Conheça a Transpes, pioneira no transporte de cargas pesadas
Tudo começou em 1966. Embalada pelo processo de forte industrialização que vivia o Brasil naquela época, era fundada em Belo Horizonte (MG) a Transpesminas (Transportes Pesados Minas), que futuramente se chamaria Transpes. O grande desafio do pequeno transportador mineiro – ainda com equipamentos modestos – era enfrentar as estradas de terra e em péssimas condições que cortavam um país majoritariamente rural.
Persistência e determinação
As dificuldades foram ficando para trás e, com muita determinação, rapidamente a empresa foi crescendo e se consolidando no ramo dos transportes. Dois anos após a sua fundação, a Transpesminas começava a atuar no ramo de escoltas de cargas, segmento onde está presente até hoje.
Conquistando o Brasil
Após anos de operação, principalmente em Minas Gerais, a Transpesminas começou sua expansão nacional em 1990, com a inauguração da primeira filial, em Vitória (ES).
No mesmo ano, o primeiro grande contrato é fechado com a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), de Santa Catarina.
Entre 1994 e 1995, abre as filiais do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) e passa a operar em todo o Sudeste brasileiro, a região mais industrializada do país. A diversificação de seus negócios continua e, em 2002, a empresa inicia sua atuação no ramo de içamentos e guindastes.
Transpes no Norte e Nordeste
Três anos depois, a Transpesminas passa a atender a Vale e a Tovo Engenharia e inaugura a sua filial em Carajás, no Pará. A exploração de novos mercados continua e, em 2006, São Luís (MA) também ganha uma filial. Com presença nos quatro cantos do Brasil, no ano seguinte entra forte no transporte de equipamentos siderúrgicos.
Uma das maiores da América Latina
O ano de 2008 é um marco para a companhia. Reconhecido como um dos maiores transportadores multimodais da América Latina, a Transpesminas muda seu nome para apenas Transpes – A lógica em transportes, mais adequado para uma empresa internacional. No mesmo ano, assina contrato com a Andrade Gutierrez para o transporte de equipamentos no estado do Amazonas, entre as cidades de Coari e Manaus.
Serviços diversificados e frota completa
Com mais de 20 filiais espalhadas por 11 estados brasileiros, a Transpes atua hoje nos seguintes ramos:
- Armazenagem (10 centros com capacidade de armazenamento de 150.000 m² cada);
- DTM (Desmontagem, Transporte, Montagem);
- Escolta;
- Içamento;
- Road survey (estudo prévio de rotas para o trânsito de cargas complexas);
- Transporte especial para cargas de alta complexidade.
Para tal, a Transpes dispõe frota de:
- Caminhões munk;
- Truck;
- Cavalos mecânicos;
- Empilhadeiras;
- Guindastes;
- Plataformas hidráulicas;
- Pórticos hidráulicos;
- Semirreboques.
Atualmente, a Transpes atua nas áreas de mineração, siderurgia, óleo e gás, infraenergia e indústria. São mais de 500 clientes atendidos por uma frota completa com mais de 1.000 equipamentos. Anualmente, mais de um milhão de toneladas são transportadas, 30 milhões de quilômetros percorridos e 25 mil embarques realizados.
Transportes históricos
Uma das especialidades da Transpes é o transportes de cargas de alta complexidade. Um dos marcos da história da empresa foi o transporte de 38 virolas para a Vale, entre São Paulo (SP) e Ourilândia do Norte (PA). As peças, com 6,40 metros de diâmetro, 13 metros de comprimento e peso bruto entre 90 e 120 toneladas, percorreram 3.000 quilômetros por cinco estados e mais de 200 cidades entre 9 de junho de 2007 e 17 de maio de 2008.
A demora se justificou pelas dificuldades encontradas no percurso. Foram necessárias a remoção de placas, semáforos e cabos, a travessia noturna nos centros urbanos, a inversão do trânsito e a passagem pela contramão em rodovias estaduais e federais. O trabalho envolveu empresas e companhias de eletricidade, telefonia, televisão e internet, além da imprensa, da comunidade e de órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
Tanques de guerra e locomotivas de 250 toneladas
Em outra oportunidade, a Transpes realizou um transporte curioso para Exército Brasileiro entre São Paulo (SP) e Rosário do Sul (RS). Divididos em dois grupos, um total de 21 tanques blindados de combate percorreram 1.970 quilômetros pelos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Exército participou do comboio e disponibilizou equipamentos, apoio e segurança. Cada grupo demorou cinco dias para chegar ao destino.
A Transpes também transporta com certa frequência torres, pás e componentes de geradores de energia eólica. As pás têm 65 metros de comprimento e não são desmontáveis. São levadas de duas unidades em cavalos mecânicos 6×2 com semirreboques extensivos. Outra operação sempre realizada é o transporte de locomotivas de até 250 toneladas para empresas de mineração.