O que é sazonalidade e como funciona nas operações logísticas?

O que é sazonalidade e como funciona nas operações logísticas?

O que é sazonalidade no transporte de carga? Bom, é comum, em diferentes mercados – seja o logístico ou não -, contarmos com um período temporário na demanda. Isso significa que, em algum momento, as mercadorias têm mais destaque e costumam ser vendidas em quantidades maiores. Deu para entender agora o significado de sazonalidade e como isso envolve diferentes desafios logísticos?

Por isso, é fundamental identificar esse período dos produtos para se preparar para essa oscilação. Mas fique tranquilo! Neste artigo, vamos conversar bastante sobre o tema. Aqui você vai: 

  • Saber o que é a sazonalidade;
  • Entender como funciona a sazonalidade nas operações logísticas;
  • Ver as vantagens em gerenciá-la;
  • Conferir as principais datas sazonais que influenciam nas vendas e nos negócios;
  • Aprender dicas de como a empresa pode se adequar.

Mas como funciona a sazonalidade nas operações logísticas?

A sazonalidade logística é um cenário inevitável! No entanto, ele pode ser causado por diferentes motivos, como: 

  • Condições climáticas que afetam o processo como um todo;
  • Aumento da demanda com a chegada de datas comemorativas ou grandes promoções. 

Portanto, as empresas que desejam superar esses momentos desafiadores e permanecerem competitivas devem criar planos detalhados para amparar os processos de trabalho.

Na prática, a sazonalidade exige das operações logísticas um bom planejamento. Além disso, é essencial identificar as datas mais importantes de vendas para poder antever os períodos de maior produção e transporte de mercadorias. Mas, para frente, vamos trazer algumas dicas para que você lide da melhor forma com essa sazonalidade.

Confira as principais vantagens em gerenciar a sazonalidade bem de perto

1. Aumento da lucratividade e redução de gastos

Com o planejamento, você evita principalmente o desperdício. E isso traz diretamente um efeito na receita do seu negócio, que é a redução dos custos desnecessários e, consequentemente, o aumento dos lucros.

2. Mantém uma rotina mais saudável para os funcionários

É comum que haja um grande corre corre nesses momentos de pico na produção e no transporte de mercadorias. Entretanto, com o planejamento bem estruturado, você reduz as chances de que grandes problemas ocorram. Fora isso, os profissionais têm uma rotina mais saudável, evitando dores de cabeça desnecessárias. 

3. Os processos ficam mais inteligentes e eficientes

Outro ponto importante! Ao lidar bem com a sazonalidade, você consegue tornar os processos mais inteligentes e eficientes. Você vai conseguir colher dados, inclusive, e, assim, ter um controle de qualidade assertivo e completo sobre as variações das demandas

Conheça as datas sazonais que influenciam nas vendas e nos negócios logísticos

Chega ano, passa ano… e os desafios podem ser diferentes. Mas muitas vezes as datas são as mesmas. Então, fique atento ao calendário para não marcar bobeira. Para facilitar, separamos as principais datas para o setor de logística

Janeiro:

30 – Dia do Portuário

Fevereiro:

27 – Dia do Agente Fiscal da Receita Federal

Abril:

10 – Dia da Engenharia

12 – Páscoa 

22 – Dia da Força Aérea Brasileira

30 – Dia do Ferroviário

Maio:

Segundo domingo – Dia das Mães 

13 – Dia da Estrada de Rodagem e do Automóvel

25 – Dia da Indústria

Junho:

06 – Dia da Logística

11 – Dia da Marinha

12 – Dia do Correio Aéreo Nacional

30 – Dia do Caminhoneiro

Julho:

25 – Dia do Motorista

27 – Dia do Motociclista

Agosto:

Segundo domingo – Dia dos Pais

Setembro:

09 – Dia do Administrador

17 – Dia do Transportador

26 – Dia Marítimo Mundial

28 – Dia do Hidrógrafo

Outubro:

12 – Dia do Mar

        Dia das Crianças

23 – Dia da Aviação e do Aviador

Dezembro:

11 – Dia do Engenheiro

13 – Dia do Marinheiro

25 – Natal

28 – Dia da Marinha Mercante

Afinal, como sua empresa pode se adequar à sazonalidade?

1. Planejamento na veia

Esse processo envolve algumas atividades, como:

  • Estimativa da demanda;
  • Aquisição de insumos; 
  • Contratação de operadores logísticos para distribuir as cargas conforme o cronograma.

O planejamento é fundamental para manter o processo inteligência e estratégico, além de evitar gastos desnecessários. Dessa forma, a empresa evita atrasos na entrega e falta de produtos nas prateleiras. A estimativa de vendas pode ser usada como guia na hora de identificar o volume de produção ideal e, assim, evitando o excedente de mercadorias e o desperdício.

2. Busque fornecedores confiáveis

Outro desafio para empresas que enfrentam os períodos sazonais é manter todos os elos da cadeia de produção funcionando de maneira integrada. Claro, parceria e relação de reciprocidade são fundamentais para que o trabalho aconteça, no dia a dia, com qualidade e seriedade.

Mas existem algumas características importantes na hora de selecionar o fornecedor ideal. Em primeiro lugar, eles devem ser confiáveis. Não deixe de ouvir os outros clientes para saber a percepção deles antes de realizar a contratação. Além disso, é importante que eles sejam flexíveis também, já que é necessário lidar com grandes mudanças e prazos apertados

3. Tenha um plano b na manga

Para que a empresa não seja pega de surpresa e tenha condições suficientemente de reagir às oscilações de mercado, é necessário contar com planos de ação. Nesses documentos, devem ser definidas as principais metas, atitudes que devem ser tomadas para garantir o sucesso da operação e o caminho em si a ser seguido.

Em geral, esse planejamento deve contar com alguns aspectos que respondam às seguintes perguntas:

  • Será necessário realizar a contratação de mão de obra adicional, como, por exemplo, aumentar a rede de motoristas?
  • Será preciso ampliar o espaço disponível para armazenamento?
  • Será necessário obter mais veículos para a frota?

4. Aproveite as oportunidades de crescimento

Muitas organizações encaram a sazonalidade como um problema. Mas, para nós, essa não é a melhor forma de enxergar essa oscilação de demanda. Pelo contrário, essa visão é limitada e pode, inclusive, impedir o crescimento do seu negócio. A melhor forma de enxergar essa situação é como uma oportunidade para analisar a saúde da empresa e descobrir possibilidades de expansão.

Por exemplo, caso as vendas apresentem queda, é um bom momento para rever as estratégias e analisar os motivos que podem ter causado a falta de interesse nos produtos vendidos. Agora, por outro lado, se as vendas estão em crescimento, você pode focar no desenvolvimento de novos produtos ou serviços que possam captar novos clientes. Fora que tanto as datas comemorativas, como os períodos de ações promocionais (Dias das Mães, Dia das Crianças, Natal etc), podem ser boas ocasiões para aumentar a lucratividade.

5. Renove equipamentos

É importante verificar, com certa frequência, se os equipamentos e máquinas estão em condições de operar. Assim, quando a produção pode aumentar, você provavelmente não terá tempo hábil para corrigi-lo. Fora que isso terá um prejuízo muito maior na produção e na lucratividade 

6. Gestão de equipe

Outro ponto de alerta tem a ver com a gestão de equipes: invista em treinamentos que qualifiquem os profissionais para lidar com as mudanças. Além disso, essa medida também incentiva o desenvolvimento de soluções inovadoras e garante, de maneira geral, funcionários mais produtivos e motivados.

Deu para aprender sobre sazonalidade nas operações logísticas? Esperamos que sim. Continue sempre com a gente para continuar aprendendo mais sobre o mundo do transporte! Para acompanhar mais conteúdos informativos como esse, é só assinar a nossa newsletter no box lateral.

Até a próxima!