Inovação no transporte de carga: 6 dicas para manter a sua transportadora

Caminhão na estrada

Você diria que a sua empresa tem uma mentalidade de trabalho focada em buscar a inovação no transporte de carga? A resposta para essa pergunta seria “não” em muitas transportadoras pelo Brasil.

É justamente nesse momento que a sua empresa pode se destacar, saindo na frente e garantindo resultados melhores e mais palpáveis aos clientes. Quer saber como? Veja alguns dos exemplos de inovação na logística que você pode adotar na sua transportadora.

Simplifique os processos

Uma empresa não consegue funcionar de maneira organizada e funcional sem processos, isso é um fato. Porém, processos demasiadamente burocráticos e com muitas etapas podem acabar jogando contra: eles não só tornam as atividades muito mais lentas, como também aumentam as possibilidades de falhas humanas.

Ou seja, um dos bons exemplos de inovação na logística é rever os processos da sua empresa frequentemente, procurando por gargalos ou momentos em que a agilidade é deixada de lado. Quando encontrar esses entraves, pergunte-se: como isso poderia ser feito mais facilmente?

Mexendo nesses detalhes, você tem um ganho de tempo em duas escalas. A primeira é a da produtividade, afinal, processos mais ágeis permitem que os seus funcionários tenham mais tempo para atender novas demandas.

A segunda é a da eficácia, já que processos mais simples causam menos erros e, por consequência, precisam de menos tempo para consertar o que foi feito incorretamente.

Aposte em tecnologia

A inovação no transporte de carga depende muito da tecnologia. A boa notícia é que existem as mais diversas formas de otimizar os seus processos logísticos através da automatização. Confira alguns exemplos!

1. Digitalize a sua transportadora

Notas fiscais, cópias de documentos de carros, contratos de funcionários…Todos os documentos que a sua empresa ainda precisar ter à mão podem ser armazenados em nuvem, em um servidor que possa ser acessado apenas pelos computadores da empresa.

Assim, você irá precisar de menos espaço no seu escritório, menos armários e os documentos estarão sempre facilmente acessíveis a todos os funcionários que precisam deles para suas atividades de trabalho.

2. Use geolocalização

Acompanhar em tempo real as entregas da sua transportadora também é um dos exemplos de inovação na logística.

Essa atitude permite que você avalie a conduta do motorista, verifique se há algum problema na rota traçada e se certifique de que a entrega será feita no tempo prometido ao cliente.

E, se algo acontecer, a geolocalização permite também que você altere a rota, mande um outro caminhão para auxiliar o veículo em apuros e avise o cliente do ocorrido antes dele se dar conta que a entrega passou do prazo. Ou seja, inovação no transporte de carga a serviço de uma melhor relação com o seu consumidor final.

3. Use e abuse dos softwares

Os softwares são ferramentas que podem trazer inovação no transporte de carga, principalmente do ponto de vista da gestão.

O primeiro motivo pra isso é que porque eles permitem uma atualização mais dinâmica dos dados.

Seja dar entrada em novos produtos no armazém, seja para registrar a rota escolhida para uma entrega, seja para dar baixa em um serviço concluído, tudo pode ser feito diretamente no software, dando acesso à informação em tempo real aos demais setores da empresa.

Além disso, a integração entre os softwares de gestão das diferentes áreas da sua transportadora permite que você avalie a empresa como um todo, chegando a estratégias de negócio mais efetivas.

4. Adote o uso de aplicativos

Assim como o uso de softwares, os apps também podem ser de grande ajuda no sentido de trazer inovação no transporte de carga.

Eles podem ser usados, por exemplo, para coletar a assinatura do cliente final, no momento da entrega. Essa assinatura já fica registrada online, possibilitando o encerramento mais ágil do serviço para que um novo possa ser colocado na fila de entrega.

Outra opção é usar o aplicativo da Truckpad para transportadoras, onde você pode, por exemplo, encontrar caminhoneiros para fazer algum trabalho para a sua transportadora ou encontrar uma carga de retorno, para que os seus veículos nunca circulem vazios de volta ao armazém.

Ou seja, eles servem tanto para quem procura ferramentas que auxiliem na gestão dos processos, quanto para servir como mais uma opção para o setor comercial da sua empresa.

5. Crie estratégias de integração com o cliente

Se a sua transportadora tem contratos fixos com clientes grandes, pode ser uma boa ideia de inovação no transporte de carga a integração do seu sistema de gestão com o e-commerce do cliente.

Essa medida serve para que você receba automaticamente todos os pedidos que forem feitos no site da marca do cliente, podendo, assim, agilizar a separação da mercadoria no armazém, reduzindo o tempo da entrega. Além disso, essa integração também permite ao cliente acompanhar remotamente em que pé está cada pedido feito no seu site, com relação às entregas.

Já se o estoque do cliente não fica na sua empresa, essa integração pode funcionar para que você tenha condições de antecipar os processos necessários à entrega e para fazer um cross-docking.

O cross-docking é um processo em que os produtos são recebidos pelo transportador e já seguem direto para os veículos que irão distribuí-los, reduzindo o seu percurso no armazém da empresa.

Esse exemplo de inovação na logística faz com que as encomendas cheguem mais rapidamente às mãos dos consumidores finais, melhorando a reputação do seu cliente e, por consequência, fortalecendo os vínculos do cliente com a sua transportadora. Ou seja, todos ganham!

Conclusão

Trabalhar em uma transportadora orientada para a inovação no transporte de carga significa adotar um processo de melhoria contínua. Porém, os resultados certamente aparecem.

O controle de perto das atividades através de softwares e integrações de dados permitem que você otimize os resultados da empresa em setores onde anteriormente os gargalos podiam até mesmo estarem ocultos.

E, com resultados melhores, não só a empresa se torna mais competitiva, como se posiciona melhor no mercado e garante uma boa reputação com os clientes.