS.
Roteirizador
O roteirizador é um software de transporte que ajuda na redução de custos e otimização do tempo nas rotas. É responsável por planejar a viagem de acordo com a melhor rota e custo benefício, levando em conta valores de pedágios, distância de postos de abastecimentos e outros fatores que são fundamentais para garantir uma viagem tranquila.
O que esse software de transporte faz?
- Otimiza tempo e produtividade;
- Reduz custos de combustível;
- Escolhe rotas de acordo com os valores de pedágios;
- Controla a jornada do motorista;
- Tem parâmetros para cobrança justa de frete.
Telemetria
É um software de transporte usado para monitorar veículos. É capacitado para fazer o rastreamento do caminhão por sinal de rádio ou satélite a grandes distâncias.
Além disso, esse controle permite previsão de gastos, ganho de produtividade e controle operacional. Para qualquer empresa, poder acompanhar exatamente onde os veículos estão, traz tranquilidade e segurança, por isso essa é uma das ferramentas de logística mais requisitadas.
O que esse software de transporte faz?
- Posição just in time do veículo;
- Monitoramento da velocidade;
- Detecta falhas ou perda de potência;
- Histórico do veículo ou frota.
Monitoramento de entregas
No mercado existem diversas ferramentas capacitadas para o monitoramento de entregas, e são diferenciais para quem procura ferramentas de logística que ajudam na organização da empresa. Mas digamos que é um adicional que pode tranquilizar o gestor e garantir a etapa da entrega bem sucedida.
Além disso, o modelo de e-commerce é beneficiado com esse serviço, que permite que o consumidor final faça o acompanhamento pelo site. Claro que, se as operações forem todas internas da própria empresa, como produção, embalagem, e outros, o processo fica ainda mais em sincronia.
O que esse software de transporte faz?
- Minimiza atrasos e perdas;
- Facilita que as entregas cheguem corretamente no destino;
- Acompanhamento do gestor na trajetória do produto;
- Integração com ERP e TMS.
Contratação de motoristas autônomos
É uma saída para empresas que pretendem diminuir custos com logística, sendo uma das ferramentas de logística que soluciona a problemática de encontrar, contratar e gerenciar motoristas autônomos. Por isso, a empresa contratante tem mais eficiência na operação e segurança na contratação.
Além disso, o sistema do TruckPad oferece alta tecnologia e otimiza a performance das suas cargas, sendo possível fazer acompanhamento em tempo real de onde o motorista está. Entretanto, é possível avaliar caminhoneiros que prestaram serviço para sua empresa, o que ajuda futuras contratações. Dessa forma, o risco de contratar motoristas autônomos mais qualificados é muito maior.
O que esse software faz?
- Notificação instantânea da publicação de carga para o motorista;
- Busca com as especificações do frete como localização, veículo, etc;
- Mensagens diretas por chat;
- Salvar rotas mais usadas.
Gestão de frotas
Existem muitas plataformas que disponibilizam a gestão de frotas e facilitam com que a empresa tenha melhor o controle das operações de transporte. Entre os benefícios estão: integração das atividades de manutenção, monitoramento dos veículos, e acompanhamento do desempenho do carro e do motorista. Assim como as outras ferramentas de logística, a gestão de frota se adapta às necessidades da empresa e pode ser personalizada.
O que esse software faz?
- Relatórios técnicos para acompanhamento da frota;
- Acompanhamento de gastos;
- Alertas em situações anormais;
- Diminuição dos custos;
- Automatização dos processos.
Resumindo, deu pra perceber o quanto as ferramentas de logística pode ajudar você e a sua empresa a otimizar processos, né? Então, que tal experimentar? Aproveite para comentar aqui com a gente o que achou. Sua opinião vale muito!
Até a próxima!