O que é logística empresarial? Veja como aplicar ao seu negócio
Quer saber três coisas que você consegue obter com uma boa logística empresarial?
- Lucrar mais;
- Ter menos problemas;
- Deixar os clientes mais satisfeitos com o seu trabalho.
E que empresa não gostaria de fazer essas três coisas, não é mesmo? Em primeiro lugar, aplicando alguns conhecimentos de gerenciamento da cadeia de suprimentos, a sua transportadora pode chegar nesse resultado também.
Se você quer entender como começar a fazer isso acontecer, acompanhe o artigo para entender melhor esse tema. Boa leitura!
A logística empresarial é a gestão das atividades relacionadas à armazenagem, ao transporte e à distribuição, tanto das matérias-primas quanto dos produtos finais de uma empresa.
Além disso, também é conhecida como gerenciamento de cadeia de suprimentos, gestão responsável pela organização de todas as tarefas envolvidas nessas etapas, indo do planejamento e estabelecimento de processos até a operação de fato.
Como a logística empresarial surgiu?
A logística é uma forma de pensar na organização muito mais antiga do que imaginamos, que se destacou, especialmente, durante as grandes guerras. Nesses cenários, era necessário pensar em como abastecer os exércitos de comidas, remédios e uniformes durante longos períodos, mesmo que eles estivessem distantes de cidades que pudessem fornecer tudo isso.
A aplicação da logística para as empresas começou a aparecer por volta dos anos 50, quando as matérias-primas dos produtos começaram a ser compradas de diferentes países. Por isso, essa atividade surgiu com a intenção de reduzir os custos de transporte com todas as importações.
Entretanto, o gerenciamento da cadeia de suprimentos se tornou especialmente importante no Brasil apenas a partir dos anos 90. Com a redução das taxas de importação, mais e mais empresas estrangeiras começaram a comercializar seus produtos no mercado interno, oferecendo concorrência para o produto nacional.
Além disso, a chegada do Plano Real também permitiu que o consumidor ganhasse poder de compra e gastasse mais dinheiro em produtos com maior vantagem competitiva, ou seja, que oferecessem mais benefícios. Logo, a produção nacional teve que se modernizar.
Atividades primárias da logística empresarial
Se você está se perguntando:
- Do que realmente a logística empresarial cuida?
- Quais são as áreas que são inteiramente de responsabilidade do gerenciamento da cadeia de suprimentos?
Nós respondemos! Veja abaixo os principais pilares dessa modalidade.
Transporte e distribuição
Nessas etapas, são tomadas as decisões sobre o transporte das matérias-primas e mercadorias. Mas a ideia aqui é decidir se o transporte desses suprimentos será feito de maneira terceirizada (e, se for o caso, escolher um fornecedor de confiança para isso) ou a própria empresa irá assumir essa responsabilidade. Além disso, também será decidido quais são as políticas de frete da empresa.
Isso envolve também a escolha de:
- Modais de transporte;
- Medidas de segurança para essa atividade;
- Como garantir a rapidez nessa distribuição das mercadorias;
- Boas condições dos produtos no momento da chegada ao cliente.
Gestão de estoque e de compras
A gestão de estoque trata da quantidade de mercadorias e matérias-primas armazenadas. Isso envolve:
- Registrar as entradas e saídas financeiras;
- Determinar a margem de estoque e de segurança necessária para não faltarem produtos;
- Usar sistemas para o controle de quantidades.
Outra atividade importante é a previsão das sazonalidades. Assim, é possível evitar gastos desnecessários e repor os suprimentos que estejam se aproximando de faltar. Além disso, já na questão das compras, será necessário tomar decisões sobre a escolha dos fornecedores, avaliações de custos da matéria-prima e prazos de entrega.
Armazenagem
Já a gestão da armazenagem determina onde, como e quem é responsável por armazenar, tanto matérias-primas quanto produtos. Ou seja, é a função de determinar os processos necessários para organizar os estoques, de forma que as coisas possam facilmente ser encontradas e não sofram danos.
Objetivos e vantagens da logística empresarial
O objetivo primordial da logística empresarial é otimizar todos os processos envolvidos na cadeia de suprimentos para trazer mais eficiência e reduzir os custos da produção. Ou, em outras palavras, escolher:
- Materiais;
- Quantidades;
- Qualidades;
- Métodos.
Tudo isso considerando os custos para, no final, causar uma boa impressão ao seu cliente final. Ou seja, essa redução de custos significa que você poderá praticar preços mais baixos nos seus produtos e ganhar competitividade frente aos seus concorrentes. Além disso, a previsão perfeita das sazonalidades também favorece para que você consiga dar descontos nas épocas onde a procura é mais baixa, aumentando as vendas. Parece uma boa ideia, certo?
O aumento da eficiência da cadeia de suprimentos também significa que você conseguirá entregar as suas mercadorias para os consumidores com mais agilidade e segurança, reduzindo as longas esperas e as mercadorias extraviadas ou quebradas no caminho. Depois disso, também é possível fazer estudos sobre redução no frete ou descontos no valor das entregas.
A junção desses fatores propicia, além disso, um ganho na percepção da sua marca e a fidelização do cliente. Afinal, tudo isso agrega valor a como o seu consumidor enxerga o seu serviço.
Dicas para implementar a logística empresarial no seu negócio
Aqui vão algumas dicas para implementar o gerenciamento da cadeia de suprimentos na sua transportadora.
1. Estabeleça processos
Crie uma maneira correta de fazer cada coisa e garantir que ela seja cumprida: esse é o modo mais fácil de manter as atividades da empresa sob controle e conseguir medir a produtividade do seu setor.
2. Modernize-se
Use as novas tecnologias para facilitar, agilizar e automatizar processos. Além de diminuir os riscos de erros nas contagens de estoque, elas também podem ajudar a prever aumentos ou decréscimos nas demandas por produtos, o que afeta toda a sua operação.
3. Integre
Facilite o processo de integração da cadeia de suprimentos começando pelas equipes: as pessoas responsáveis pelas aquisições, movimentações, armazenagem e entrega de produtos devem fazer parte de um único setor.
Além disso, unifique os controles em uma única ferramenta, deixe toda a equipe a par de tudo, transforme as metas em algo coletivo e compartilhe informações do seu estoque com o seu fornecedor. Afinal, quanto mais agilidade for necessária, mais as partes envolvidas precisam estar cientes do que está acontecendo e prontas para agir.
4. Meça tudo
Estabeleça quais são as métricas importantes para conseguir medir os resultados e otimizar o seu negócio. Em resultado, meça tudo isso e fique atento a cada variação dos números. Controle tudo de perto, ok?
Todas as pequenas atividades realizadas na sua cadeia de suprimentos são parte de um todo. O mais importante de tudo é entender que qualquer pequeno atraso ou problema em uma delas, afeta toda a produtividade da empresa. Por isso, ao tomar decisões relacionadas à sua logística empresarial, lembre-se sempre de pensar de maneira que interligue isso tudo.
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