Tipos de frete : 5 passos para fazer a escolha certa
Fazer fretes, dentro do contexto de transportes, significa transportar algo em troca de um pagamento, certo? Parece simples, não é?
Mas quando se trata de tipos de frete, existem muitas coisas que podem alterar radicalmente o valor deste pagamento, como por exemplo: rota, tipo de carga, tipo de caminhão, modelo de carroceria, exigências para transportar a carga, Estados de origem e destino, condições das estradas, peso da carga, quantidade de pedágios e outros fatores.
Então nesse artigo, vamos falar especialmente sobre os tipos de fretes e como eles influenciam diretamente no seu bolso! Vamos começar?
Afinal, quais são os tipos de frete que existem?
Tipos de Frete: Considerando o Volume da Carga
Frete com carga complemento
Durante muito tempo no ramo de logística, os caminhões transportavam pequenas cargas e não aproveitavam a capacidade máxima do caminhão.
Dessa forma, o veículo se deslocava quase vazio para o destino e saía no prejuízo com esses tipos de frete.
Sabe a expressão “viajar batendo lata”? Trata-se de viajar com algum frete que não utilize a capacidade total do caminhão.
E você pode se perguntar, “-Mas qual o problema disso?” O problema é que isso interfere diretamente no lucro seu do frete!
As viagens com os fretes que não completavam o caminhão não beneficiavam nenhum lado. Era ruim para a empresa que aumentava seu custo com o frete, e também o custo operacional.
Como também para os caminhoneiros que tinham uma preocupação maior com a segurança e proteção da carga.
Foi por esses motivos que surgiram um dos tipos de frete que mais facilitam ao motorista: as cargas complemento.
A intenção dessas cargas é reduzir os danos de uma viagem com fretes que não ocupem a carga máxima do caminhão.
Em resumo, cargas complemento são cargas que ocupam apenas uma parte do espaço do seu caminhão, como o nome mesmo diz: elas são complementares.
Por isso, servem para preencher ou completar o espaço que ainda está vazio na sua carroceria.
Exemplo
Imagine que você está em São Paulo e tem um truck baú com capacidade para transportar 50 m3 quaisquer tipos de frete.
Você faz o carregamento que ocupa 30 m3, e viaja com destino à Bahia. No cenário ideal, seu caminhão ainda tem capacidade para transportar 20m3, correto?
Você pode encontrar uma carga complemento de até 30m3 para a Bahia, ou até algum local que esteja no meio do caminho da sua rota, por exemplo MG ou ES.
Vale ressaltar quenunca ultrapassar o peso máximo (de balança) com esse complemento.
Frete com carga completa
Cargas completas são cargas que precisam de um caminhão exclusivo para transportar determinada mercadoria, que pode acontecer de duas maneiras:
1- A carga ocupa todo o espaço disponível do caminhão – seguindo o exemplo acima, do truck baú, você atingiria 50 m3 ou o peso máximo com uma única carga.
2- A empresa exige exclusividade da carga – dependendo do tipo de frete e da gerenciadora de risco que está cuidando do frete a empresa proíbe qualquer tipo de carga complemento, especialmente quando o prazo está apertado ou até mesmo por medidas de segurança.
Caso a transportadora exija um transporte exclusivo para determinados tipos de frete, você pode negociar um valor maior, que cubra os gastos com a viagem, os riscos de danos com o caminhão e a urgência de chegar ao destino.
Considerando o Peso da Carga
Basicamente para avaliar qual a capacidade do seu caminhão você deve olhar para duas variáveis: a cubagem (volume em m3) e o peso da carga.
Para isso, você deve considerar as variações de peso de cada frete. Veja:
Cargas Leves
São consideradas cargas leves, cargas que podem atingir a cubagem máxima do seu caminhão, porém não chegam nem na metade do peso de balança.
Alguns exemplos de cargas leves são: fraldas, algodão, papel higiênico, lâmina de barbear, etc. Vamos imaginar que o seu caminhão tem essas características:
Truck: 50 m3
Capacidade de peso: 12.000 Quilos
Comprimento: 7,50 Metros
Largura: 2,50 Metros
Altura: 2,70 Metros
No caso de transporte de uma carga leve você poderia atingir os 50 m3 com apenas 5.000 quilos. Nesse caso, a capacidade de peso do seu caminhão é 12.000 quilos.
Para o caminhoneiro, as vantagens de carregar esses frete são diversas, como: economia de combustível, economia em manutenção do veículo, redução de desgaste dos pneus, economia de tempo.
Normalmente nesses casos de frete é mais rápido não só para chegar até o destino mas também para descarregar.
Então fica aqui mais uma dica: Cargas leves podem te ajudar a ter um valor mais justo no frete, principalmente pela redução de custos que elas podem gerar.
Cargas Intermediária
São consideradas cargas intermediárias, cargas que podem atingir a cubagem máxima do caminhão mas não completam o peso total de balança.
De modo geral esse frete ainda mantém os benefícios que comentamos acima (economia de combustível, desgaste, etc) porém em uma proporção menor que as cargas leves.
Cargas Pesadas
Viajar com cargas pesadas é o famoso viajar no talo, rs. São cargas que nem sempre preenchem a cubagem do caminhão, mas atingem o peso máximo de balança.
Alguns exemplos de cargas pesadas são: maquinários, madeiras, tubos, etc..
De modo geral essas cargas exigem cuidado redobrado e aumentam os custos com o caminhão tanto com combustível como manutenção e desgaste dos pneus, sem contar que você vai gastar muito mais tempo para chegar ao destino e descarregar.
Nossa dica aqui é: fique atento as variáveis de peso e cubagem para decidir o preço do seu frete e não deixe de levar em consideração os danos que esses tipos de fretes podem causar em seu caminhão!
Considerando o Valor (R$) da Carga
De forma geral, quanto menos industrializada, menor o valor (R$) da mercadoria transportada. Vamos entender melhor ?
Frete com Cargas de Alto Valor Agregado
Em resumo cargas de alto valor agregado são cargas valiosas. Ou seja, custam caro e possuem peso baixo, por exemplo: produtos eletrônicos, produtos farmacêuticos, tv, celulares, roupas de marca, etc.
Nesse caso, conseguimos perceber que são cargas que passaram por um processo industrial até chegar nessa versão final que será vendida para o consumidor.
A vantagem de transportar cargas como essa é que quanto mais valiosa ela for, maior será a taxa cobrada pelo frete. Em contrapartida, são cargas muito visadas por criminosos.
Uma curiosidade: segundo o globo.com, o valor agregado de cargas do porto do Rio de Janeiro é o maior do país, chegando a US$ 812/t!
Tela sensorizada para caminhões, usada em tipos de fretes com alto valor agregado
Dependendo do frete, o transporte é realizado envolvendo empresas especializadas que já tem uma estrutura de gestão de risco, seguro, escolta armada e até mesmo auditoria.
O perfil do motorista para esse transporte é levado em consideração e vai além da aprovação na gerenciadora de risco.
Isso significa que podem ser exigidos cursos e equipamentos específicos. Por exemplo: a tela sensorizada para caminhões, que possui uma tecnologia de sensores ligada a rastreadores e caso ela seja cortada ou violada o caminhão para de andar imediatamente.
Frete com Cargas de Médio Valor Agregado
Agora que você já sabe o que são cargas de alto valor agregado, fica fácil imaginar o que são cargas de médio valor agregado, não é mesmo?
São cargas que passaram por um processo de industrialização, porém tem um valor inferior às cargas de alto valor agregado.
Um exemplo simples de carga de médio valor agregado são as do gêneros alimentícios de alto consumo como: arroz, feijão, água engarrafada, etc.
Frete com Cargas de Baixo Valor Agregado
De forma geral essas cargas são matérias primas ou insumos que serão utilizados na produção de outro produto, ou seja, cargas de baixo valor agregado no geral, não passam por um processo industrial.
Como exemplos de cargas de baixo valor agregado podemos citar: esterco, terra, areia, pedra, tijolo, etc. Podem parecer cargas ruins, e geralmente exigem uma limpeza diferenciada no veículo.
Mas também têm um lado bom: não chamam atenção de criminosos. Por esse motivo, esse frete oferece mais segurança.
Exemplo de fretes: cargas de baixo valor agregado
Considerando a estrada
Outra coisa que é preciso avaliar antes de seguir viagem é a condição da estrada e rota que você vai enfrentar, e essa escolha influenciará diretamente nos gastos que você terá com o trajeto.
Fretes em rotas urbanas
Alguns fretes são direcionados para rotas urbanas e nesse caso as vantagens para o autônomo são:
- agilidade para coletar a carga;
- rotas curtas;
- baixo custo com alimentação, banho, etc;
- não passa muito tempo longe da família;
- consegue atender mais fretes em um curto período de tempo;
- sem restrições de horários;
- costumam ser cargas mais leves.
Já as desvantagens desses são:
- tamanho do caminhão limitado;
- dificuldade para estacionar;
- trânsito intenso;
- mais propenso a atrasos;
- aumento do consumo do combustível;
- aumento do consumo de telefone e internet (muitas vezes é necessário aplicativos de GPS).
Não esqueça de certificar-se se vale a pena ou não pegar esses tipos de fretes com as respectivas condições. Considere esses pontos para calcular os custos com sua viagem e tomar a decisão.
Fretes em rodovias pavimentadas x não pavimentadas
Você sabia que dos 1.720.756 km de rodovias que temos no Brasil, apenas 12,3% são pavimentadas? Pois é! Saber as condições da sua rota é muito importante para calcular os custos que você terá com a viagem.
As rodovias pavimentadas, de forma geral, apesar de constantes obras e buracos nas vias, possibilitam que os caminhões viagem com mais segurança e proporcionam menores chances de dano ao veículo.
Uma dica relevante para calcular o seu tipo de frete é: conhecer e pesquisar sobre as rodovias de cada região.
Se o local do seu frete tem grandes chances de se deparar com vias não pavimentadas, aproveite para negociar o valor (você pode cobrar mais por correr alguns riscos).
Olha só o que a CNT publicou em uma pesquisa sobre as rodovias do Brasil.
As regiões com mais vias pavimentadas são Nordeste e Sudeste e a menos pavimentada é a região Norte do país.
Fretes em estradas perigosas
Segundo a matéria publicada na Exame, esses são 4 trechos mais perigosos do Brasil em relação a número de acidentes.
- BR-122 – São Paulo (KM 0-10)
- BR-101 – Santa Catarina (KM 200-210)
- BR-101 – Espírito Santo (KM 260-270)
- BR-316 – Pará (KM 0-10)
Em relação a perigo de crime e roubo de cargas, de acordo com a Folha de S. Paulo, o Brasil é o 8º país com maior número de cargas roubadas, sendo que a região Sudeste fica em primeiro lugar seguida da região Nordeste, segunda colocada.
Fique especialmente atento se você carrega nessas regiões cargas de alto valor agregado. As cargas consideradas mais visadas no geral são: alimentos, cigarros, eletroeletrônico, produtos farmacêuticos e autopeças.
Agora que já conversamos sobre os tipos e você já sabe como eles podem afetar diretamente o seu bolso, você está preparado para praticar os 5 passos antes de aceitar um frete!
1# Avalie o volume da carga que será transportada x o peso
Aqui é muito importante encontrar o melhor custo benefício para seu caminhão de acordo com os fretes, mas de modo geral as cargas mais leves vão te ajudar bastante a reduzir os custos futuros com o caminhão.
2# Veja a possibilidade de uma carga complemento
Às vezes as cargas complementos podem vir até de pessoa física (alguém que está mudando de Estado por exemplo) e isso ajudará você a aproveitar a capacidade total do seu caminhão e ainda por cima ganhar um dinheirinho extra com um novo frete!
3# Considere o Valor (R$) da Carga
Lembre-se que quanto maior o valor agregado da carga que você está transportando, maiores são os riscos de roubos e ações criminosas em relação a esses tipos de frete, portanto o seu poder de negociação com a empresa em relação ao valor do frete aumenta, use isso a seu favor!
4# Fique atento aos detalhes do seu trajeto
Preocupe-se com os risco que você vai encontrar no seu trajeto. Isso é, principalmente se for uma estrada que você não conhece! Faça as seguintes perguntas, e de acordo com as respostas programe-se:
- As vias são pavimentadas?
- Possuem trechos de estrada de terra?
- É uma via perigosa?
- Quanto tempo ficarei em rotas urbanas?
5# Se preocupe com a origem do frete
Atente-se! O frete é o que paga a sua viagem, por isso saiba de onde ele vem e como será pago. Assim você garante que não fará viagens com tipos de frete que custem o preço abaixo do que realmente valem.
Essa atividade, geralmente, são os agenciadores que fazem. Cobram comissões que são retiradas do valor do frete, rebaixando o preço a ponto de não valer a pena fazer a viagem.
Saiba mais em “Agenciador de cargas: quem são e porque você não precisa deles”.
Amigo, obrigado pelo papo de hoje! Qualquer sugestão fique a vontade para deixar nos comentários!