Romaneio de Carga: o que é e como funciona?
Antes de mais nada, não é uma tarefa fácil organizar o alto volume de informações que as transportadoras precisam trabalhar diariamente. E esses dados são muito importantes para garantir a eficiência das operações com resultados satisfatórios para a empresa.
Para deixar esse processo coordenado é utilizado o romaneio de cargas, que controla o volume de enviados e gera esses números tão relevantes.
No geral, o que ainda gera muita dúvida é o que é o romaneio de cargas e como ele funciona.
Pensando nisso, preparamos um artigo com as principais informações sobre o tema. Portanto, assim você pode implementar e utilizar o romaneio de cargas de forma mais apropriada nas suas ações e operações.
O que é e como funciona Romaneio de Carga?
O romaneio de cargas é o documento que relaciona e resume todas as informações dos pedidos que serão distribuídos no transporte de produtos. O objetivo desse registro é concentrar em apenas um arquivo tudo que se refere a cada distribuição.
Ou seja, no romaneio de cargas você poderá conferir a quantidade e o volume dos produtos a serem transportados.
Isso facilita a operação de conferência e fiscalização, tanto no momento de embarque dos produtos, quanto na entrega deles.
Para o transporte internacional, o romaneio de cargas, conhecido nesse caso como packing list (em tradução livre: lista de embalagem), também tem a função de auxiliar na tratativa e desembaraço aduaneiro.
No geral, outra função importante do romaneio de cargas é que, com a organização desse resumo, você evita a perda, furtos ou extravios da carga transportada, gerando uma imagem ainda mais positiva para o seu cliente.
Como emitir um Romaneio de Carga?
A emissão de um romaneio de cargas pode ser feita de forma simples a partir de planilhas com as informações relevantes que atendam à necessidade de controle da sua empresa.
Ou então você pode automatizar a operação, integrando com as demais etapas envolvidas no processo logístico. Isso faz com que a empresa ganhe mais produtividade e reduza erros e custos.
Não existe um padrão de informações que devem estar contidas no romaneio de cargas, mas, em geral, você deverá considerar as seguintes informações:
- Quantidade total de produtos e embalagens;
- Peso de cada um dos volumes, sendo bruto e líquido;
- Dimensão dos produtos e das embalagens;
- Características das embalagens;
- Marcação dos volumes;
- Código das notas fiscais dos produtos;
- Volume total da carga.
Logo, vale ressaltar que muitas empresas emitem até mais de três vias do romaneio de cargas, para garantir que a empresa, o motorista e os clientes fiquem cientes de tudo que está sendo transportado e entregue.
Quais os benefícios do Romaneio de Carga?
Como já mencionamos, o romaneio de cargas traz benefícios e melhora a imagem da sua organização. Confira alguns dos benefícios que podem ser obtidos com a utilização do documento.
Acesso à informação de maneira simplificada
A transparência da comunicação que o romaneio de cargas promove, facilita a troca das informações para a própria empresa transportadora e também para os seus clientes.
Agilidade na conferência
O romaneio de cargas é basicamente o item indispensável na hora de conferir a carga, seja no momento de embarque ou no desembarque dos produtos.
Aperfeiçoar a prestação de contas por parte dos motoristas
O romaneio de cargas garante também ao motorista uma comprovação da sua responsabilidade da carga no momento do recolhimento dos produtos, do transporte e da entrega. É um aspecto importante para o próprio profissional, que vai ter um documento comprobatório do que está operacionalizando, quanto para as empresas envolvidas.
Preservar a empresa por acontecimento de um sinistro ocasional
Imprevistos podem acontecer, independente dos seus investimentos em capacitação de motoristas ou em segurança. E, caso algum sinistro ocorra, o romaneio de cargas o ajuda a resguardar a empresa, com as informações necessárias para acionar a seguradora e pedir a indenização pelos danos causados, por exemplo.
Romaneio de cargas: packing list
Ainda sobre o packing list, no site da Receita Federal você poderá consultar mais detalhes sobre a necessidade do documento no transporte internacional de cargas, conforme o parágrafo único do art. 553 do Regulamento Aduaneiro c/c inc. III do art. 18 da IN SRF nº 680/06.
Assim, caso não haja o romaneio de cargas no transportes dos produtos, poderá ser aplicada uma multa e uma notificação para a empresa envolvida.
Qual a diferença entre romaneio de carga e manifesto?
Entre tantos conceitos e responsabilidades que envolvem o transporte de cargas, você pode estar se perguntando sobre a diferença do romaneio e do manifesto.
Na verdade a resposta é simples, o romaneio de cargas é o resumo e a comunicação do que está sendo transportado. Já o manifesto é utilizado para informar sobre os conhecimentos da carga em um transporte fracionado, ou seja, para mais de um destinatário.
Ambos tem como objetivo deixar a comunicação, o controle e a segurança mais eficientes.
Tenha sempre em dia o seu Romaneio de Carga
No geral, agora que você entendeu o que é e como funciona um romaneio de cargas, fica mais fácil aplicar o documento nas práticas da sua empresa. Sem o documento você poderá sofrer importantes perdas na organização do transporte de produtos.
Facilite e agilize a sua operação, para que, com segurança, todos, a empresa, os motoristas e os clientes, saiam ganhando.
Em suma, para acompanhar mais dicas de logística assine nossa newsletter no final desta página.
Até a próxima!