Transporte de carga: conheça as melhores práticas
Gerir uma empresa de transporte de carga é uma atividade complexa. Existem diversos fatores que influenciam tanto nos custos da sua transportadora quanto na sua capacidade de escalar o trabalho oferecido.
Porém, atentando para as boas práticas do ramo é possível se manter atualizado sobre os processos ideais a serem seguidos. Além de garantir uma boa reputação e rentabilidade para o seu negócio.
Por isso, no artigo de hoje trazemos 11 práticas a serem seguidas na sua transportadora para conduzir a sua empresa ao sucesso. Acompanhe no texto!
Por que fazer uma boa gestão do transporte de carga?
Não basta conseguir novos clientes e serviços para multiplicar o seu lucro: isso será pouco efetivo caso a sua transportadora esteja gastando seus recursos da maneira errada.
É nesse momento que uma boa gestão do transporte rodoviário de cargas faz a diferença: ela otimiza as suas operações, permitindo que você atenda mais clientes, ganhe mais dinheiro, tenha menos problemas com os clientes, aplique o seu caixa da maneira correta e ainda veja ganhos na reputação da sua empresa.
11 boas práticas do transporte de cargas rodoviário
1. Estabeleça uma avaliação criteriosa dos motoristas
O motorista e o caminhão são dois dos elementos centrais na atividade de transporte rodoviário de cargas. Por isso, antes de agregar um caminhão à sua frota ou usar um aplicativo de frete para conseguir atender a uma maior demanda, é importante conferir se o perfil de ambos faz sentido para a sua empresa.
Sobre o veículo, veja se ele está com a documentação em dia (afinal, você não quer se dar o luxo de perder uma entrega no meio do caminho por isso, não é?), se está em bom funcionamento e, claro, se é um tipo de caminhão que faz sentido pras necessidades dos seus clientes.
Já sobre o motorista, consulte a sua documentação, sua experiência e o seu histórico na direção para evitar gastos indesejáveis por uma conduta irresponsável na direção.
2. Não economize com tecnologia
Para manter um controle próximo das finanças da sua empresa de transporte de cargas, além de reunir dados que permitam otimizar as operações, será necessário modernizar os equipamentos e processos.
Bons exemplos de tecnologias usadas no transporte de cargas no Brasil são os sistemas de rastreamento de veículos, softwares de controle de armazenagem das mercadorias no galpão, app de fretes para conseguir motoristas rapidamente e software de controle do abastecimento da frota.
Empregar esses recursos, assim como tantos outros disponíveis, pode ajudar na redução de erros, na ampliação da margem de lucros e a dar mais agilidade à operação.
3. Mantenha-se atualizado
Quantos dias úteis um cliente leva para pagar o serviço após receber a entrega? Existem novos pedágios sendo instaurados nas rodovias pelas quais a sua transportadora costuma trafegar? O cenário atual do país está levando a uma alta no valor do combustível?
Para quem trabalha com transporte de carga, saber de informações como essas previamente é uma vantagem competitiva. Por isso, é importante treinar a sua equipe para ter sempre à mão todas as informações que podem afetar o seu negócio, tanto na parte financeira quanto na parte logística.
Essa conduta permite também que você possa comunicar atrasos, custos extras ou qualquer tipo de problema para o seu cliente previamente, de forma que não prejudique a entrega.
4. Coordene os tipos de carga com os tipos de caminhão
Existem mercadorias que exigem modelos específicos de caminhão para serem transportadas em segurança. Por isso, é importante ter certeza de que esse tipo de veículo está disponível para fazer o transporte de carga antes de fechar o contrato com o cliente. Não vale a pena arriscar: transportar cargas em veículos inapropriados pode causar sérios danos à mercadoria.
Além disso, outra boa medida é acompanhar a demanda da sua transportadora para ver se a sua frota está de acordo com as necessidades dos seus clientes.
5. Tenha um olhar holístico para a sua atividade
O transporte de carga não é apenas o momento do motorista entrar no caminhão e cair na estrada. É importante avaliar todas as etapas de trabalho da sua transportadora, incluindo o pré e o pós venda. Assim, é possível reunir dados que alimentem os processos da empresa e fortaleçam a tomada de decisões.
Quer um exemplo? É importante se valer de números para avaliar a sazonalidade das demandas, de forma que você saiba quando é necessário ter mais caminhões à sua disposição.
6. Trabalhe com prazos reais
Entregas atrasadas são um dos piores erros do transporte de cargas. Eles prejudicam tanto a sua reputação com os clientes quanto os seus negócios. Pois, provavelmente eles vão pensar duas vezes antes de passar um novo trabalho para a sua empresa.
Para evitar problemas desse tipo, é importante garantir que o seu prazo seja factível e que você irá trabalhar para mantê-lo. Ou seja, tenha uma margem de segurança, passe o prazo de acordo com a rota a ser percorrida e não conte com o deslocamento na velocidade máxima durante todo o percurso.
Além disso, é importante calcular um tempo para pedágios e fiscalizações da Polícia Rodoviária Federal. Por fim,outra atitude fundamental é monitorar o caminho em tempo real, para avisar o motorista no caso de batidas ou engarrafamentos que exijam uma correção de rota para manter o prazo acordado.
7. Respeite os limites de cada veículo
Cada veículo tem uma capacidade para o transporte de carga. Antes de fechar qualquer serviço, é importante verificar esse limite, afinal, colocar peso além do indicado no baú significa que a suspensão do caminhão não irá dar conta de amortecer os impactos do caminho, podendo danificar a carga.
Ainda no quesito peso, transportar cargas significa estar sempre em um equilíbrio entre capacidade de carga em quilogramas e volume disponível para ser ocupado, de forma que o caminhão seja ocupado da melhor forma possível, deixando o frete fique mais barato.
Por isso, o ideal é sempre misturar no baú itens grandes, porém leves com itens menores e mais pesados. Assim, não fica espaço vago e nem peso vazio a ser carregado.
8. Tenha um seguro para a sua carga
Imagine um acidente na estrada que danifique uma carga preciosa para o seu cliente. Certamente será um baque para o caixa da sua transportadora se você precisar indenizar os clientes pela carga danificada sempre que isso acontecer, por mais raro que seja.
Uma prática fundamental é a sua empresa trabalhar com seguros para as cargas. Escolha uma seguradora grande e bem estabelecida no mercado, e faça apólices que cubram sempre um valor igual ou superior ao da carga transportada. Assim, você investe um pequeno valor em troca da proteção do seu patrimônio.
9. Otimize os seus custos de combustível
Uma das formas de baixar os custos da sua empresa com o transporte de carga é reduzindo gastos excessivos da sua frota com abastecimento. Dessa forma, a transportadora ganha também competitividade no mercado, já que pode praticar um preço mais baixo sem ter perdas na qualidade.
Para saber como reduzir o consumo de combustível da sua frota, veja o post que fizemos com várias dicas sobre esse assunto.
10. Tenha atenção ao acondicionamento de mercadorias
Assim como mercadorias especiais pedem por veículos especiais, cada tipo de carga também exige uma maneira própria de acondicionamento. Respeitar essas necessidades evita danos ou impede que a mercadoria perecível estrague durante o transporte.
Por isso, alguns cuidados precisam ser tomados, como atentar se a embalagem ideal está sendo usada, conferir se ela suporta o peso do item a ser carregado, posicionar os itens frágeis por cima e calcular também o peso das embalagens no cálculo do frete.
11. Esteja sempre em dia com as burocracias
Com certeza a sua transportadora não deseja perder dinheiro com multas. Imprevistos acontecem no transporte de cargas, é claro, mas a melhor maneira de evitá-los é estando sempre com qualquer burocracia em dia.
Por isso, tenha um calendário para controlar as licenças da empresa, pagamento de impostos, documentações dos veículos e dos motoristas. As manutenções dos veículos também devem ser monitoradas, para evitar que eles deem defeitos na estrada, como apresentar problemas no frio, falta de óleo ou uma lanterna que não se acende.