Programa de Gerenciamento de Riscos: entenda como implementar
O que é Programa de Gerenciamento de Riscos? Também conhecido como PGR, o Programa de Gerenciamento de Riscos nada mais é que uma ferramenta importante para a manutenção da segurança no seu ambiente de trabalho. Esse programa tem como objetivo principal traçar uma estratégia eficiente, cuja finalidade é prevenir acidentes de trabalho que podem prejudicar a vida dos funcionários, a própria estrutura física e a reputação da empresa, além de preservar o meio ambiente.
Para desenvolver esse estudo, é necessário, antes de tudo, mapear riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos etc. Em seguida, será desenvolvido projetos que buscam atuar especificamente nos prováveis problemas listados. Quer saber mais sobre esse tema? Fique com a gente. Neste artigo, vamos:
- explicar o que é um Programa de Gerenciamento de Risco na prática;
- apresentar modalidades disponíveis;
- informar sobre a importância do PGR para o seu negócio;
- dar dicas para que o programa de risco seja implementado na sua transportadora com facilidade.
Saiba mais sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos
O Programa é um conjunto de procedimentos, técnicas de gestão, métodos de avaliação, registros e controles de monitoramento e avaliação de riscos que devem ser seguidos e adotados pela empresa com objetivo de prevenir de acidentes de trabalho.
Por meio do Programa de Gerenciamento de Riscos, são mapeados cenários que podem colocar os funcionários em riscos de diferentes níveis. E, dessa forma, o gestor da empresa poderá gerenciar os possíveis problemas existentes em um ambiente de trabalho, buscando alternativas mais seguras para todos.
Essas soluções ficam disponíveis em um documento, também conhecido como Programa de Gerenciamento de Riscos, que disponibiliza as ações a serem tomadas e todos os outros procedimentos necessários para manter a segurança da equipe.
Mas não é só isso: além de descrever e definir estratégias de prevenção, um bom programa também estabelece protocolos e processos em caso de acidentes. Dessa forma, os danos serão minimizados e seus impactos a curto, médio e longo prazo, reduzidos.
Hierarquia de risco? Conheça a metodologia NIOSH
NIOSH vem da sigla, em Inglês, The National Institute for Occupational Safety and Health. Em tradução livre, significa Instituto Nacional de Segurança Ocupacional e Saúde.
Essa organização disponibiliza a hierarquia de controles mais usada para encontrar soluções viáveis e ajudar na priorização de ações para a empresa. O objetivo central dessa ferramenta é que o programa deve ser iniciado com ações que eliminem os riscos. De acordo com essa metodologia, só em situações em que o risco não poderá ser controlado de maneira alguma deverão ser implantados os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e medidas administrativas.
Para saber mais, confira a imagem do NIOSH, que funciona como uma pirâmide invertida.
Tipos de PGR? Entenda possíveis classificações
O Programa de Gerenciamento de Riscos pode variar de acordo com o setor. Afinal de contas, existem diversas particularidades de cada mercado, e a própria rotina de trabalho é diferente. Porém, a essência do projeto não muda: é fundamental que sejam rastreadas situações da rotina de trabalho de instabilidade para buscar evitar problemas graves no futuro.
Por outro lado, o PGR pode ser confundido com o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Mas existem diferenças grandes entre os dois. Enquanto o PPRA se volta para os riscos químicos, físicos e biológicos, o Programa de Gerenciamento de Riscos foca em todos os riscos que possam existir no ambiente trabalho – incluindo riscos químicos, porém considerando também os ergonômicos, por exemplo.
Há ainda diferenças no próprio formato em relação aos documentos. O PPRA deverá conter, no mínimo, segundo a item 9.2 da NR 9:
– um planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;
– a estratégia e metodologia de ação;
– a forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;
– a periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.
Já o PGR restringe-se apenas a duas demandas de acordo com item 1.5.7 da NR 1:
– inventário de riscos;
– plano de ação.
Conheça a importância do PGR para o seu negócio
O setor de logística trabalha diretamente com movimentação, transporte, máquinas e equipamentos, por isso pode ser considerado uma área de risco grande, principalmente quando comparado ao departamento financeiro, por exemplo.
Por conta desse contexto, é importante que o gerente logístico dê uma atenção especial aos processos e às rotinas que colocam a integridade física de seus colaboradores em xeque. Elaborar e implementar um Programa de Gestão de Riscos é uma forma de proteger a equipe a equipe e a empresa. Dessa forma, uma ameaça não se tornará um problema concreto. Isso porque, quando há monitoramento e controle, riscos podem ser eliminados e previstos.
Ou seja, o principal benefício do PGR é permitir que a logística e suas atividades aconteçam dentro de uma organização sem acidentes de trabalho. Com isso, há aumento de segurança e satisfação do profissional, que passa a perceber que a sua vida é respeitada e preocupa a empresa que o contratou. A motivação do profissional é um ponto bastante positivo, pois promove o engajamento dele e aumento da produtividade. Há ainda redução de gastos financeiros e de retrabalho.
Por outro lado, o PGR pode trazer outros benefícios capazes de maximizar os lucros do negócio. Por exemplo, em empresas de transporte, é bastante comum o roubo de carga e extravios. Para evitar essa prática, é possível buscar soluções para rastrear a carga e, assim, acompanhar esse processo para encontrar formas de resolver essa questão.
Da mesma forma, outro cuidado do PGR no caso do transporte tem a ver com a sua legislação correspondente ao transporte de cargas. É importante verificar se o negócio está de acordo com as normas para evitar multas, gastos desnecessários e situações que prejudique a imagem da empresa.
Como implementar o PGR na sua transportadora? Confira dicas práticas
1- Planejamento
O planejamento é fundamental para implementar qualquer medida na sua empresa. Com o PGR, não seria diferente. Antes de implementá-lo de fato, pesquise boas referências, analise casos dentro do setor de transporte de empresas com PGR. Perceba como essas organizações agiram e aprenda com elas.
Pesquise e defina também um cronograma para que acompanhar o desenvolvimento das ações. Dessa forma, você consegue monitorar o que falta, além de prever datas e custos.
2- Fale com quem entende
É importante também contratar um bom engenheiro ou profissional de Segurança do Trabalho para elaborar os documentos necessários. Essas pessoas são especializadas no tema e são capazes de elaborar o PGR corretamente, de acordo com a legislação vigente.
3- Converse com a equipe
Para que os funcionários entendam a relevância e contribuam de maneira significa, é necessário promover uma boa conversa entre eles e a liderança. Não precisa ser nada muito formal, muito pelo contrário.
É fundamental convidá-los a compartilhar suas experiências. Afinal, somente dessa forma você vai saber, na realidade, o que acontece no dia a dia da transportadora e, assim, identificar os riscos de fato. Vale reforçar que é essencial localizar os potenciais problemas para encontrar soluções que vão atender mesmo a necessidade do negócio.
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