Saiba o que é SCM e qual a sua importância
Supply Chain Management (SCM) ou Gestão de Cadeia de Suprimentos é essencial para empresas que buscam melhorar os métodos e sistemas operacionais ligados ao produto. Afinal, o SCM tem relação direta ou indireta com a mercadoria, atrelado a tarefas como:
- Cumprir as tarefas de compras, depósitos, inventários;
- Cuidar da produção até a pesquisa de satisfação do cliente.
SCM: Como funciona na prática?
A Gestão de Cadeia de Suprimentos trabalha com fornecedores, fabricantes e outros parceiros externos, por isso um dos objetivos é conseguir vantagem competitiva. O SCM, se bem aplicado, é capaz de impulsionar a inovação e redução de custos em todas as etapas da produção da empresa.
Dessa forma, é possível garantir uma operação com resultados mais efetivos, pois com a devida atenção e cuidado aos suprimentos comercializados, além de entregar com mais qualidade, a impressão do consumidor também melhora.
SCM e Logística são a mesma coisa?
Pode ser comum confundir Logística com SCM, mas são estratégias diferentes. Deve ficar claro que a Logística é uma parte da Cadeia de Suprimentos, e a única coisa em comum é que ambos fazem a gerência dos produtos até chegar ao mercado, só que de maneiras e momentos distintos.
A Logística faz a parte do transporte de entrada e saída, armazenagem, e logística reversa. Visa o processo interno da empresa, com objetivo em custos baixos, fixado no modelo de distribuição just-in-time, além de cuidar da gestão dos estoques, recebimento e expedição da mercadoria.
Tanto a Logística quanto o SCM são processos essenciais para as etapas de qualquer produto. Isso inclui a produção, estoque e entrega até o consumidor final. Porém é importante que cada empresa tenha a própria variação dos processos, tornando-o mais definido e individualizado para cada tipo de necessidade.
O SCM surgiu como uma evolução natural do conceito da logística, porque enquanto a logística representa a execução de transporte (entrada e saída) voltado para a organização interna, o Supply Chain Management coordena fluxos internos e externos, como: compras e aquisição, integração com ERP, planejamento de demanda com fornecedores de materiais e suporte ao cliente final.
Quais são as principais funções do SCM?
Veja abaixo as principais funções do SCM (Supply Chain Management):
Fiscalizar indicadores de performance
Alguns exemplos de indicadores que podem e devem ser fiscalizados pelo SCM são: a qualidade e a inovação dos produtos e serviços oferecidos; a velocidade da execução dos processos; o tempo de chegada dos produtos ao mercado, satisfação dos consumidores; a adequação do nível de serviço às necessidades de cada cliente; e a prática de custos compatíveis com o valor agregado da demanda.
Cumprir prazos
As empresas que utilizam o SCM conseguem ter mais controle dos prazos e assim nivelar, ou melhorar, a qualidade de entregas. Dessa forma, o relacionamento com os clientes será baseado na produtividade.
Integrar os fluxos de informações
A empresa pode integrar o sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de Recursos Empresariais e avaliar os recursos da empresa toda. É uma ferramenta de gestão que agrega ao SCM, porque tem informações das operações diárias da empresa. Dessa forma, é possível programar envios e recebimentos de forma integrada com todo o processo.
E aí, esse artigo te ajudou? Se ainda tiver dúvidas, deixe nos comentários!