Os diferenciais atrativos para sua empresa fidelizar o caminhoneiro
Imagine a seguinte situação: hipoteticamente você e o seu concorrente têm o mesmo valor de frete, mas o motorista autônomo não fechou com a sua empresa. Qual é a primeira coisa que você pensa?
Se você acredita que o preço é o único fator para o caminhoneiro decidir se vai carregar um frete ou não, já posso te adiantar que não é somente isso. Existem outros pontos que também são atrativos e decisivos, por isso a empresa deve ficar atenta para não perder posição de mercado.
É importante deixar claro que a falta de transparência das empresas junto ao caminhoneiro é uma das principais reclamações que o TruckPad assiste nos bastidores. Por isso, antes mesmo de começar com as dicas, é essencial que todos os funcionários da sua operação de transporte entendam a importância de honrar com o acordado com o motorista. Fechado?
Dicas para fidelizar o caminhoneiro
Fixar horário para carregamento
Caso seja o primeiro contato da empresa com o motorista, aborde temas como tempo médio para carregamento. Não adianta falar que o carregamento é realizado em 2 horas sendo que de fato o tempo médio varia entre 4/5 horas para essa atividade.
Lembre-se de uma coisa: O caminhoneiro normalmente não se incomoda em esperar o tempo combinado, mas ele fica frustrado quando não possui um cronograma e fica à deriva. Informe a ele o tempo para cada processo, como: checklist, realização do cadastro para entrar no local com o caminhão e outros processos que necessitem apresentação de documento. Também deixe claro se é possível fazer agendamento ou se o carregamento ocorre por ordem de chegada. Se possível, tenha todos esses horários e informações fáceis e acessíveis para encaminhar no WhatsApp do caminhoneiro.
Recompensar os motoristas mais bem avaliados
Medir resultados verificando a qualidade de serviços contratados pode nortear a empresa em relação à produtividade. Claro que manter esse controle internamente nem sempre é fácil, mas ferramentas como o TruckPad ajudam nesse ponto. Ao ter o controle dos melhores motoristas para carregar, sua empresa pode criar políticas de recompensas para esses caminhoneiros bem avaliados. Alguns exemplos: tempo menor para carregar, incremento no valor do frete, acesso a alguma área exclusiva de espera etc. A ideia é: trate os melhores motoristas como VIP. Afinal, você vai querer que ele volte, certo?
Estruturar a portaria e sala do motorista
Preste atenção em mais outro fator que implica na decisão do caminhoneiro na hora de decidir por qual empresa ele irá transportar: estrutura. Isso significa suporte para receber o caminhoneiro, como um espaço com televisão, chuveiro, sofá, café ou restaurante de fácil acesso. Isso sem dúvidas faz diferença na hora que o caminhoneiro conta para os colegas de estrada como é gratificante carregar com a empresa, o que, além de motivar o autônomo, instiga outros motoristas a também quererem trabalhar em uma empresa com infraestrutura boa.
Mas é importante identificar o momento da empresa: entre escolher uma estrutura mais robusta ou deixar sua operação mais dinâmica, ágil e eficiente, é mais urgente melhorar a operação, é claro. Afinal, nenhum motorista vai ficar feliz de passar 12h para descarregar uma carga, mesmo que possa esperar em um espaço confortável. Mas claro que se a empresa conseguir unir as duas propostas, sem dúvidas, o caminhoneiro terá orgulho em carregar.
Ter o material pronto para carregar nas docas
Um costume comum entre as empresas é de não deixar a mercadoria pronta junto a doca antes da chegada do motorista. Acredite, esse pequeno detalhe deixa o carregamento da empresa significativamente mais efetivo e rápido. Se com isso sua operação conseguisse economizar apenas minutos, no fim do dia elas se tornariam horas e, depois de um mês, esse tempo com certeza fará uma grande diferença no quadro de produtividade da empresa.
Considere sua doca como um cockpit de Fórmula 1, cada segundo faz diferença para um time campeão.
Ser especialista na rota
Sempre que possível, sua operação deve conhecer a fundo as rotas em que a empresa transporta. Ou seja, conhecer estradas secundárias, os melhores postos de abastecimento do trecho, onde encontrar o combustível mais em conta, qual é a parada com mais estrutura e condição da estrada. Passe essas informações para o motorista autônomo que for para a rota. Isso demonstra atenção e zelo com o motorista, além de ficar notável a preocupação com a jornada do autônomo.
Formalizar o pagamento do frete
No mercado competitivo de transportes as margens de frete de uma empresa para outra normalmente são mínimas, portanto a forma de pagamento pode ser um grande diferencial.
Os formatos de adiantamento e saldo mais comuns variam em média de 60% antes do frete e 40% depois ou 70% antes do frete 30% depois da entrega. Mas o diferencial mesmo para a ter um fama positiva no mercado é o pagamento final.
Existem casos de empresas só efetuarem o pagamento após 5 dias úteis da chegada dos canhotos físicos na transportadora. É imprescindível estruturar o prazo de pagamento da sua empresa, definindo limite de atrasos, por exemplo, e sempre comunicar ao motorista quando isso for ocorrer.
Para o pagamento do frete a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) fixou uma tabela com preços mínimos. Certifique-se de utilizar a tabela de fretes, visto que podem ser emitidas multas para as empresas que não fizerem o pagamento dentro do valor estipulado.
Pensando em facilitar o pagamento, com o TruckPad Pay pós-pago você ganha até 10 dias para pagar o seu frete, ganhando fluxo de caixa, além de não precisar mais dar cartões para os motoristas ou gastar tempo fazendo transferências, tudo é digital.
Respeito em primeiro lugar!
Uma pesquisa quantitativa realizada pelo TruckPad identificou que o fator mais importante para o motorista é ser respeitado e reconhecido como profissional, ficando atrás apenas de fazer a família feliz. Seja quais dessas mudanças você decida implementar na sua empresa, lembre-se que o mais importante é demonstrar respeito ao motorista autônomo.
Todos esses pontos tratados anteriormente impactam diretamente na reputação da empresa. Os motoristas autônomos estão sempre em contato uns com os outros. Portanto, tenha certeza que se sua empresa faltar com respeito com alguém na hora de carregar, a fama negativa vai te preceder. Assim como uma empresa que demonstra cuidado e zelo cairá na boca do motorista e será sempre indicada entre os amigos. Isso decidirá se o embarcador terá facilidade ou dificuldade na hora da contratação.
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