Conheça a história da logística e o seu impacto nos dias de hoje
Você já imaginou como seria o mundo dos transportes de cargas se não existisse a logística? Possivelmente a maioria dos processos seriam feitos de forma muito menos otimizada.
Por conceito, logística é a parte organizacional de uma empresa em que se faz o planejamento relacionado a materiais, produtos, finanças, funcionários e informações. É a área que busca otimizar todos os processos, para que sejam realizadas com o menor gasto possível e posteriormente capaz de entregar melhores resultados.
O surgimento do termo e a história da logística
Existem duas origens mais conhecidas para o termo e o significado de logística da forma como conhecemos hoje. Ambas estão intimamente relacionadas às guerras e à preparação necessária para dar conta desses momentos.
A Grécia Antiga é a primeira suposição do local de origem da logística. Nesta região foi onde surgiu o termo “logistikas”, que significa cálculo e raciocínio, no sentido matemático. Em derivação desse termo, os militares responsáveis pelos assuntos financeiros e pela distribuição de suprimentos em meio às batalhas, eram chamados de “logistikos”. Nos Impérios Romano e Bizantino também era usual essa nomenclatura.
A segunda suposição vem do verbo francês “loger”, que significa alojar ou acolher, e deu origem à palavra “logistique”. O termo passou a ser utilizado nos estudos do teórico Barão Antoine Henri Jomini, militar que estudou a guerra, dividindo-a em 5 grandes partes: estratégia, grandes táticas, logística, engenharia e táticas menores. Com essa divisão, ficou definido logística como “a arte de movimentar exércitos”.
Ao acompanhar Napoleão Bonaparte na organização das guerras, execução de planejamentos estratégicos de transporte de tropas, armamentos e de distribuição de suprimentos, Jomini detectou a necessidade da logística e descreveu-a em sua obra “Sumário da Arte da Guerra”.
Assim nascia a ideia de logística.
A partir desse momento, alguns acontecimentos industriais foram marcantes na história da logística, como: a invenção das máquinas a vapor por James Watt, no século XVIII, que permitiu a produção em massa de artefatos que antes eram produzidos manualmente, de forma não escalável.
Da mesma forma, a Segunda Revolução Industrial foi um avanço na história, porque trouxe grandes inovações para o que era considerado como a maior dificuldade após a criação da produção em alto volume: a distribuição em massa. Em razão dessa demanda, foram criados meios de transporte e comunicação, como trens, navios e o telégrafo.
Depois, vieram os conceitos de Taylorismo (divisão do trabalho) e Fordismo (linha de produção), para introduzir de vez a automatização de processos de produção para torná-los efetivamente escaláveis e eficientes.
A modernização da logística
Conforme o tempo passa e os estudos e demandas sobre logística são atualizados, as empresas percebem cada vez mais necessidades diferentes. Um exemplo é a mudança de hábitos dos próprios consumidores que estão cada vez mais críticos e exigentes na hora de escolher um produto, em razão da Sociedade de Informação. Além disso, consideram também mais do que nunca o prazo do recebimento e a praticidade na entrega.
Para as empresas se manterem competitivas no mercado, é necessário utilizar estratégias de logística para organizar e melhorar a gestão, de forma que atenda a esses consumidores mais informados e conscientes, como também superar expectativas daqueles clientes que não ainda enxergam essa velocidade do mercado.
Com essa visão, fica nítido que o papel da logística é muito maior do que apenas uma estratégia de distribuição eficaz. Vai desde a compra de matérias-primas, passando pela gestão de estoques e produção, controle de operações, gestão e previsão da demanda e até o planejamento de longo prazo. Por isso, a logística precisa evoluir a cada dia para manter um processo muito mais complexo de compra alinhado, do início ao fim, para agregar valor ao produto ou serviço vendido e manter as contas da empresa.
Nesse contexto, muitas empresas conseguem identificar que precisam de auxílio para desenvolver toda ou parte dessa estratégia. Em alguns casos, contrata-se consultores de logística para que façam um diagnóstico da empresa e da situação atual, metrificando possibilidades e objetivos de futuro traçado em um planejamento adequado. Já a ferramenta de logística e transporte têm a função de tornar os processos menos manuais e mais inteligentes, como se propõe a fazer o TruckPad, que oferece tecnologia para gestão de transporte e contratação de motoristas autônomos de caminhão.